Você já pensou em como estipular suas metas de vendas? Veja nossas dicas para criar metas e objetivos.

A melhor maneira de planejarmos uma semana é no domingo. Da mesma maneira, o jeito certo de planejar um novo ano é antes dele começar. Mas se você ainda não fez isso, sempre é tempo.

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

Você precisa muito das suas metas. Elas são as responsáveis por todas as áreas de nossas vidas que são importantes para nós. E, quando falamos de vendas, não poderia ser diferente.

São as metas as responsáveis pelo nosso planejamento e por determinar o quanto queremos crescer em um novo ano, ou nos próximos meses.

Mas, se você pensar apenas nas vendas, vai dar tudo errado. E aí você vai precisar tapar o buraco de uma maneira ineficiente.

Você pode simplesmente usar as mesmas metas inalcançadas do ano anterior. Mas seria bom tentar descobrir porque não atingiu algumas metas, antes de simplesmente repeti-las. Não tem como estipular metas de vendas sem este estudo.

Você quer dobrar seus lucros ou quadruplicar suas vendas?

Você pode sonhar alto na hora de estabelecer suas metas e objetivos, mas é preciso muito mais do que metas ambiciosas para que você realmente conquiste tudo o que quer.

Você pode fixar as maiores metas e objetivos do mundo. Se você não tentar, acreditar que não pode, ou se sabotar de outra maneira, simplesmente não tentando o suficiente, as coisas irão fracassar.

Mas, existem 2 elementos para a alta performance nas suas metas, que são: definir metas elevadas e a motivação.

Vamos falar sobre cada um desses elementos, e como esquecer desses pequenos detalhes pode levar equipes de vendas e empresas ao fracasso. Preparado para entender como estipular metas de vendas? Então, vamos lá!

Como você está planejando sua meta de vendas para 2015.

Como você está planejando sua meta de vendas para 2015.

Veja também: Como atingir metas de vendas realistas

Como estipular metas de vendas

Se você quiser experimentar o verdadeiro sucesso não pode se limitar, baixando suas expectativas sobre o que você acredita que pode alcançar.

É muito importante que você atire o mais alto que puder, e certamente qualquer pessoa pode chegar tão alto quanto quiser. Basta tentar.

1- Como criar metas e objetivos elevadas pode ajudar você a falhar?

Você pode autossabotar sua motivação e produtividade duvidando de suas metas ambiciosas com vários comportamentos e armadilhas mentais que pode fazer para você mesmo.

Em primeiro lugar, estabelecendo metas que não são altas o suficiente irá limitar o seu sucesso e erguer barreiras mentais que irão lhe impedir de conseguir atirar ainda mais alto. Esse é um dos segredos do famoso método OKR para estabelecer netas e objetivos, usado pelo Google, entre outras grandes empresas.

Isso vai trazer resultados inferiores ao que você espera, impedindo você de alcançar o crescimento, o lucro ou a comissão que seria capaz de alcançar.

Dê uma olhada em seus objetivos e pergunte a si mesmo como estipular metas de vendas cada vez mais elevadas.

Se você, como gestor, ou vendedor acredita que sua empresa não lhe deu metas elevadas como você queria, faça isso por conta própria. Tenha você mesmo suas próprias metas.

Quanto mais ambiciosas e mais inatingíveis parecerem suas metas, mais você terá que se esforçar para alcança-las.

Por outro lado, se as metas forem altas demais, ou se você não tiver estrutura para alcança-las, isso pode ser um problema. Certifique-se de que você não está elevando suas metas para mais do que pode alcançar.

Encontrar o equilíbrio certo pode ser difícil e é por isso que criar uma margem de erro pode ajudar você.

Permita-se uma certa margem de erro, desvios do objetivo, porque assim você ainda pode ficar feliz com o resultado, caso passe perto de sua meta, mas não tenha conseguido atingi-la 100%.

Quando você não tem uma margem de erro (ou uma meta secundária como plano B), você está se permitindo uma chance muito menor de sucesso.

A sua única preocupação deve ser garantir que a sua margem é do tamanho certo – assim como a sua meta. Certifique-se de que a sua margem de erro não é muito larga, nem estreita demais.

como estipular metas de vendas

Suas metas precisam ter o tamanho certo: nem grande, nem pequena demais.

2- A motivação

Se você não está motivado para alcançar essas metas ambiciosas, então essas metas são inúteis e não tem como estipular metas de vendas sem confiança e motivação.

Você não apenas precisa definir essas metas, você precisa querer realiza-las.

Então você deve estar disposto a comprometer tanto tempo e trabalho duro quanto possível para alcançar suas metas.

Os pequenos passos com que você se aproxima de suas metas, sem ânimo ou empolgação, são muito provavelmente o que não motiva você.

Pode haver pequenos motivadores, minúsculos esforços e você ainda ter um sentimento de realização, mas o que geralmente motiva você é o seu desejo de conquistar o resultado final.

Seu compromisso com esse resultado final é o que impulsiona você. Se você quer algo ambicioso o suficiente, irá trabalhar duro para que isso seja alcançado.

Confira mais sobre esse assunto: Motivação nas vendas: como inovar e ir além das comissões

3- Como a falta de motivação pode fazer você falhar

Como estabelecer metas de vendas ambiciosas é uma questão de acreditar, você precisará de uma alta dose de motivação, por isso certifique-se que você está definindo metas ambiciosas para algo que você está realmente empenhado em realizar.

Se o desejo e a motivação não estão lá, você não vai alcançar ou exceder a sua meta. Ter unidade e motivação é a chave para a prática com o sucesso.

O truque é encontrar algo que você realmente quer, como resultado final. Se o seu objetivo não está diretamente vinculado com algo que você realmente quer, tente emparelhar a sua meta com algum prêmio que você deseja.

Dessa forma, a meta é o resultado que você imagina.

Por exemplo: as comissões muitas vezes podem ser um objetivo final, mas não necessariamente são algo tão agradável por si só.

É justamente o estado de euforia que a conquista proporciona a você, ou aquilo que você pode comprar com ele que deixa você animado.

Por exemplo: conseguir vender 1 milhão de reais é muito mais gratificante do que conseguir vender 995 mil reais. Por quê? O marco dos milhões sugere que você é um vendedor que vale milhões – ou que a sua empresa é milionária.

Não são 5 mil reais extras que vão gerar emoção e motivação, e sim o estado que isso concede à empresa e ao vendedor.

como estipular metas de vendas

Você precisa dar pequenos passos. E não pode descansar enquanto não chegar ao topo.

Dê o primeiro passo para estabelecer as metas de vendas ambiciosas

Agora que você já sabe como estipular metas de vendas e o que pode estar impedindo você de alcançar essas metas ambiciosas, lembre-se que uma meta ambiciosa consiste em 2 partes:

  1. Estabelecer metas e objetivos ambiciosos, juntamente com metas pessoais de crescimento.
  2. Ter motivação suficiente ou encontrar a motivação para realiza-las.

Além de criar metas que façam sentido e estejam integradas ao um bom planejamento de vendas, no meio do caminho, não se esqueça de celebrar as pequenas vitórias, pois são elas que colocam você ainda mais perto de seu objetivo, e a comemoração dá a injeção de energia necessária para que você continue lutando.

Lembre-se de como será prazeroso o gosto de conquistar sua meta grandiosa, e não permita que as adversidades façam com que você desista de alcançar os objetivos que tanto almeja.

Dê uma olhada nesta apresentação de slides e confira alguns indicadores de performance que podem ajudar você a descobrir como criar metas e objetivos que vão além de valores ou quantidades vendidas, veja: 8 indicadores de performance que todo vendedor deveria usar