« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Saiba o que é pedagogia empresarial e aplique com sua equipe

Escrito por
Douglas da Silva

O sonho de qualquer gerente de venda é contar com vendedores M-O-T-I-V-A-D-O-S. Você deseja ter ou integrar uma equipe de vendas qualificada? Desempenhar um gerenciamento de time de maneira efetiva? Então você precisa saber o que é pedagogia empresarial.

Investir na pedagogia empresarial manda uma mensagem poderosa aos seus equipes: mostra que o colaborador é o maior patrimônio da empresa.

Então, como utilizar a pedagogia empresarial a seu favor e transformar seus colaboradores em campeões de vendas? Veja como ela funciona e a importância para o dia a dia de toda empresa.

o que é pedagogia empresarial

o que é pedagogia empresarial

Afinal, o que é pedagogia empresarial?

A pedagogia empresarial é um método que visa melhorar o desempenho dos colaboradores de uma corporação através de treinamentos e capacitações. As principais situações em que as empresas buscam esses formatos de treinamentos são:

  • Treinar colaboradores em casos de mudanças na empresa;
  • Aprender ou aprofundar conhecimentos. Para uma equipe de vendas, por exemplo, treinamentos sobre técnicas de venda ou de relacionamento com o cliente
  • Desenvolver habilidades de criatividade;
  • Reforçar o espírito de equipe.

O objetivo é propor atividades e estimular o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, por meio de diferentes formatos de atividades. Por exemplo:

As ações variam de acordo com o objetivo, necessidade e tamanho da empresa. Porém, independente da área de atuação e do número de colaboradores, é essencial saber o que é pedagogia empresarial e principalmente, a mudança que ela apresenta para uma empresa.

Qual é o (importante) papel do pedagogo empresarial?

A metodologia da pedagogia empresarial é relativamente recente.

Até poucos anos, o pedagogo era o profissional que atuava principalmente na educação escolar. Porém, com o passar dos anos, isso tem mudado. A visão que uma empresa possui sobre os seus colaboradores mudou.

Agora, as corporações valorizam mais o seu patrimônio humano e entendem que as equipes precisam de qualificação contínua. Afinal, isso contribui para a satisfação e a produtividade dos empregados.

Nesse cenário, o pedagogo empresarial começou a ganhar espaço no mercado. Em parceria com o gestor da empresa, eles identificam qual a melhor abordagem a ser feita e ações a serem desenvolvidas.

O objetivo é garantir uma melhor aprendizagem aos colaboradores, que tornam-se pessoas melhores, mais motivadas e qualificadas. Ao pedagogo empresarial cabe a importante função de provar aos colaboradores que o investimento nessas ações são positivas para todos. Assim, fará ações que realmente engajem os funcionários. Também, é função do pedagogo – juntamente com o apoio do gestor – desenvolver, aprimorar e descobrir talentos dos colaboradores que já fazem parte da empresa, mas que, até então, não haviam sido explorados ou descobertos.

Sugerimos que você complemente a leitura com o seguinte artigo: Pedagogia empresarial: saiba porque você precisa investir

Pronto para implementar uma cultura de pedagogia empresarial ?

Já sabe o que é pedagogia empresarial, agora é mão na massa: como implementá-la no dia a dia da empresa?

Implementar ações de pedagogia empresarial é algo que envolve e mexe com a cultura de uma corporação. E, para obter sucesso nessa empreitada, é essencial contar com o apoio e envolvimento da liderança – ou seja, do gestor.

Esse é um processo contínuo de mudanças e objetivos a serem cumpridos. Mais do que isso, e é importante ressaltar que a cultura não é mudada de um dia para o outro.

Para implementar essa mudança, todos da empresa devem estar engajados. Desde o novo funcionário até o mais antigo, passando, é claro, pelos cargos de gestão. Isso porque: muito se educa por meio do exemplo. Os gestores também precisam levar a sério esse processo para inspirar as equipes – que, sentindo-se motivadas, levarão adiante esse sentimento.

O resultado de uma boa pedagogia empresarial?

  • Clientes que percebem que estão lidando com profissionais qualificados e engajados. Assim, ficam mais satisfeitos com os resultados e voltam a buscar a sua empresa;
  • Profissionais que estão no mercado e se interessam por integrar a sua equipe. Afinal, todos desejam trabalhar em empresas que valorizam os colaboradores;
  • Conquista do mercado, atenção dos concorrentes e dos fornecedores. Isso porque: ao contar com uma equipe engajada e com uma cultura organizacional forte, sua marca ganha em reconhecimento
  • Colaboradores satisfeitos e retenção de talentos. já que os profissionais sentem-se valorizados e pretendem continuar fazendo parte da sua corporação.

Veja também como desenvolver uma cultura de inovação nas empresas

A estrutura para implementar a pedagogia empresarial

Para implementar a pedagogia empresarial a instituição pode investir em procedimentos presenciais, EAD ou híbridos – ou seja, parte presencial e parte online.

Se a empresa busca por implementar uma cultura de inovação, investir em plataformas tecnológicas pode ser um bom começo. Assim, pode mesclar esse novo formato de ação com os presenciais para que, aos poucos, os colaboradores fiquem familiarizados com esse método.

O importante é ressaltar que independente da plataforma escolhida, o que importa é o conteúdo a ser passado. Ou seja: o gestor, em conjunto com o pedagogo, deve definir os principais assuntos a serem trabalhados em cada ação.

O gestor deve produzir um cronograma para estipular datas e prazos para cada atividade. Dessa maneira, mesmo que no começo haja pequena resistência por parte dos colaboradores, ela será minimizada. Isso porque: com o tempo, todos entenderão que o investimento nessa metodologia é extremamente benéfico para todos os envolvidos.

Agora você já sabe o que é pedagogia empresarial: é hora de colocar os conhecimentos em prática

Está pronto para implementar essa metodologia na sua empresa?

Veja em ações práticas como implementar:

  1. Comece buscando os pontos mais críticos que precisam ser melhorados na empresa
  2. Faça pesquisas com os colaboradores para identificar outros pontos que eles possam ver como oportunidade de melhoria
  3. Crie um calendário semestral ou anual para tratar esses pontos através de treinamentos, palestras, cursos
  4. Defina indicadores para medir o resultados das ações de pedagogia empresarial

E você, já realiza as ações de pedagogia empresarial com seu time de vendas? Comente e compartilhe conosco seu conhecimento e opinião sobre o assunto!

Esse conteúdo foi produzido pela Eadbox, uma plataforma pela qual você consegue criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis