Você faz ideia sobre o que significa kick off?

O termo kick off, em inglês, pode ser traduzido como “pontapé inicial”. Ele é muito utilizado para se referir ao início de um projeto, de um período, de uma nova fase.

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

Como estamos iniciando um novo ano, é comum que as empresas façam uma reunião de kick off de vendas para estabelecer novos objetivos e inaugurar os trabalhos desse período.

Neste artigo, vamos explicar para você o que é kick off de vendas, para que serve esse tipo de reunião e quais dicas você pode colocar em prática para comunicar suas metas, motivar as equipes e alcançar melhores resultados.

Continue a leitura para conferir também um exemplo de apresentação kick off de vendas para se inspirar.

Leia também: O passo a passo para uma reunião de vendas vencedora

Confira estas dicas da Siteware de como fazer reuniões produtivas:

O que é reunião de kick off de vendas?

Veja esta definição de kick off de vendas:

Podemos definir o que é kick off de vendas como um encontro no qual vendedores e gestores se reúnem para alinhar metas, objetivos e estratégias para um novo período.

Nessas reuniões, as equipes são informadas a respeito de novos processos, do lançamento de novos produtos pela empresa, de novas tecnologias implementadas nas vendas, sobre troca de funções, mudanças nos produtos ou serviços oferecidos, alinhamento do discurso de vendas etc.

As reuniões de kick off também podem servir como oportunidade para celebrar resultados obtidos no período anterior, promover a troca de experiências e motivar os colaboradores a continuar dando o melhor de si.

O formato do sales kick off, bem como a frequência do mesmo, podem variar dependendo da atual situação do seu time de vendas e do perfil de seus vendedores.

Pode ser, por exemplo, que a reunião de kick off de vendas ocorra a cada trimestre e que conte com palestras, minicursos e dinâmicas de grupo.

Seja como for, o objetivo é colocar todos os membros das equipes de vendas na mesma página.

Antes de ver as dicas, confira este vídeo do Tiago Concer sobre reuniões de vendas em geral:

Veja também: Passo a passo para desenvolver novas habilidades e marcar mais reuniões com clientes

5 dicas para uma boa reunião de kick off de vendas

Ficou claro o que significa kick off de vendas? Então, veja a seguir 5 dicas essenciais para fazer uma boa reunião de kick off de vendas.

1 – Defina um objetivo para a sua reunião

Para que a sua reunião de sales kick off dê certo, é importante que você tenha um objetivo bem estabelecido. Ou seja, o que você quer com esse reunião:

  • comunicar resultados?
  • falar sobre novas estratégias?
  • alinhar metas coletivas?
  • apresentar um novo produto?

Deixe tudo isso bem claro porque, ao definir o objetivo e a temática da reunião, ficará mais fácil conduzir o encontro sem perder o foco. E isso é fundamental para que seu kick off de vendas seja um sucesso.

2 – Alinhe o conteúdo da reunião de kick off com os objetivos estratégicos da empresa

O conteúdo da reunião de kick off de vendas precisa estar em consonância com os objetivos estratégicos da organização. E não é só isso. Tais objetivos precisam estar claros para os participantes da reunião.

Os vendedores precisam entender o papel que eles desempenham nos resultados gerais da empresa e os assuntos tratados nessas reuniões deverão estar alinhados ao que se pretende alcançar a longo prazo.

3 – Atente-se à duração da reunião de kick off

Uma reunião de kick off não pode ser extremamente longa. Portanto, faça um planejamento com os tópicos a serem discutidos e elabore um roteiro a ser seguido.

Evite desviar muito do tema central da reunião com discussões que pouco têm a acrescentar.

4 – Faça um briefing para os participantes da reunião

Informe os participantes da reunião de sales kick off sobre o conteúdo a ser tratado nesse encontro. A intenção é alinhar expectativas para que vendedores e gestores cheguem preparados à reunião.

Sendo assim, uma boa forma de fazer isso é enviar um e-mail com um briefing com os temas que serão discutido e com as devidas orientações.

5 – Recolha o feedback dos participantes

Ao final da reunião de kick off, peça um feedback de todos aqueles que participaram do encontro. Através da opinião de vendedores e gestores de vendas, você poderá saber os pontos altos e baixos da reunião.

Assim, para próxima reunião de kick off, você poderá potencializar aquilo que mais agradou os participantes e melhorar aquilo que não foi tão agradável como você achou que seria.

Considerar as sugestões dadas pelos colaboradores é importante para melhorar o engajamento e fazer com que eles se sintam ouvidos pela empresa.

DICA: Entenda o que é uma reunião one-on-one e como tirar o melhor proveito dela

Essas foram as nossas 5 dicas essenciais de como fazer uma reunião de sales kick off de sucesso.

Lembre-se de que promover a troca de ideias e a comunicação adequada das estratégias de venda é fundamental para que se possa atingir resultados mais satisfatórios.

O vídeo abaixo, de Ricardo Jordão, explica um exemplo de apresentação kick off de vendas. Dê o play para conferir algumas boas prática que você pode seguir na sua próxima reunião.

Reuniões são importantes ferramentas para exercer a liderança. Veja mais dicas de como ser um bom líder vendas em nosso e-book gratuito: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

Saiba mais: 4 passos para o sucesso após a primeira reunião com o cliente