Conheça as 10 atitudes do líder para manter em alta a motivação de equipes com ações simples de implementar e com grandes resultados

Para trabalhar a motivação de equipes é preciso levar em conta diversos fatores. Várias teorias foram escritas sobre o assunto, mas a principal lição que tiramos delas é que é preciso entender as verdadeiras motivações pessoais de cada indivíduo.

Conforme as necessidades que o membro de sua equipe tem, conforme os sonhos e desejos que ele almeja, diferentes modelos de motivação para equipes devem ser empregados.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

É preciso entender que algumas dessas necessidades, como a necessidade de se alimentar ou de se abrigar do frio, e ainda a necessidade de ter equipamentos de trabalho e instalações adequadas, não são fatores que ajudam na motivação de equipes, mas apenas permitem que se inicie um trabalho de motivação.

Isto é: sem atender às necessidades básicas de seu time, não haverá como motivar sua equipe.

Ambiente seguro, boa iluminação e higiene, equipamentos, treinamento e liderança adequada, além de um mínimo de conforto, saúde e alimentação em relação à sua casa e sua família são o mínimo que o colaborador espera para poder começar a se motivar.

Esta é a etapa zero da motivação para equipes: oferecer uma plataforma de apoio onde o funcionário se sinta à vontade. A verdadeira motivação em equipe vem dos ganhos que ultrapassam este mínimo aceitável.

Para se aprofundar mais neste assunto e conhecer as 3 principais teorias da motivação de grupos, leia esta postagem: Como conseguir muito mais motivação no ambiente de trabalho

Veja agora algumas técnicas e ações práticas que você pode usar para a motivação de equipes em sua empresa. São iniciativas ágeis que você mesmo pode implementar. O importante, como dissemos, é estar atento a quais necessidades da equipe estas ações estão suprindo e em que grau isso a motiva.

10 ideias para motivação de equipes de venda

motivação de equipes

É preciso entender os desejos e necessidades da equipe para conseguir motivá-la.

1. Esteja presente e mostre seu apoio e interesse

Cumprimentar todo mundo com um educado e (por que não?) caloroso bom dia (sem cinismo) já é um ótimo passo. Mas reserve um momento do dia para visitar cada equipe, perguntar como estão, se precisam de algum auxílio ou orientação. É evidente que se esta atitude for “da boca para fora”, de nada vai valer. Mas ao se sentir prestigiada e apoiada, a equipe tende a se motivar.

2. Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa

Saber aonde a empresa quer chegar é muito importante. Mais ainda é saber como a alta direção planejou tudo isso, quais as estratégias e táticas envolvidas. E neste contexto, onde entra o papel do colaborador, qual sua importância nisso tudo? Ao perceber que seu desempenho é tão importante e valorizado quanto o de qualquer outro, o funcionário tende a se achar reconhecido, aumentando sua motivação.

3. Integre diferentes equipes

O sentimento de que “todos estamos no mesmo barco” é muito saudável e, com certeza, fator de união e motivação de equipes. Promova reuniões em que cada equipe, mesmo de outros setores e principalmente do marketing, exponham suas dificuldades do dia a dia para as equipes de vendas e vice-versa. Se acontecer um diálogo agradável e um sentimento de empatia se estabelecer, os resultados serão extremamente motivadores.

4. Valorize as ideias e iniciativas dos colaboradores

motivação de equipes

Motive sua equipe ouvindo atentamente suas ideias e sugestões.

Muitas pessoas se sentem motivadas com desafios, outras buscam reconhecimento. Para ambas, saber que suas opiniões e sugestões são ao menos ouvidas com atenção já é um importante passo para a motivação de equipes. Uma maneira de conseguir isso é a famosa caixa de sugestões, mas um concurso pedindo ideias para solucionar um problema específico da empresa, com um prêmio interessante, terá efeitos motivacionais na equipe muito mais acentuados.

5. Ofereça benefícios na forma de parcerias

É muito comum que grandes empresas ofereçam descontos para que seus funcionários usem academias, escolas de inglês, restaurantes e até cinemas. Mas esta prática não é exclusiva das grandes corporações. Qualquer empresa pode entrar em contato com outras e propor este tipo de parceria. Experimente e veja os resultados na motivação de suas esquipes!

6. Defina metas claras

Você quer uma equipe motivada para que ela atinja resultados de forma eficaz, correto? Nada mais justo que estabelecer com clareza essas metas. Melhor ainda seria fazer com que todos entendessem como estas metas contribuem para os resultados globais da empresa.

7. Reconheça aqueles que se destacam

É preciso ter tato e cuidado nesse momento, dependendo do estilo da equipe este reconhecimento talvez seja mais bem aproveitado se feito em particular. Mas se você perceber que é um consenso no grupo, faça os elogios em público, sem esquecer de mencionar a colaboração dos demais.

8. Inspire pelo exemplo

Um excelente método para a motivação de equipes é fazer o que se diz. Um líder que mostra que mais que dar ordens ou orientações ele também segue à risca tudo que pede é muito mais valorizado pelo time, que se sente motivado e inspirado a seguir seu exemplo.

9. Retorne sempre um feedback

Mesmo quando negativo (e se não for feito em caráter de cobrança) um retorno sobre os resultados da equipe sempre é benéfico. Nada pior para o time que não sabe se o rumo  tomado está dando os resultados esperados. Tanto individualmente como em grupo é muito importante dar o feedback a seus funcionários, elogiando nos acertos e cumprimento de metas, orientando nos erros e nos resultados abaixo do esperado.

10. Celebre as vitórias!

motivação da equipe

Festejar as conquistas motiva seu time de vendas!

Não é preciso dar grandes festas a todo momento. Basta ser proporcional ao retorno conseguido. Ao atingir as metas de um grande projeto, nada mais justo que sair para comemorar ou mesmo organizar uma pequena reunião na própria empresa. Festas de final de ano também podem ser usadas para relembrar esses momentos. Mas uma festinha por um motivo especial sempre ajudará muito na motivação das equipes!

Em resumo, são 10 as atitudes que devem ser sempre cultivadas pelo líder para manter a motivação de equipes:

  1. Esteja
  2. Mostre
  3. Integre
  4. Valorize
  5. Ofereça
  6. Defina
  7. Reconheça
  8. Inspire
  9. Retorne
  10. Celebre

Para saber mais sobre o papel do líder no gerenciamento da força de vendas, baixe nosso e-book: Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas.