Já pensou em contratar um coach para a sua empresa?

Esse profissional especializado em serviços de mentoria com foco no ambiente organizacional pode ajudar o seu negócio a obter um desempenho extraordinário e impulsionar os resultados.

O papel do coach é orientar colaboradores, gestores, líderes e executivos a explorarem o seu potencial máximo de modo a elevar a performance individual e coletiva.

Os coaches empresariais possuem a experiência necessária e estão devidamente preparados para auxiliar os profissionais a desenvolverem novas competências, superar desafios, mudar o comportamento, traçar novos objetivos, elaborar planos de ação e tomar decisões importantes.

Para isso, os coaches fazem uso de diferentes técnicas e ferramentas que permitem analisar o ambiente organizacional, identificar oportunidades de melhoria e corrigir determinados aspectos que podem estar impedindo a empresa de ir mais longe.

Se você ficou interessado, te convidamos a prosseguir a leitura deste conteúdo para descobrir quais são os diferentes tipos de coaching para empresas e como eles podem te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio:

  1. Coaching Executivo;
  2. Coaching de Negócios;
  3. Coaching de Liderança;
  4. Coaching de Equipe.

Leia também: Coaching de vendas funciona? Confira 5 dicas eficazes

Antes de prosseguir, confira este vídeo sobre coaching empresarial, do Paulo Vieira, da Febracis:

Quais os tipos de coaching existentes para empresas?

Existem diferentes maneiras de um coach atuar dentro de uma empresa. O foco pode estar, por exemplo, no desenvolvimento de lideranças, no aspecto comportamental das equipes, na definição de um novo modelo de negócio etc.

Nesse tipo de trabalho, ele utiliza ferramentas e técnicas com embasamento científico para oferecer insights poderosos que ajudam na tomada de decisões, proatividade, motivação, entre outros.

Em todos os tipos de coaching organizacional, esse profissional oferece uma perspectiva de quem está de fora da empresa e pode contribuir com insights valiosos.

1. Coaching Executivo

O Coaching Executivo é um dos tipos de coach organizacional mais utilizados. O foco está em ajudar profissionais que atuam em cargos executivos a atingirem a alta performance.

O coach vai orientar o profissional de C-Level a gerenciar melhor suas metas e objetivos e solucionar problemas que são de sua responsabilidade, com ajuda de técnicas de liderança.

Há um incentivo ao autoconhecimento, buscando entender os limites e as potencialidades do executivo que está sendo assessorado.

No Coaching Executivo, busca-se criar condições capazes de acelerar o crescimento do executivo, transparecer novas possibilidades e orientá-lo a fazer as melhores escolhas 

Esse tipo de coaching pode trazer vários benefícios, como:

  • Maior assertividade nas tomadas de decisão;
  • Comunicação mais clara e eficiente;
  • Melhoria na produtividade;
  • Maior capacidade para gerenciar conflitos.

Leia mais: 3 ferramentas de coaching para vendas fáceis de aplicar

2. Coaching de Negócios

O Coaching de Negócios busca assessorar empreendedores que estão desenvolvendo um modelo de negócio ou que estão nas fases iniciais de concepção de uma empresa.

Nesta modalidade, o coach pode ajudar o empresário de diferentes formas. Ele pode, por exemplo, dar orientações sobre a construção de uma cultura organizacional forte, gestão financeira, estratégias para se destacar no mercado etc.

Veja também: O que é coaching e MUITO mais em 8 perguntas-chave

3. Coaching de Liderança

O Coaching de Liderança trabalha na formação de novos líderes em uma organização.

Ele vai ajudar os profissionais a desenvolverem habilidades e competências necessárias para assumirem cargos de liderança dentro da empresa.

O trabalho desse tipo de coaching é muito útil para empresas que precisam estruturar um plano de sucessão, pois prepara os melhores talentos que futuramente vão estar em posição de comando.

O Coaching de Liderança oferece algumas vantagens, como 

  • Melhoria na definição de prioridades;
  • Gestão mais eficaz do tempo disponível e de outros recursos;
  • Desenvolvimento de habilidade de comunicação, networking e gerenciamento de crises;
  • Maior autoconfiança do profissional.

4. Coaching de Equipe

O foco dessa modalidade de coach está em formar equipes de alto desempenho dentro da empresa.

Para isso, são considerados os pontos fortes e fracos de cada colaborador e é feito um diagnóstico sobre quais habilidades precisam ser desenvolvidas.

O coach também atua orientando a equipe sobre como resolver os conflitos internos e ainda conscientiza sobre a importância do trabalho em equipe na busca por interesses em comum.

Veja mais dicas: KPIs de performance de vendedores

Um processo de coaching é necessário na sua gestão?

O trabalho dos coaches pode ajudar a sua empresa a se transformar positivamente e encontrar soluções utilizando a perspectiva de quem está de fora.

Invista na mentoria de um coach empresarial e impulsione o desempenho do seu negócio.

Veja outras dicas de como capacitar sua equipe:

Contar com a ajuda de um coach em sua empresa pode ser o que vai fazer a diferença. Esses especialistas conhecem negócios semelhantes ao seu e contam com grande experiência.

Quer conhecer dicas de especialistas desse tipo para melhorar suas vendas?

Então, baixe nosso KIT GRATUITO, com as seguintes palestras:

  • O segredo do sucesso das equipes de vendas, com Renata Centurión (Diretora LATAM da consultoria Winning by Design)
  • Transformando a atuação em vendas através do coaching, Fabio Scannavino (Diretor In-company IBC Coaching)
  • Boas práticas para formar e gerir um esquadrão de vendas, Thiago Concer (Palestrante e Líder do Movimento #OSV – Orgulho de ser Vendedor)
  • Como treinar seu time para negociar com grandes empresas, Gisele Paula (Co-fundadora do ReclameAQUI)

Baixe agora, é grátis: KIT – Gestão de equipes de vendas: dicas de especialistas no mercado B2B