Perguntas erradas e não conhecer o produto são erros que podem comprometer resultados de vendedores, por isso saiba como treinar uma equipe de vendas.

Uma boa equipe de vendas precisa estar em constante atualização, afinal, as mudanças acontecem com muita frequência quando falamos de negócios.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas precisam agir rapidamente para corresponder às expectativas e conquistar bons resultados. Por isso, é sempre importante ficar atento aos detalhes e corrigir possíveis falhas no processo de venda.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Neste artigo, você vai conferir algumas estratégias de como treinar sua equipe de vendas e evitar os principais erros de vendas. Boa leitura!

Realize dinâmicas de grupo para entrosar os vendedores e transmitir conhecimento

Realize dinâmicas de grupo para entrosar os vendedores e transmitir conhecimento

Como treinar uma equipe de vendas

1- Realize dinâmicas em equipe

Essa é uma das mais eficazes formas de omo treinar uma equipe de vendas. Fazer perguntas fechadas (com respostas “sim” ou “não”) ou não argumentar depois da primeira recusa do cliente são alguns erros comuns.

Durante os treinamentos, estimule o raciocínio rápido da equipe realizando dinâmicas entre eles, mostrando uma abordagem eficaz e também apresentando quais são as perguntas básicas que podem ser feitas aos clientes.

Aproveite para conferir 4 exemplos de dinâmicas de motivação no trabalho, que você pode fazer com seu time de vendas!

Uma boa alternativa de como treinar vendedores é oferecer treinamentos focados em técnicas de persuasão. Sugerimos a leitura do livro “As armas da persuasão”, de Robert Cialdini.

Na obra, o renomado psicólogo americano traz um estudo sobre a persuasão e aponta quais os fatores que ajudam a aumentar a influência no momento de fechar uma venda ou até mesmo durante o dia a dia.

"As armas da persuasão", de Robert Cialdini

“As armas da persuasão”, de Robert Cialdini

Saiba como escolher o treinamento de vendas ideal para as necessidades do seu time!

2- Mostre a importância de organizar o tempo

O mês está acabando e o vendedor ainda não conseguiu bater a meta? É nesse momento que bate o desespero e ele tenta fechar a venda a todo custo, muitas vezes forçando a barra com o cliente.

Nesse caso, você pode iniciar um treinamento da equipe comercial sobre a organização do tempo, explicando que o ideal é o profissional se programar para prospectar bastante no início da meta para não correr o risco de fechar o mês no vermelho.

Existem até mesmo cursos que ajudam o profissional a organizar o tempo. O Senac, por exemplo, oferece o curso de Gerenciamento do Tempo.

Vale também o gestor ressaltar para a equipe que é preferível respeitar o tempo do fechamento de uma venda do que perder de vez o cliente.

Mostre a importância de organizar o tempo!

Gerenciamento de tempo é fundamental para todo vendedor

3- Faça workshops

Promover workshops para mostrar as novidades do seus produtos é quase uma obrigação. O que você não deve esquecer também é de apresentar informações sobre a concorrência, já que o cliente com certeza estará muito bem informado sobre as opções que possui.

Realize pesquisas sobre o mercado, faça contatos e estude tudo o que está acontecendo no seu segmento.

Mas existem também outras formas de como treinar uma equipe de vendas. Uma opção é usar os chamados “clientes ocultos”, uma pessoa que estará em contato com a concorrência, observando como acontece o processo de venda e as características do produto.

Dessa forma, além de preparar melhor sua equipe, você também poderá avaliar possíveis melhorias para o seu produto.

Já conhece a websérie que criamos, “Relacionamento com clientes“? Então confira agora e aprenda técnicas de vendas e relacionamento se divertindo!

4- Melhore a comunicação escrita e verbal

Não há como treinar uma equipe de vendas sem focar em técnicas de comunicação.

Afinal, durante o processo de vendas, boa parte das conversas podem acontecer por e-mail ou até mesmo por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

Cometer muitos erros de gramática pode impactar na credibilidade do vendedor. Além disso, utilizar o português de forma incorreta durante as conversas também pode causar uma má impressão com os clientes.

Para evitar esse problema, sempre compartilhe dicas de português com sua equipe. Uma sugestão é o levantamento realizado pela revista Exame, que aponta os 100 erros de português mais comuns no mundo corporativo.

Também procure deixar dicionários à disposição e estimule a leitura criando uma minibiblioteca no escritório, onde cada vendedor poderá deixar e pegar um livro emprestado.

A comunicação com a sua equipe de vendas é fundamental para manter os processos sempre alinhados e a produtividade lá em cima. Invista em treinamentos e feedbacks e esteja sempre aberto a ouvir sugestões.

E aí, já sabe qual a melhor maneira de treinar uma equipe de vendas?

Se você quiser usar algumas apresentações prontas para ter como treinar sua equipe de vendas, baixe estes slides e use a vontade: