Cansado de reuniões chatas e sem sentido? Nós também! Reunir-se frequentemente com sua equipe de vendas é essencial para alinhar expectativas, comunicar resultados, ajustar estratégias e pensar em soluções capazes de impulsionar o desempenho individual e coletivo.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O primeiro passo para melhorar o desempenho da equipe de vendas é realizar uma reunião periódica focada nos resultados das métricas implementadas.
  • Os vendedores devem ter espaço para dar feedbacks e sugestões, bem como o gestor de vendas deve abordar as tendências do mercado em que a empresa atua para ajudar a equipe a desenvolver diferenciais nas apresentações para potenciais clientes.
  • Com o mercado cada vez mais dinâmico, introduzir novas ferramentas que possam otimizar o processo de vendas, como o CRM, é um tópico muito importante.
  • Um bom vendedor precisa conhecer bem os seus principais concorrentes.
  • O script de vendas pode ser determinante para o sucesso de uma negociação. Outra técnica valiosa é a da contra-argumentação – o vendedor deve confrontar o prospect com respostas que transmitam confiança.
  • Veja como construir times de vendedores de alta performance no  Guia KPIs de Vendas.

Por isso, é fundamental escolher temas de reunião que sejam realmente relevantes!

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 8 dicas de temas para reunião de equipe de vendas. Continue a leitura e saiba quais tópicos você poderá abordar no próximo encontro com seus vendedores.

Mas antes de seguir com a leitura, confira nosso infográfico que mostra 10 dicas de ouro de como fazer a gestão de uma equipe de vendas e saiba como ajudar seu time a crescer!

>>>> Aproveite e leia também: reunião de kick off de vendas — o que é e 5 dicas de como realizar esse encontro com o seu time de vendas

8 temas para reunião de equipe de vendas

1. Resultados das métricas implementadas

Iniciando a nossa lista de tópicos para reunião de vendas, é fundamental se reunir de maneira periódica com a sua equipe de vendedores para apresentar os resultados das métricas implementadas.

Essa é uma oportunidade para discutir o desempenho dos colaboradores e identificar quais aspectos precisam ser melhorados, bem como dar o devido reconhecimento quando os resultados forem positivos.

Nesse sentido, é fundamental ter um bom sistema de CRM de vendas, como é o caso do Agendor. Com ele, você tem acesso a um sumário com tudo o que a equipe comercial fez durante o mês. Isso inclui vendas que foram concretizadas, oportunidades perdidas e os negócios que foram iniciados. Legal, não é?

Sabemos que você deve estar pensando que essa funcionalidade desse ser cara e inacessível, não é mesmo? Pois é aí que você se engana! O Agendor é para todo mundo.

Quer ver na prática o que ele pode fazer pelas suas vendas? Então faça sua inscrição hoje mesmo e teste gratuitamente!

>>>> Veja mais: métricas e indicadores para avaliar o desempenho de seus vendedores

2. Sugestões dos vendedores

Nesta dica de temas para reunião de equipe de vendas, é importante que você dê espaço para que os vendedores possam dar o feedback deles em relação a diferentes aspectos do setor.

Sendo assim, busque promover encontros apenas para ouvir as sugestões dos seus profissionais de venda, sem julgamentos. Permita que eles se sintam à vontade para falar sobre as dificuldades enfrentadas, as metas estabelecidas e os processos como um todo.

A intenção é fazer com que cada vendedor apresente ideias e proponha melhorias. Isso, além de estimular insights valiosos, fomenta a colaboração, o engajamento e a sensação de pertencimento dos vendedores.

3. Principais tendências do mercado

Este é um dos tópicos para reuniões de vendas que você não pode deixar de abordar com a sua equipe. É de extrema importância que os vendedores tenham pleno conhecimento sobre as principais tendências do mercado em que a empresa está inserida.

Mantenha-os atualizados sobre o que há de novo no mercado, como técnicas, boas práticas, lançamentos de produtos, etc. Dessa forma, com vendedores atentos às novidades, é possível desenvolver diferenciais na hora de apresentar uma solução para um cliente em potencial.

>>>> Saiba mais: o que são tendências de mercado e por que investir nelas

4. Introdução a novas ferramentas

Uma outra dica de temas para reunião de equipe de vendas se refere à introdução de novas ferramentas que farão parte da rotina dos vendedores.

Com mercados cada vez mais dinâmicos e suscetíveis a mudanças, é comum que se faça necessário implementar ferramentas capazes de otimizar o processo de vendas e torná-lo mais eficiente.

Nesse sentido, apresentar uma nova ferramenta pode ser um tópico relevante para ser tratado em uma reunião com a equipe de vendas. Essa será uma oportunidade para que os vendedores possam começar a se familiarizar com a ferramenta em questão.

O CRM, por exemplo, é uma das mais importantes ferramentas de vendas. Saiba mais sobre ele:

>>>> Veja também: ferramentas de produtividade que estão vencendo a crise

5. Principais concorrentes

Um bom vendedor precisa também conhecer bem seus principais concorrentes. Por isso, um bom tema a ser abordado em uma reunião se refere à concorrência, especificamente sobre:

  • As soluções que eles oferecem;
  • O preço praticado por eles;
  • O discurso de venda;
  • As ameaças que eles podem representar para a sua empresa;
  • O que pode ser feito para conseguir se destacar.

>>>> Este post pode ajudar você: análise de concorrência — como fazer e seus benefícios para a estratégia comercial

6. Como lidar com objeções

Outra temática que você também pode trazer à tona em uma reunião de vendas diz respeito a como lidar com as objeções dos tomadores de decisão.

Revise com seus vendedores as melhores técnicas de vendas e os contra-argumentos que eles devem apresentar quando confrontados com uma objeção de um potencial cliente.

Junto com eles, desenvolva uma série de boas respostas para que o prospect sinta confiança no discurso e aceite fechar negócio.

Saber qual o perfil do cliente que você está atendendo ajuda bastante na hora de lidar com as objeções. Não sabe identificá-los? Então veja o infográfico abaixo que mostra os 6 principais e o que esperar de cada um!

>>>> Este tema também pode ser bem interessante: vieses cognitivos — o que são e como incorporá-los às técnicas de vendas para aumentar as conversões

7. Revisão do script de vendas

Um bom script de vendas pode ser determinante para o sucesso de uma negociação.

Portanto, você pode reunir-se com seus vendedores para revisar ou construir um novo script, o qual servirá como um guia para o profissional durante todo o processo de venda.

>>>> Leia mais: como preparar um modelo de script de vendas de telemarketing ativo que “segure” seu cliente

8. Atualizações do status de uma venda grande

Diferentemente do que se costuma observar no mercado B2C, as vendas B2B costumam demorar mais tempo para se concretizarem. Isso acontece porque, dentre outros motivos, há diferentes pessoas que precisam decidir sobre a compra da solução apresentada.

Tendo isso em vista, nesta última dica de temas para reunião de equipe de vendas, é importante se reunir com os vendedores para que sejam feitas atualizações sobre o andamento das negociações e sobre o que pode ser feito para agilizar o fechamento da venda.

Essas foram as nossas dicas de tópicos para reunião de vendas. Portanto, se você estava em dúvida sobre que tratar no seu próximo encontro com seus vendedores, agora você tem 8 boas sugestões.

Mas como fazer as reuniões darem certo? Veja como neste vídeo:

[Bônus] Faça reuniões mais produtivas com equipes mais motivadas: é hora de conhecer o Funil dos Sonhos

Encontrar os melhores temas de reunião para equipe de vendas é essencial para conduzir diálogos produtivos. Mas como esperar produtividade em uma reunião se os vendedores não estão motivados? Se você vive ou já viveu uma situação como esta com sua equipe, esse bônus é para você.

Mapeamos as principais razões para a falta de engajamento dos times de vendas e descobrimos que um dos principais drivers para a desmotivação é a falta de conexão entre os objetivos pessoais e profissionais dos vendedores.

Para contornar este obstáculo, criamos o Funil dos Sonhos, uma ferramenta que conecta os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Sua interface é amigável e o preenchimento é intuitivo: basta inserir dados sobre as motivações pessoais (como viagens, estudos, um carro, casa própria etc) e sobre a cadência de vendas na rotina do agente. A partir daí, o sistema cruza os dados e estabelece as metas necessárias para que aquele sonho seja realizado no período pré-determinado no cadastro!

Conheça mais sobre o Funil dos Sonhos no vídeo abaixo:

Que achou desses temas de reunião para a equipe de vendas? Quer algumas fontes para se preparar para essas reuniões? Então, confira nossos materiais educacionais, com e-books gratuitos como estes: