Não conhece o termo smarketing? Então confira agora mesmo do que se trata!

Você já pensou que uma simples mudança de comportamento das suas equipes de marketing e vendas pode alavancar seus resultados?

Muitas empresas têm pensado e discutido sobre isso, e é por esse motivo que o smarketing tem se destacado como principal estratégia para gerar receitas.

Smarketing é uma tendência que se fortalece a cada dia mais nas empresas.

Smarketing é uma tendência que se fortalece a cada dia mais nas empresas.

Smarketing, o conceito

Na metodologia inbound, existe uma fase na qual transformamos leads em clientes, correto? Leads são captados e nutridos pelo marketing, até o momento em que a equipe de vendas entra em ação para fechar o negócio e transformar esses leads em clientes.

Isso significa que o fechamento da venda é uma continuidade do trabalho do marketing, concorda?

Então por que será que marketing e vendas vivem discutindo sobre qual é a atividade mais importante? Quem traz resultados, afinal, marketing ou vendas? Ou ambos?

É com base nesse entendimento – de que marketing e vendas devem trabalhar de maneira alinhada – que os CEOs da Hubspot cunharam o termo Smarketing, que é a junção das palavras Sales (vendas) e Marketing.

Essa metodologia de trabalho considera que vendas e marketing fazem parte do mesmo time, portanto, devem compartilhar o mesmo entendimento sobre a jornada do consumidor, o funil de vendas e também as personas do negócio, a fim de gerar mais vendas.

Por que investir em smarketing?

Muitas empresas ainda pensam que smarketing é apenas mais um modismo. Na verdade, você pode dar o nome que quiser a essa estratégia, mas isso não muda o fato de que as empresas que estão investindo no alinhamento entre marketing e vendas têm um crescimento anual de 20%.

Mesmo com a crise? Mesmo com a crise.

E o que faz com que esses resultados do smarketing sejam possíveis?

Basicamente, ao adotar o smarketing como cultura na empresa, você otimiza o trabalho do marketing e de vendas, pois promove um entendimento único sobre todo o processo e responsabiliza cada equipe por igual pelos resultados do seu negócio. Veja como:

Alinhamento de marketing e vendas com resultados:

  • Com o smarketing, marketing e vendas trabalham em torno dos mesmos objetivos: gerar receita;
  • Eles também estão focados nas mesmas personas, pois identificam, em conjunto, quem são os clientes ideais e que podem trazer melhores resultados para sua empresa;
  • Ambas equipes falam a mesma linguagem, portanto, comunicam-se melhor;
  • Através de relatórios de circuito fechado, a informação circula entre as equipes, alimentando e realimentando os dados coletados sobre personas e clientes;
  • Embasados em dados reais, e não em previsões, ambas equipes têm maior poder de decisão sobre as estratégias de vendas e marketing a serem adotadas para atingir o público certo, na hora certa, levando a solução mais adequada (o que vai gerar mais vendas).

Por mais que seja um termo recente e uma prática ainda pouco utilizada pelas empresas, o smarketing já apresenta resultados surpreendentes, o que contribui para que essa tendência se fortaleça e venha a fazer parte das estratégias de negócios com muito mais frequência.

E você, já está implementando o smarketing na sua empresa? Veja, a seguir, algumas dicas sobre a importância de alinhar logo suas equipes.

Veja também: As 4 vantagens do Smarketing para sua empresa

Marketing e Vendas: 4 segredos que um time deveria saber sobre o outro

Como dissemos, é comum ver os times de marketing e de vendas de uma empresa batendo cabeça. Isso acontece porque a lógica de um geralmente não é compatível com a do outro.

Ainda assim, faz-se fundamental que essas equipes tenham um mínimo de compatibilidade entre si para que os resultados obtidos pela empresa sejam satisfatórios a todos.

Logo, é importante que cada uma delas conheça melhor o universo da outra. Para isso, vamos revelar alguns segredos de cada equipe. Com isso, a implementação do smarketing trará mais resultados.

A equipe de vendas atua muito na base da intuição

Por mais que se diga que não, o fato é que, para lidar com tantos clientes e ter meios para conseguir êxito na negociação, fica difícil adotar uma técnica. Ela até existe e funciona, mas não em todos os casos.

O bom vendedor é aquele que, além da técnica, usa também a sua intuição para convencer clientes a fechar o negócio. Isso não pode ser visto como uma característica negativa, muito pelo contrário.

Em situações em que a negociação está intrincada e ninguém parece estar em condições de ceder, o ideal é ter um profissional com o jogo de cintura necessário para encontrar uma solução viável e alcançar os objetivos.

Marqueteiros não são tão originais assim

Por mais que um profissional de marketing seja genial, o fato é que para ser bem-sucedido ele precisa andar na linha. Ou seja, não dá para criar coisas muito fora da compreensão das pessoas, porque assim as campanhas não terão o sucesso pretendido e o marketing de resultados não acontecerá como planejado.

Trabalhar com comunicação significa reinventar, de modo a cativar pessoas com coisas que já existem. É diferente do artista, que tem a liberdade de inventar coisas novas com base em sua visão peculiar de mundo.

O trabalho do marketing está muito mais associado a agradar o cliente do que a criar coisas novas.

smarketing de resultados

Smarketing: integrando vendas e marketing com resultados excelentes

Vendedores só pensam em atingir metas

Sejam as mensais, as bimestrais, as trimestrais, as anuais. O que importa para eles são os resultados.

Isso gera possibilidades reais de as equipes de marketing criarem certa implicância em relação aos vendedores quando não oferecem a eles a quantidade de leads mínima para fechar o período. Pode parecer um detalhe, mas para o setor de marketing significa muito.

Marqueteiros constroem ideias, mas não são muito práticos

Assim como os arquitetos, os marqueteiros são responsáveis por construções. Eles reinventam coisas, elaboram soluções, mas não são práticos. Pelo contrário, se dependesse deles, a vida dos vendedores seria muito mais difícil. Isso costuma gerar conflitos com frequência.

Marketing e vendas: promova o smarketing de resultados

Conhecendo o universo da outra equipe, é natural que se crie empatia e assim a relação melhore. Não é porque a equipe de marketing vive em outra dimensão que ela não pode ser útil para a equipe de vendas e vice-versa.

Sendo assim, procure estreitar as relações entre essas duas equipes na sua empresa e colha os frutos de mais vendas e um marketing com resultados excelentes.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é smarketing ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Fale com a gente no espaço dos comentários!