As frases de reconhecimento profissional são instrumentos cruciais para engajar e motivar os colaboradores.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Frases de reconhecimento profissional são mais do que um simples elogio, são uma ferramenta de liderança para motivar a equipe.
  • Este tipo de reconhecimento está ligado às necessidades humanas de auto realização, que estão no topo da Pirâmide de Maslow.
  • O impacto de usar frases de reconhecimento pode ser percebido em melhoria da segurança psicológica, redução do turnover e incremento na produtividade.
  • Monitorar o desempenho da equipe por meio de indicadores é essencial para poder dar feedbacks positivos aos profissionais com melhor desempenho. Confira um material gratuito sobre o tema, baixando o Guia KPIs de Vendas.

Imagine que, depois de uma semana desafiadora, você abre o seu e-mail ou se aproxima da sua mesa no escritório e encontra uma frase de reconhecimento profissional do seu líder ou de seus colegas de trabalho, para você. Que tipo de sentimento isso geraria?

Temos certeza de que, no mínimo, um sentimento muito bom se instalaria em você, e o dia, a partir daí, se tornaria muito mais leve, não é mesmo?

Contudo, as frases de reconhecimento profissional nem sempre precisam ser provenientes de um desafio. É possível compartilhar palavras de incentivo, gratidão e motivação em vários contextos.

A questão central é que esse gesto simples tem efeitos significativos no que diz respeito à produtividade e engajamento dos colaboradores.

Se você é líder de um time, precisa ler esse artigo. Aqui, separamos 37 frases de reconhecimento profissional que você pode utilizar para agradecer e estimular o desempenho da sua equipe. Confira!

Por que as frases de reconhecimento profissional são importantes?

Para entendermos a real importância das frases de reconhecimento profissional, precisamos retomar brevemente um dos conceitos da psicologia mais utilizados em administração de empresas e marketing: a Pirâmide de Maslow, também chamada de Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas.

A Pirâmide de Maslow ilustra por quais necessidades um ser humano passa, para então atingir a autorrealização. Isso significa que existe uma hierarquia: determinadas necessidades precisam ser atendidas para que uma pessoa se sinta, de fato, bem-sucedida.

Nesse contexto, a pirâmide é construída da seguinte forma, de sua base até o topo:

  1. Necessidades fisiológicas: são as mais básicas e essenciais da pirâmide. Elas representam aquilo que é preciso para o funcionamento biológico do corpo humano, como: comer, beber água, respirar, dormir.
  2. Necessidades de segurança: são aquelas que garantem a integridade física e emocional de um indivíduo, como segurança financeira, pessoal e de família, e segurança de propriedade.
  3. Necessidades sociais: a partir daqui, as necessidades físicas passam a ser atendidas. Agora, é preciso focar nas necessidades emocionais. A primeira delas é a necessidade social, de ter relacionamentos, afeto e pertencimento a um determinado grupo.
  4. Necessidades de estima: essas necessidades envolvem sentir-se bem e valorizado por aqueles que cercam o ser humano.
  5. Necessidade de autorrealização: estão no topo, ou seja, todas as necessidades anteriores já foram supridas. Agora, um indivíduo passa a ansiar por sucesso pessoal e profissional. 
pirâmide de maslow

Fonte: Marcus Marques

Revisitamos esse conceito para destacar que o reconhecimento e a valorização fazem parte de uma necessidade intrínseca do ser humano. Isto é: todos nós, de uma forma ou de outra, precisamos e buscamos isso.

Além disso, esses aspectos são fundamentais para que seja possível atingir a tão desejada realização pessoal e profissional. Em outras palavras, a valorização é necessária para nos mantermos motivados a seguir em frente e conquistar esse objetivo.

Por isso, as frases de reconhecimento profissional não são apenas para agradar seus colaboradores. Elas fazem parte de uma estratégia de gestão de pessoas para aumentar o engajamento do time. Portanto, as frases de reconhecimento profissional podem:

  • melhorar o clima organizacional;
  • reduz o turnover;
  • estimula sua cultura organizacional;
  • promover a produtividade da equipe;
  • oferecer segurança psicológica para os colaboradores;
  • proporcionar feedbacks, sendo construtivos ou não;
  • melhorar a relação entre líder e liderado.

Por outro lado, se pararmos para pensar, entre todas as estratégias para oportunizar esses benefícios, as frases de reconhecimento profissional são as mais fáceis de serem aplicadas, e são uma das que surtem maiores efeitos.

Isso acontece porque ela é uma ação extremamente humanizada, e pode significar muito mais do que um vale-presente. É claro que outras formas de reconhecimento profissional devem ser utilizadas, como bônus, premiações e promoções. Mas é válido refletir sobre como ações simples e genuínas podem representar tanto!

Veja também: 20 frases para o dia do vendedor para sua empresa usar na celebração

37 frases de reconhecimento profissional prontas

A partir daqui, vamos separar as frases de reconhecimento profissional em dois cenários diferentes para que possam ser melhor aproveitadas.

Primeiro, iremos expor frases de reconhecimento profissional que podem ser utilizadas para que os líderes mandem para os membros do seu time. Depois, você irá conferir frases motivacionais que também podem ser enviadas para estimular o desempenho da equipe, combinado?

Então, vamos lá!

Confira também: Frases sobre feedback positivo: conheça 17 ótimas citações

Frases de reconhecimento profissional 

Apesar dessas frases de reconhecimento profissional estarem prontas, devemos chamar sua atenção para uma questão: elas precisam ser personalizadas para a realidade vivida no momento, certo?

Quanto mais orgânica ela estiver, maiores serão seus efeitos. E se vierem acompanhadas de um mimo, ou um presente simbólico, melhor ainda!

Para ideias criativas de presentes para funcionários, confira nosso artigo: 7 dicas de presente para funcionários e “mimos” para sua equipe

“A qualidade do seu trabalho é realmente algo a ser reconhecido. Fico muito feliz em ter você no time. Obrigado!”

“Seu trabalho tem feito toda a diferença durante este projeto. Obrigado por sua contribuição e dedicação!”

“O relatório está muito claro e conciso. Seu trabalho foi realmente lustroso, parabéns!”

“Muito obrigado por participar do treinamento! Sua dedicação para desenvolver talentos é realmente muito inspiradora.”

“Seu cuidado e atenção aos detalhes foram essenciais para o sucesso deste projeto. Parabéns, e muito obrigado!”

“Parabéns pela venda conquistada! Seu potencial é inquestionável. Obrigado por contribuir tanto para o crescimento da área.”

“Seu esforço valeu a pena! Um sucesso mais do que merecido, devemos comemorar. Parabéns!”

“Foi uma semana desafiadora e tanto, não é mesmo? Mas você tirou de letra, estou impressionado! Parabéns e obrigado pela dedicação de sempre!”

“Fico feliz por poder contar com um talento único como o seu no time. Obrigada pela parceria, contribuição e dedicação!”

“Parabéns pelos resultados deste mês! É um prazer ter você no time.”

“É nítida a sua dedicação e criatividade para entregar os melhores resultados. Obrigado por tanta contribuição, por vestir a camisa da empresa!”

“As definições de inspiração para o time foram atualizadas! Saiba que eu e o restante da equipe somos gratos por tê-lo na equipe. Obrigado!”

“Gratidão por ter escolhido a [nome da empresa] para fazer parte da sua jornada profissional. É uma satisfação enorme poder contar com o seu talento!”

“Obrigado pelo apoio e pela confiança neste projeto!”

“Como líder, me sinto inspirado e muito contente por você fazer parte do time

“Seu crescimento na área é admirável, parabéns!”

“Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!”

“Essa promoção é o reflexo da qualidade do seu talento e contribuição. Parabéns!”

Frases motivacionais sobre o reconhecimento profissional dos funcionários

Precisando enviar uma mensagem de apoio e motivação para seu time? Inspire-se em algumas:

“Entramos em uma semana mais desafiadora, mas sei que posso contar com você para atingirmos nosso objetivo. Saiba que pode contar comigo também, para o que precisar. Vamos juntos!”

“Infelizmente não batemos a meta, mas é muito gratificante contar com seus esforços para atingir os objetivos da área. Muito obrigado!”

“Erros também fazem parte de uma trajetória de sucesso. Não deixe que isso defina sua jornada. Vamos trabalhar juntos para melhorar o que deve ser melhorado, sem abaixar a cabeça. Conto com você!”

“Confio no seu potencial e no seu talento!”

“O entrosamento da nossa equipe é o que faz o nosso sucesso. Excelente trabalho, time!”

“Em equipe, tudo se descomplica, tem mais valor, ganha outro interesse. Vamos juntos rumo à meta desse mês, time!”

“Sua limitação é apenas sua imaginação. Confio na qualidade do seu trabalho!”

Veja também: 27 frases de liderança e motivação para citar na hora certa

Frases famosas para motivar colaboradores

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. ” (José de Alencar)

“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta. “ (Mary Kay Ash)

“A persistência é o caminho do êxito. ” (Charles Chaplin)

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.” (Thomas Edison)

“Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.” (Dalai Lama)

“Seu trabalho vai preencher grande parte da sua vida e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho.” (Steve Jobs)

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.” (Robert Collier)

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” (Ayrton Senna)

“Quando as aranhas tecem juntas, podem matar um leão” (Provérbio Etíope)

“Coloque seu coração, mente e alma até mesmo nas menores coisas que você fizer. Esse é o segredo para o sucesso. ” (Guilherme Ávila)

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos. ” (Michael Jordan)

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência. ” (Henry Ford)

O reconhecimento é essencial para as estratégias de gestão de equipes. Quando nos sentimos valorizados e pertencentes, damos o nosso melhor para conquistar os objetivos almejados.

Por isso, salve este artigo para ter em mãos diversas opções de frases de reconhecimento profissional que você pode enviar para os membros do seu time quando for necessário!

E não pare por aqui. Continue aprendendo mais sobre gestão de equipes em nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes