Um roteiro com técnicas de vendas comprovadas, da preparação ao fechamento
Já apresentamos aqui no blog diversas técnicas de vendas, técnicas de negociação e até de gestão de equipes de vendas. Mas, hoje, selecionamos estas 14 das técnicas mais usadas e as agrupamos em um roteiro passo a passo:
- O que o cliente quer comprar?
- Conheça a pessoa com que vai negociar
- Balanço de forças
- Defina sua estratégia de negociação
- Foco no benefício!
- SPIN Selling
- Escuta ativa
- Mostre o valor do benefício
- Identifique objeções
- ZOPA
- Técnica de vendas PICO
- Contorne Objeções
- De novo: foque no benefício!
- Carta na manga
O objetivo é criar uma estratégia de fechamento de vendas consolidada, Assim, você poderá usar essas técnicas em seu dia a dia, desenvolvendo cada vez mais sua capacidade de realizar vendas com táticas que dão resultados realmente expressivos.
Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas
Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

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Leia também: 8 técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados
14 técnicas de vendas e negociação infalíveis
Para fechar negócios no mercado B2B é preciso ser muito mais persuasivo do que na venda direta ao consumidor.
Por quê?
Por que a tomada de decisão por parte dos compradores das empresa é muito mais racional e baseada em fatos. Assim, o vendedor precisa de argumentos de vendas extremamente sólidos. É fundamental saber como abordar um cliente B2B adequadamente.
Por isso, fazer um excelente trabalho de vendas consultivas será de grande ajuda para o profissional de vendas.
Nesse sentido, selecionamos algumas técnicas de negociação em vendas divididas em 5 fases:
- FASE 1: Preparação
- FASE 2: Confirmação da preparação
- FASE 3: Apresentação da Proposta
- FASE 4: Negociação
- FASE 5: Fechamento
Acompanhe agora o detalhamento dessas táticas de vendas.
FASE 1: Preparação
Essa é a fase mais importante de todo o processo de venda. Não seja afobado! Muitos não dão a devida atenção à preparação, o que é um grande erro.
Prepare-se adequadamente e, assim, chegue superconfiante à reunião, com todas as respostas e dados na ponta da língua.
Para isso, apresentaremos 4 técnicas de vendas que você precisa aplicar antes de partir para uma reunião de vendas ou fazer abordagens por telefone e outros tipos de mídia.
Leia mais: Rotina de vendas: 5 dicas para a preparação diária de um vendedor
1. O que o cliente quer comprar?
Estamos muito viciados em falar de características e vantagens de nossos produtos ou serviços, em um esforço de impressionar o cliente ao comparar nossas soluções com as da concorrência.
No entanto, o que o cliente busca é um benefício! Ele quer adquirir algo que se traduza em uma solução para os problemas dele.
E vantagens não retratam o que sua solução faz pelo cliente, mas apenas evidenciam como ele pode fazer isso de uma maneira melhor que os concorrentes.
É claro que você precisa conhecer a fundo as características e as vantagens dos produtos, mas você verá como apresentar os benefícios será determinante nas fases de confirmação da preparação e apresentação da proposta.
Os benefícios tangibilizam o valor da sua solução no dia a dia do cliente, as vantagens apenas qualificam esse valor. Mas se ele não perceber esse valor, de nada vai adiantar qualificá-lo para o cliente.
Veja também: Dicas de como atender às necessidades e expectativas dos clientes e vender cada vez mais
2. Conheça a pessoa com que vai negociar
Se é um cliente antigo e você já conhece seu jeito de ser, ok. Mas mesmo assim, não custa descobrir se ele foi promovido ou se algo diferente está acontecendo com ele.
E, seja sincero: será que você lembra mesmo de tudo sobre seus clientes, na ponta da língua? Portanto, não seja teimoso e sempre dê uma olhada nas últimas informações sobre o cliente antes de contata-lo.
No caso de ser o primeiro encontro, vá atrá das informações. Descubra dados como:
- o estilo dessa pessoa;
- o que ela gosta de fazer;
- seu poder na empresa;
- sua trajetória de carreira;
- em que empresas trabalhou antes;
- qual sua formação acadêmica.
E tudo mais que possa ajudar a criar empatia.
Redes sociais e o site da empresa podem ser grandes aliados nessa hora. Uma vista ao LinkedIn e mesmo ao Facebook pode ajudar bastante nessa hora.
Thiago Concer tem uma dica excelente para você sobre a importância de conhecer seus clientes durante a prospecção B2B:
3. Balanço de forças
Antes de sair para a reunião, faça um balanço entre “tempo e informação” e “poder” para saber quem está mais forte.
Essa relação de forças se traduz desta forma:
Quem tem mais tempo para decidir e consegue mais informações, geralmente terá mais poder.
Isso quer dizer que se o cliente precisa de sua solução o quanto antes, ele terá menos poder de negociação.
E, por outro lado, se você precisa vender logo (para bater metas, por exemplo, ou se a empresa precisa de entradas de caixa urgentes), estará com menos força para negociar.
O poder também está relacionado com o valor da sua solução para o cliente.
Como esse valor é definido pelo, utilize o tempo e as informações para tentar aumentar a sua força e poder nessa equação!
4. Defina sua estratégia de negociação
Pode ser que você precise redefini-la depois da fase de confirmação, mas é importante já ter em mente se você vai:
- buscar a competição (obtendo a maior vantagem possível);
- evitar a negociação (rarissimamente indicado);
- tentar uma estratégia de colaboração (em que ambos buscam a melhor solução);
- acomodação (em que uma das partes cede em excesso);
- ou ainda a conciliação (em que não se conseguiu o melhor para ambos, mas as partes estão parcialmente satisfeitas com o resultado).
A melhor estratégia costuma ser a de colaboração.
Veja mais dicas neste post: Dicas de negociação em vendas: 8 táticas que funcionam
Veja também em nosso blog: Técnicas de vendas por telefone para clientes difíceis
FASE 2: Confirmação da preparação
Ok, você fez o melhor para se preparar para a reunião, mas antes de começar a usar as demais técnicas, confirme se o que você descobriu realmente corresponde à realidade, depois do rapport, utilize mais estas duas técnicas de vendas:
5. Foco no benefício!
Você já tem na ponta da língua como sua solução beneficia o cliente, mas verifique se está correto mesmo, se realmente o benefício tem valor para ele.
Para isso, utilize a seguinte técnica de venda:
6. SPIN Selling
Possivelmente, você já ouviu falar neste acrônimo, mas não custa relembrar os tipos de perguntas que você deve fazer:
- Perguntas de Situação: Entenda o contexto da compra e da empresa.
- Perguntas de Problema: Entenda o que está incomodando o cliente e mostre que quer resolver isso para ele.
- Perguntas de Implicação: Se o problema não for solucionado, isso implica em que para o cliente?
- Perguntas de Necessidade: Entenda como sua solução se encaixa na necessidade dele, resolvendo seu problema.
Agora que você sabe se está no caminho certo e fez ajustes na estratégia, se necessários, apresente sua proposta!
O atendimento também é uma parte muito importante das vendas, confira: Como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança.
FASE 3: Apresentação da Proposta
Abuse destas 4 técnicas de vendas:
7. Escuta ativa
Ouça mais do que fale e sinalize corporalmente para incentivar o comprador a “se abrir”.
Saiba mais sobre esta técnica de venda: Escuta ativa: o que é, principais benefícios para o seu negócio e como colocar em prática com clientes e colaboradores
8. Mostre o valor do benefício
Agora que você tem certeza de como seu benefício vai resolver o problema dele, evidencie isso para o cliente, deixando claro que se preocupa em ajudá-lo.
Leia também: Proposta de valor: como fazer as perguntas certas para apresentá-la ao seu cliente
9. Identifique objeções
Durante seu discurso, perceba as objeções do cliente. Ele sempre apresentará um motivo, por exemplo:
– Não compro esta máquina porque meu engenheiro não sabe operar.
Ofereça uma solução para isso (se houver) algo como:
– Nós incluímos o treinamento no pacote!
DICA: Exemplos de objeções em vendas mais comuns e como contorná-las
10. ZOPA
Muitas negociações fracassam por causa do preço e, às vezes, até havia a possibilidade de ambos cederem. Determine seu preço mínimo de venda e o preço ideal.
Tente perceber qual é o máximo e o mínimo que o comprador está disposto a pagar. Muitas vezes, existe uma boa folga entre esses dois extremos para se negociar, é a chamada Zona Possível de Acordo.
Veja também: Negociação ZOPA: Como determinar a Zona Possível de Acordo e ser bem sucedido na hora de fechar negócio
FASE 4: Negociação
11. Técnica de vendas PICO
Negocie baseado em 4 princípios:
- Problema: É o que precisa ser solucionado!
- Interesses: Busque os interesses comuns.
- Critérios: Seja lógico e justifique suas propostas e contrapropostas de forma clara e objetiva.
- Opções: Negocie, seja flexível, tenha opções e busque a estratégia colaborativa para chegar a um acordo mutuamente vantajoso.
12. Contorne Objeções
Mais que empregar técnicas de vendas, contornar objeções significa usar sua experiência e não ser impulsivo, nem interromper o outro quando fala. Não bata o pé.
Às vezes, o cliente não entende do assunto e precisa ser educado sobre seu produto ou serviço. Em outros momentos, o cliente não confia em sua solução: apresente cases e dados concretos.
Veja mais: Como lidar com objeções em vendas: 5 técnicas infalíveis
FASE 5: Fechamento
Com tudo já alinhavado, é hora de bater o martelo!
13. De novo: foque no benefício!
Muitas vezes, falar em características e vantagens gera entraves ao fechamento. Quando se fala muito em características, o cliente costuma se preocupar com o preço.
Já as vantagens são relativas, o que é bom para um cliente não é necessariamente para outro. O que seu cliente quer é um benefício!
Este post pode ajudar você: Conheça a equação que ensina como criar valor para o cliente
14. Carta na manga
Caso esteja tudo praticamente alinhado, mas o cliente ainda relute, lance uma última concessão, algo como:
– Ok, vou fazer assim: fechamos por este preço e o frete e a instalação ficam por nossa conta!
É apenas um exemplo, cabe a você guardar essa pequena concessão psicológica para o final!
Como dissemos, o objetivo dessa postagem foi agrupar diferentes técnicas de vendas, de diferentes autores e com estilos variados, em um único processo com começo, meio e fim.
Isto é, um passo a passo de vendas, um roteiro que você pode seguir para tornar seu desempenho muito mais organizado e efetivo.
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Saiba mais: 6 técnicas de vendas externas: comece definindo a abordagem
Veja também esta apresentação de slides:
Antes de partir para o fechamento, é preciso prospectar, leia e saiba mais: Como prospectar novos clientes e aumentar vendas em 5 passos.