Os momentos ruins vão aparecer na sua vida. Independente do que você faça. Saiba como evitar o stress no trabalho.

Ninguém precisa dizer que começar um negócio é estressante. Por outro lado, muitas outras rotinas também são estressantes. Dificuldades e desafios aparecem várias vezes e, em algumas delas, nos sentimos encurralados.

Mas quando todos os dias viram uma luta psicológica, você precisa saber o momento certo de fazer uma reflexão e pedir ajuda.

Stress no trabalho: o exemplo de Scott Eleser

Para Scott Elser, um empreendedor americano e, co-fundador do Lauchpad, um dos momentos mais difíceis de sua jornada aconteceu em 2013.

A Lauchpad é uma agência de publicidade e mídia americana que trabalha com visão estratégica e ajuda as empresas a terem novas ideias para vencerem seus desafios. Trabalham com criação e, por isso, a correria e estresse é algo rotineiro dentro do escritório.

Ter outras pessoas para se apoiar e dividir o peso da dúvida com você é sempre bom. Principalmente quando você tem co-fundadores. 

O problema de Scott Elser, um dos co-fundadores da empresa começou assim que seu sócio precisou se afastar da empresa por problemas familiares.

Assim, além de sentir-se emocionalmente abalado com o motivo principal dessa experiência, ele sabia que a empresa não estava preparada para ver o sócio ir embora.

Scott Elser estava trabalhando dias, noites e fins de semana, para manter tudo fluindo, para continuar com o crescimento e garantir que os funcionários vissem que as coisas ficariam bem sem ele.

Nessa situação, não há como evitar o stress no trabalho.

No momento em que eles ganharam uma nova grande conta em meados do ano, Scott já se sentia como uma batata frita. Segundo seu próprio depoimento:

“Foi-se o cara que ria durante todo o dia e adorava o seu trabalho. Em vez disso, eu me vi latindo para as pessoas e focando em coisas mínimas.

Eu realmente sinto que estou ficando irritado com as pequenas coisas que ainda não fui capaz de impedir de acontecer.

Dormir era algo que acontecia de três a quatro horas separadas por longos trechos de ficar na cama perdendo meu tempo. Meu humor não se restringia ao trabalho. Pela primeira vez na minha vida eu realmente senti que minhas emoções não estavam sob meu controle”.

Scott Elser passou por problemas que desafiaram sua determinação. Mas ele não é o único.

Veja também: Maneiras simples de aumentar sua confiança

Depressão e stress no trabalho

Um dia Scott procurou mais informações sobre a depressão e seus sintomas. Lendo rapidamente cada um dos indícios, ele conseguiu entender de maneira bem clara o que estava acontecendo.

Embora ele não estivesse nem perto de ser “clinicamente deprimido”, ele estava muito próximo dos sintomas. Os sinais de advertência começaram a soar em sua cabeça. Bastou ler sobre isso e ele entendeu que o que estava acontecendo era terapêutico.

Até aqui, Scott não se diferenciou muito dos empreendedores que, diariamente, têm problemas com a estafa, o cansaço e o excesso de obrigações. Scott estava tendo os mesmos sintomas que pessoas como vendedores, empreendedores e gestores têm, em vários lugares do mundo.

A diferença, talvez, foi como Scott lidou com isso, e por isso vamos continuar investigando a sua reação a esses sintomas.

Ele fez um plano para evitar cair de vez naquele buraco e como evitar o stress no trabalho. Felizmente, conseguiu voltar a ser a pessoa que sempre foi.

Se você possui um negócio, ninguém precisa dizer que isso é algo extremamente estressante. Se você trabalha com metas e objetivos, também não precisamos dizer o quanto a pressão pode sugar sua energia.

Não importa o quanto você ama o que você faz, há dias, semanas e até meses que literalmente te atingem e faz com que o seu nível caia.

Não estamos  falando apenas quando coisas ruins acontecem. Às vezes até as conquistas mais interessantes e positivas podem sobrecarregar você de uma forma que poucas outras coisas jamais poderiam.

O que é burnout? 

O que aconteceu com Scott Eleser pode ser facilmente considerado um quadro de Burnout, um distúrbio caracterizado por um desgaste físico e emocional, associado ao esgotamento profissional. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo ISMA (International Stress Management Association), o Brasil ocupa o segundo lugar em nível de estresse, com cerca de 33 milhões de brasileiros afetados pelo burnout. 

Entre aqueles que acabam desenvolvendo o quadro, um comportamento comum é o excesso de trabalho. Pessoas conhecidas como workaholics, por exemplo, que se denominam “viciadas em trabalho”, são as mais predispostas a apresentar os sintomas de estresse no trabalho. 

Em geral, profissionais extremamente perfeccionistas e que vivem em um ambiente de cobrança excessiva, seja por si próprio ou por seus superiores, podem sofrer os impactos negativos. 

Assim, a pessoa acaba se sentindo cansada, ansiosa e desmotivada, e sua relação com o trabalho prejudica não apenas os aspectos profissionais, como toda a sua qualidade de vida.

Quais são as principais causas de estresse no trabalho?

E o que pode causar estresse no trabalho? Você pode estar se perguntando. A verdade é que não existe uma única resposta para essa pergunta. Afinal, são inúmeros os acontecimentos que podem levar a exaustão física e emocional. 

No entanto, existem alguns pontos que, se evitados, podem prevenir o esgotamento que pode levar ao desenvolvimento do distúrbio.

  • longa jornada de trabalho: a carga de trabalho de uma pessoa deve corresponder à sua capacidade de execução. Quando esse limite é ultrapassado, gerando sobrecarga, o desequilíbrio e a falta de descanso pode levar a um quadro de burnout;
  • falta de reconhecimento: muitas vezes, o profissional trabalha muito, mas não se sente devidamente reconhecido por todos os seus esforços. Nesses casos, a desmotivação pode levar a altos níveis de estresse e ansiedade;
  • cobrança excessiva: ambientes de extrema cobrança e pressão são um prato cheio para o Burnout. Por mais que alguns trabalhos sejam um pouco mais exigentes, quando a cobrança ultrapassa os limites saudáveis, pode resultar em um quadro grave de stress no trabalho.  

E os sintomas do estresse no trabalho, quais são?

Cada pessoa pode apresentar diferentes sinais de estresse excessivo no trabalho. No entanto, existem alguns sintomas que são muito comuns em pessoas que se encontram enfrentando esse problema, e que podem servir como indícios de que é necessário dar um respiro e procurar por ajuda. São eles:

  • cansaço extremo;
  • distúrbios do sono;
  • dificuldade de concentração;
  • ansiedade e depressão; 
  • pessimismo e desânimo;
  • irritabilidade e estresse constante;
  • isolamento social.

Além disso, o burnout pode afetar também a saúde física do diagnosticado. Dessa forma, é preciso ficar atento a condições como hipertensão e enfermidades estomacais, como a gastrite nervosa.

5 dicas de como evitar o stress no trabalho

A verdade, infelizmente, é que, se você possui um negócio, você acabará por apresentar sintomas de depressão e estresse no trabalho, mais cedo ou mais tarde. 

Reconhecer e enfrentar isso pode ser a diferença entre sucesso e fracasso profissional e pessoal.

Todo mundo lida com o estresse de sua própria maneira. Mas, abaixo, estão algumas coisas importantes que podem desempenhar um papel crucial em como lidar com o estresse e voltar aos trilhos. Essas são as dicas de Scott para não cair dentro de um poço sem fundo.

Afinal, se a irritação começa a fazer parte da sua rotina, isso pode ser um sinal da depressão.

1. Fale quando você não é reconhecido pelo que deveria

Ninguém quer admitir que não pode controlar tudo. Mas, por mais incrível que isso possa parecer, você pode se sentir melhor se fizer isso. Funciona como ligar um interruptor de luz.

Fale sobre isso com as pessoas mais próximas a você.

Muitas vezes, elas já sabem que você está passando por problemas. Seja a sua equipe de liderança ou sua família, eles estão pisando em ovos por sua causa.

Converse com eles. Explique as coisas. Peça paciência. Eles serão gratos pelo que você fez, e então você prossegue.

2. Aborde tudo de cabeça erguida

Essa é a melhor forma de evitar o stress no trabalho. Encarar as coisas de frente pode ajudar você. Para muitos, falar com um profissional vai ajudar a dar mais sentido ao que está acontecendo de maneira única.

O estresse não vai embora. Se você não aprender a lidar com ele, ele vai te devorar. Por isso, enfrente as coisas de cabeça erguida e com determinação.

3. Limpe sua cabeça

É impossível ter qualquer tempo agora.

Sempre será assim, mas o valor de recuar por um tempo e ficar apenas um pouco distante do ambiente de triagem de trabalho é muitas vezes necessário para recarregar suas energias.

Saiba mais: Como a meditação pode manter o nosso cérebro jovem

4. Arranque as ervas daninhas

Uma das coisas que realmente vão te ajudar é perceber que você precisa voltar a definir expectativas claras para as pessoas e deixá-las executar, ao invés de gastar mais do seu tempo estabelecendo um sentido para a sua empresa.

O excesso de microgerenciamento tira a produtividade e eficácia de qualquer equipe e faz com que você perca de vista os seus objetivos de negócios, que só vai aumentar o seu nível de stress.

Não há como evitar o stress no trabalho mantendo essa prática.

Comece a reprogramar e repensar o seu foco. Isso pode ajudar você a se sentir novamente animado e revigorado.

5. Lembre-se dos motivos que fizeram você começar

Lembre-se dos primeiros dias, quando a sua visão e paixão o levou a colocar tudo o que você tinha em sua ideia. Se essa ideia não continuar viva dentro de você algo está errado.

Você escolheu o que faz por algum motivo. Você escolheu empreender, vender, arriscar não por uma aventura, mas por uma paixão, um propósito e uma determinação que move você ao longo do seu caminho. É justamente isso que deve manter sua estima, sua paixão e determinação acesos.

É impossível estar preparado para o que der e vier. Mas você precisa ter consciência de que tudo pode acontecer, a qualquer momento.

No calor do dia-a-dia é tão fácil esquecer que você está aqui, mas recuar e se concentrar na visão inicial ajuda a colocar tudo em perspectiva.

Siga o seu propósito. Olhe para trás, veja o que você já venceu e conquistou. Muitas vezes isso te ajuda a encontrar forças para o futuro.

O stress no trabalho é um desafio para os profissionais de vendas que pode desestabilizar sua equipe.

Baixe esses dois e-books gratuitos e saiba como contornar essa situação: