Com qualidade de vida no ambiente de trabalho sua equipe entrega mais resultados

Seus colaboradores têm conseguido render como esperado?

Se a resposta for negativa, é natural que o rendimento precise ser aperfeiçoado.

Por outro lado, você já parou para pensar que, mesmo com as metas batidas e com os objetivos atingidos, seus resultados poderiam ser ainda melhores, elevando o patamar da sua empresa?

Independentemente do atual desempenho dos seus funcionários, aumentar a produtividade é sempre importante.

E a qualidade de vida no trabalho pode ser decisiva para isso.

Afinal, o que é qualidade de vida no trabalho?

Por muitos anos, o sucesso de uma empresa estava associado à sua capacidade de produção. Atualmente, discute-se não somente a qualidade dos produtos e serviços das organizações, mas também a qualidade de vida dos seus funcionários. 

Infelizmente, começamos a lidar com esse termo mais recentemente. Uma geração acima da sua, leitor, com certeza não imaginaria ler “qualidade de vida” e “trabalho” na mesma frase.

Contudo, falar sobre isso deve ser uma prioridade. Este é um discurso que deve estar presente no planejamento de sócios e dos gestores para liderar e desenvolver seus colaboradores.

Qualidade de vida no trabalho é o bem-estar físico, mental e econômico de um funcionário dentro de uma organização. São estes três pilares que definirão seu nível de satisfação e, inclusive, seu índice de comprometimento e produtividade.

Por isso, o assunto tem se tornado cada vez mais relevante dentro das companhias e é digno de muitos estudos e pesquisas.

Segundo uma pesquisa da Sodexo, apenas 54% dos brasileiros se sentem satisfeitos com seu trabalho. Além disso, 9 em cada 10 brasileiros apresentam sinais de ansiedade por conta do trabalho, de acordo com a Stress Management Association.

Portanto, diante destes dados, fica quase impossível imaginar a motivação, felicidade e engajamento dos colaboradores em suas funções. Desse modo, além da empresa não alcançar seus objetivos e seus membros não evoluírem profissionalmente, a falta de qualidade de vida no trabalho traz as seguintes desvantagens:

  • aumenta o índice de turnover;
  • prejudica o clima organizacional;
  • afeta a saúde mental dos colaboradores;
  • gera procrastinação;
  • acarreta no absenteísmo;
  • diminui a integração de equipes.

Esta é uma pauta tão importante que, atualmente, existem leis que garantem, principalmente, a segurança física dos funcionários em seu local de trabalho. Afinal, não se deve ignorar possíveis acidentes físicos nas empresas.

Claro que existem alguns segmentos que precisam se atentar mais a isso do que outros. Uma empresa de construção civil precisa redobrar a atenção em relação à integridade física de seus funcionários, diferentemente de uma empresa de software, por exemplo, já que os riscos de acidente são muito maiores.

Ademais, existem outros fatores que contribuem para a qualidade de vida no trabalho. Ter um plano de carreira bem definido dentro da organização é um deles. Se não há perspectiva de crescimento, como esperar que um funcionário se sinta empolgado e satisfeito em seu momento profissional? 

Todas as pessoas têm sonhos que desejam conquistar e, na maioria das vezes, o dinheiro contribui para isso. Já que o dinheiro está diretamente ligado ao trabalho para a grande maioria dos brasileiros, sem um plano de crescimento, não há como alinhar as suas metas pessoais aos objetivos da empresa.

Uma consequência disso, é a desmotivação e insatisfação dos empregados, o que também está relacionado à sua qualidade de vida no trabalho.

Leia também: Segurança psicológica: como construir essa cultura e por que ela leva a melhores resultados?

Qual é a importância da qualidade de vida no trabalho?

Todos nós sabemos que para ter saúde em suas atividades, as empresas precisam vender para seus clientes. No entanto, para isso, é preciso dar um passo para trás e olhar para seus clientes internos: os colaboradores. Essa é uma premissa básica!

Sem seu time, nenhuma organização consegue exercer suas atividades. Por isso, é preciso garantir que seus membros tenham o apoio necessário para desempenhar suas funções da maneira mais saudável possível.

Como vimos no tópico anterior, a ausência de qualidade de vida no trabalho traz problemas para todos os envolvidos, desde os colaboradores e a empresa, e até mesmo dentro da família dessas pessoas.

E isso nos leva a um fato: a importância da qualidade de vida no trabalho é enorme, porque possui grande relevância para o sucesso de uma organização.

Por isso, é crucial investir em programas de QVT (qualidade de vida no trabalho), para que se possa equilibrar o bem-estar dos colaboradores, com o crescimento da empresa. Isso não consiste em oferecer um ambiente divertido e desafiador apenas. É preciso haver planos de saúde e de benefícios que façam sentido para os empregados.

Não basta colocar uma mesa de pebolim no escritório e se esquecer de oferecer um vale alimentação justo, por exemplo. 

Garantindo seu bem-estar físico, mental e econômico, o funcionário reconhece o esforço da companhia em mantê-lo saudável e competente para se desenvolver profissionalmente. Isso gera gratidão, comprometimento, motivação e engajamento.

Veja mais benefícios da qualidade de vida no trabalho:

  • aumenta a produtividade;
  • os colaboradores se sentem mais entusiasmados para alcançar os objetivos da empresa;
  • melhora a comunicação entre setores;
  • reduz o turnover e o absenteísmo;
  • preserva a saúde dos colaboradores;
  • torna os profissionais mais resilientes;
  • promove hábitos mais saudáveis;
  • agrega valor à imagem da empresa.

Se você, gestor, identificou que algo pode ser melhorado em seu ambiente profissional, pode começar a promover uma melhor qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores com 3 dicas básicas:

Aprimore seu relacionamento com a equipe

Já parou para avaliar se você e sua equipe possuem um bom relacionamento? Isso pode ser um dos principais fatores de frustrações e insatisfações no ambiente de trabalho. 

Aquela relação de superioridade dos líderes sobre seus liderados está ficando para trás, uma vez que esse tipo de dinâmica traz mais desvantagens do que vantagens.

Procure se comunicar mais com cada membro do seu time e entender o momento de cada um. Às vezes, uma simples conversa amigável pode mudar totalmente o clima organizacional.

Invista em treinamentos e capacitações 

Como mencionamos anteriormente, os colaboradores almejam seu crescimento profissional. Por isso, uma boa maneira de estimulá-los e mantê-los engajados para conquistar seus propósitos, é desenvolvê-los

Assim, seu time sentirá que a empresa está investindo em seus membros e contribuirá ainda mais para o atingimento das metas.

Ofereça benefícios relevantes

Repito: Não basta colocar uma mesa de pebolim no escritório e se esquecer de oferecer um vale alimentação justo.

Ter um escritório super diferenciado não traz garantias de resultado, mas colaboradores satisfeitos e engajados, sim.

Portanto, seja coerente com o mercado e com a realidade socioeconômica do momento e ofereça os benefícios certos que sua equipe tenha um acesso adequado à saúde, alimentação e transporte. Isso é básico.

Qualidade de vida no ambiente de trabalho para turbinar vendas

Sua equipe de vendas deve, constantemente, contar com suporte, incentivos e recursos para ser cada vez mais eficiente.

É um processo cíclico que evita a acomodação, a insatisfação e a aquisição de hábitos improdutivos com o tempo.

Por isso, no artigo de hoje, preparamos 5 boas práticas de qualidade de vida no ambiente de trabalho a serem seguidas para fazer sua equipe de vendas produzir, se motivar e vender mais.

5 dicas de qualidade de vida no ambiente de trabalho para melhorar as vendas

Além das dicas anteriores, separamos mais 5 aplicadas diretamente ao time de vendas. Confira!

1. Compartilhe a relevância das suas metas

Trabalhar com metas possíveis de alcançar é fundamental para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Isso pode não ser uma novidade para você e seus vendedores, mas a questão é: eles sabem a importância que esses objetivos possuem para suas atividades diárias e o futuro da empresa?

Por isso tanto se fala em compartilhar metas e deixar a visão e missão bem claras, afinal, é relevante que o seu time de vendas entenda como a contribuição deles vai interferir nos resultados globais da companhia.

Ao compreenderem que a produtividade de cada um tem papel decisivo, certamente se sentirão mais motivados para exercer o trabalho.

Confira nosso mais novo ebook sobre indicadores de desempenho para o time de Vendas e como mensurá-los! Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito.

2. Ouça as sugestões do seu time de vendas

Um dos passos mais importantes para aumentar a produtividade é ouvir as ideias de quem justamente você espera melhorar o desempenho.

E saber que está sendo valorizado e ouvido já melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Se os seus vendedores têm algum problema ou sugestões para melhorar os rendimentos ou a dinâmica do escritório, considere o que eles têm a dizer.

A participação deles é importante para gerar melhorias nos processos, caso você acate as demandas, integração e, principalmente, motivação — uma vez que eles percebem que as suas ideias são valorizadas pela empresa.

Você também pode gostar de outros dois materiais relacionados a esse tema:

Não sabe como acompanhar a produtividade de seus vendedores? Então baixe agora nossa Planilha de Produtividade em Vendas.

BAIXAR PLANILHA

3. Premie os vendedores mais produtivos

O reconhecimento certamente é um dos principais fatores de incentivo para um profissional que precisa render mais.

É frustrante para um vendedor que se empenha não se sentir prestigiado, ao menos com um “muito obrigado” ou um feedback construtivo.

Desse modo, é importante fazer com que ele note que, com as metas batidas, haverá uma recompensa alinhada aos seus esforços.

Você pode trabalhar com diversos prêmios, como promoções, viagens, comissões, descontos em serviços etc.

4. Treine o seu pessoal constantemente

Se você projeta um melhor desempenho para sua equipe de vendas, então eles precisam renovar sua preparação periodicamente.

Sem capacitação para realizar suas tarefas, não há como haver qualidade de vida no ambiente de trabalho.

É fundamental colocá-los em cursos e treinamentos para que possam renovar ou adquirir novas habilidades, como criatividade, marketing pessoal e empreendedorismo; bem como aprender a trabalhar com novas ferramentas, como softwares de gerenciamento comercial e de projetos, promovendo assim, a alta performance em vendas

Vendedores estagnados não aprimoram sua produtividade e, pior, têm dificuldades em aumentar seus resultados.

5. Incentive a prática de atividades físicas

Ao ver o título desse tópico você pode até tê-lo estranhado por ser um tanto quanto diferente dos demais, não é verdade?

Pois é. Queremos colocar em foco o problema sedentarismo.

De acordo com matéria da Exame, o sedentarismo custa ao mundo US$ 67,5 bi por ano. Imagine quanto está custando a sua empresa?

A falta de atividades físicas é uma situação que afeta a produtividade dos seus colaboradores no trabalho.

Para evitar isso, você pode fechar parcerias com academias ou incentivar a prática de alguns exercícios antes do expediente ou após o almoço.

Com certeza isso melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Uma equipe preparada fisicamente, além de ser mais saudável, possui mais emoções positivas, qualidade de vida e disposição para entregar resultados melhores.

Leia mais sobre o tema no artigo: Investir na qualidade de vida da equipe melhora a produtividade

É interessante avaliar os diversos meios para aumentar a produtividade do seu time de vendas.

Com atitudes que geram qualidade de vida no ambiente de trabalho, integração, reconhecimento, premiações, treinamentos e condicionamento físico, você pode trabalhar a motivação da sua equipe sob diversas perspectivas.

Basta conhecer bem seus vendedores, monitorar seu desempenho e entender, junto deles, seus problemas e de que forma eles poderão render mais e melhor. Portanto, é necessário traçar um bom diagnóstico e analisar os resultados. 

Para isso, você pode começar a acompanhar o desempenho do seu time baixando nossa planilha gratuita: Planilha de avaliação de desempenho de vendedores em Excel GRÁTIS!