Saber como lidar com objeções em vendas é fundamental para vendedores

Vender é persuadir, chegar a um objetivo comum em que a solução oferecida pelo profissional de vendas fica clara para o comprador (que reconhece os benefícios que podem advir e considera o preço justo por tais benefícios). Mas muitos vendedores não sabem muito bem como lidar com objeções em vendas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Isso acontece porque alguns profissionais da área comercial ainda tentam empurrar a venda, em vez de atrair uma compra.

A diferença é muito grande e se baseia em encarar o comprador não como um adversário, um oponente a quem é preciso vencer na negociação. Em essência,  ele deve ser visto como uma pessoa a quem você quer ajudar a resolver um problema, seja na empresa em que trabalha, seja em sua vida pessoal.

E sabe qual é a solução ideal para esse problema do comprador? O produto ou serviço que você está vendendo! Mas isso só funciona se for realmente verdade. Por isso, é preciso se antecipar ao momento da compra, estudar o cliente, sua empresa, suas necessidades e levar a solução na medida certa.

objeções em vendas

Sempre há objeções em vendas, é preciso contornar com sutileza

E caso durante a visita de prospecção o vendedor perceba que sua solução precisa ser adaptada a outro produto ou serviço de seu portfólio, ou se o cliente apresentar objeções de vendas, é preciso saber lidar com isso, contornando e superando objeções em vendas com naturalidade e desenvoltura.

Para que isso aconteça de forma bastante eficiente, existem algumas técnicas que o vendedor pode usar durante a visita e que funcionam de forma surpreendente. Confira a seguir nossas dicas de como lidar com objeções em vendas.

Antes de continuar a leitura…

Existem diversas formas de melhorar sua performance em vendas. Baixe nosso e-book: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas e aprenda:

  •  porque é importante o relacionamento na experiência de compra do cliente;
  •  qual é o papel do processo de vendas no relacionamento com o cliente;
  • como obter sucesso nas vendas com um sistema de CRM.

Como lidar com objeções em vendas e fechar mais negócios

A primeira coisa que um bom vendedor deve ter em mente é que objeções em vendas são sinais positivos.

Via de regra, eles significam que o cliente demonstrou interesse pelo produto, e deseja entender, de forma detalhada, como ele pode ajudar a solucionar um problema. Por isso, faz muitas perguntas.

E perguntas são a matéria-prima básica de uma boa negociação. Das perguntas, se extraem todas as informações e dicas necessárias para se contornar objeções em vendas e desenhar o caminho ideal, rumo ao fechamento do negócio.

Para estar apto para responder adequadamente as perguntas e as dúvidas do cliente, insistimos: o vendedor precisa fazer a lição de casa. Para isso, é imprescindível:

  • conhecer seus produtos e serviços de cor e salteado;
  • entender o propósito da empresa;
  • estudar a personalidade do cliente;
  • dominar o comportamento dos concorrentes;
  • conhecer o mercado;
  • entender como sanar as as necessidades do consumidor a fundo!

Mas vamos às dicas de como lidar com objeções em vendas:

1. Registre tudo sobre seu cliente

Um bom sistema de CRM pode ajudar muito nessa hora. Cada conversa, cada encontro, objeção anterior, elogio ou crítica, comentários sobre a concorrência ou problemas internos da empresa, tudo isso e muito mais pode ser usado a seu favor na hora de lidar com objeções de vendas.

Esse rico material precisa ser documentado e adequadamente arquivado com segurança de alguma forma prática e usado sempre que necessário!

Datas de e-mails e reuniões, detalhes das conversas, até preferência e gostos pessoais do comprador, tudo é válido! E se esse sistema de gerenciamento comercial puder ser usado online, em tempo real e em dispositivos móveis, aí ficou perfeito!

Quer buscar alternativas para ter as informações sobre seus clientes sempre à mão? Confira esta postagem de nosso blog: Não perca o controle, use a planilha de controle de clientes.

Aliás, sua empresa já tem um sistema de CRM para gerenciar clientes e armazenar dados? Não? Então você precisa conhecer o Agendor, nossa ferramenta de CRM simples e completa.

Aproveite o ensejo e parta para a prática com o teste gratuito do Agendor! São 14 dias para experimentar todas as funcionalidades da nossa plataforma. Quer mais confiança sobre o processo comercial? Um time mais independente? Uma base de conhecimento centralizada e atualizada? Então você precisa do Agendor! Preencha o formulário e comece a usar agora mesmo!

2. Ouça mais, fale menos

Sabe aquele velho estereótipo do vendedor “bom de lábia”, que fala “pelos cotovelos” e quer criar uma intimidade forçada com o comprador? Por favor: esqueça!

Uma coisa é saber usar uma boa técnica de rapport e quebrar o gelo logo no início da reunião. Outra é ser “um mala”.

Quanto mais você ouvir, mais vai saber sobre o cliente e poderá lidar com as objeções em vendas com muito mais facilidade. Além disso, quando um cliente está falando muito é porque está se sentindo à vontade, um excelente sinal!

objeções em vendas

Não encare o comprador como adversário quando ele apresentar objeções em vendas

3. Não empurre a venda, atraia um bom negócio

Nada pior que o vendedor que aparece como o “dono da verdade”, o cara que sabe exatamente o que o cliente precisa. Não é assim que se deve agir.

O correto é ir mostrando as vantagens e os benefícios que a solução oferecida pode trazer para sua empresa e, caso ele apresente objeções, saber contorná-las exatamente mostrando como as coisas serão melhores depois da solução aplicada, pois ela resolve este e aquele problema do cliente.

Assim, com argumentos relevantes, cada vez mais ele se sentirá atraído por fechar o negócio.

4. Nunca “confronte o comprador”

Se o comprador apresentar uma objeção, nunca diga: – Não é isso! Como dissemos antes: ouça atentamente, mostre com a linguagem corporal, acenando positivamente com a cabeça, por exemplo, que o está ouvindo atentamente.

Em seguida, diga algo como: – Entendo seu ponto de vista, mas veja o caso de cliente x,  em que fizemos tal coisa. Essa é uma excelente maneira de como lidar com objeções em vendas: apresentando dados concretos, que podem ser cases de clientes, estatísticas, estudos comprovados, pesquisas e outros.

objeções em vendas

Confrontar o comprador não é uma boa ideia

5. Classifique as objeções

Essa atitude tem dois objetivos. Por um lado, o vendedor terá um histórico dos tipos de soluções empregadas, quais as objeções mais comuns para cada produto ou serviço oferecido, quais as mais usadas por quais tipos e clientes.

Assim, além de poder se preparar melhor antes da reunião, caso perceba que uma objeção está sendo formulada, poderá se lembrar ou mesmo checar em seu sistema de dados (se for online e com mobilidade) as melhores respostas ou as respostas mais indicadas para cada tipo de objeção.

E aí? O que achou das cinco dicas práticas de como lidar com objeções de vendas? Lembre-se de que a experiência de cada vendedor sempre traz outras. Além disso, estudar técnicas de vendas nunca é demais.

Por isso, temos algumas indicações de caminhos para te ajudar a dar continuidade ao aprendizado!

A primeira dica é nossa lista com o TOP 10 artigos sobre vendas que você precisa conhecer. Trata-se de uma potente seleção de conteúdos com informações valiosas para destacar vendedores e times comerciais em um mercado ultraconcorrido. Não dá para perder!

Nossa outra dica é o e-book “Como o Agendor pode ajudar a vencer objeções durante suas negociações“. Nele, você aprende como encarar as objeções de clientes e, de quebra, leva para casa um passo a passo para vencer as objeções de seus clientes com o Agendor! E tem mais: o download é rápido e gratuito!