Aplicar ferramentas de gestão de pessoas deve ser uma das prioridades de uma organização que visa um crescimento saudável de seus negócios.

Por que?

Bom, existe uma citação de Simon Sinek, palestrante e especialista em liderança muito pertinente para responder essa questão: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

Quando o capital humano das empresas recebe a devida atenção e investimento, pode promover grandes diferenciais das organizações em relação à concorrência, alavancar seus resultados e elevar sua competitividade. 

Portanto, conhecer meios para aprimorar e reter seus colaboradores é fundamental, afinal, sem eles, uma empresa simplesmente não existe.

Para isso, neste artigo apresentaremos algumas ferramentas de gestão de pessoas que você deveria utilizar para impulsionar o desenvolvimento de talentos de forma contínua tendo mais clareza sobre o desempenho do time, e traçando estratégias mais assertivas. Boa leitura!

Mas afinal, por que utilizar ferramentas de gestão de pessoas?

Um estudo da Sodexo aponta que a nota média do brasileiro para sua satisfação com o trabalho é de 6,8 pontos. É claro que existem vários fatores que contribuem para a insatisfação dos colaboradores, mas é papel do RH tentar entender e reverter essa situação.

Contudo, alguns processos na área de recursos humanos podem ser muito burocráticos, por isso, as ferramentas de gestão de pessoas surgiram justamente para dar suporte ao departamento na condução de estratégias e nas tomadas de decisão.

Vamos mostrar as principais ferramentas de gestão de pessoas, mas isso não significa que você precisa utilizar todas elas na sua organização. O interessante é justamente a possibilidade de ir adaptando as estratégias de acordo com seu modelo de negócio ou com o seu momento. Você pode também misturar as ferramentas ou intercalá-las para criar ainda mais dinamismo nos processos de RH.

Leia também: People Analytics: o que é e como aplicar em 6 passos

Quais são as vantagens de usar uma ferramenta de gestão de pessoas?

São inúmeras as vantagens promovidas pelas ferramentas de gestão de pessoas. Veja alguma delas:

Quais são as ferramentas de gestão de pessoas?

Vamos entender agora como viabilizar tudo isso com as principais ferramentas de gestão de pessoas? Veja a seguir:

1. Pesquisa de clima organizacional

Esta pesquisa mensura o grau de satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente interno por meio de entrevistas ou formulários, o que auxilia a liderança a aprimorar práticas de desenvolvimento e entender seus pontos fortes e fracos.

A pesquisa deve ser analisada e utilizada para nortear projetos que visam melhorar a percepção que os funcionários têm em relação à empresa onde trabalham.

2. Avaliação de desempenho individual

Entender como um colaborador está desempenhando é primordial para identificar pontos de melhorias e promover a alta performance. Para isso, é preciso fazer uma avaliação detalhada sobre o esforço e a produtividade dos funcionários e acompanhar esses resultados.

É claro que esta não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, temos uma planilha de avaliação de desempenho de funcionários gratuita com dois modelos de avaliação que você pode baixar agora mesmo clicando aqui.

Leia também: Como fazer avaliação de desempenho individual? Passo a passo e exemplo de formulário

3. Feedback contínuo

Esta é uma ferramenta de gestão de pessoas tão importante que deve fazer parte da cultura organizacional da empresa.

Quando bem aplicados, os feedbacks promovem um clima organizacional muito mais saudável. E lembre-se: reconhecimento no trabalho também é feedback! Portanto, essa prática não é focada apenas na correção de erros, mas também demanda a celebração de resultados atingidos.

Além de favorecer o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, a empresa garante que suas expectativas estejam sempre alinhadas com a equipe.

Este artigo também pode interessar a você: Entenda o que é uma reunião one-on-one e como tirar o melhor proveito dela

4. Programas de capacitação

Investir no desenvolvimento dos funcionários é uma das maneiras mais eficientes para reter talentos e construir carreiras sólidas. 

Com isso, o colaborador reconhece que a empresa se preocupa com o seu crescimento, se torna mais engajado e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais.

Veja alguns cursos que você pode indicar para seu time de vendas em nosso artigo: Procurando cursos para vendedores? Veio ao lugar certo!

5. Campanhas de incentivo

A comissão é, sim, uma das campanhas de incentivo mais eficientes para motivar a equipe a atingir melhores resultados. No entanto, existem outras maneiras de premiar metas alcançadas, como viagens, cursos, computadores, eletrodomésticos, jantares, etc.

Crie uma campanha de incentivo que esteja alinhada com a cultura da sua empresa e, principalmente, com as metas estipuladas. Em vendas, é preciso ter como aliado um sistema de CRM para calcular premiações e objetivos que façam sentido.

Veja este infográfico sobre como criar campanhas de incentivo de vendas: 

6. Avaliação comportamental

A gestão baseada no comportamento dos colaboradores é uma excelente ferramenta para preservar o nível de satisfação deles. Seu objetivo é entender quais são as habilidades de um funcionários e delegar atividades que promovam, naturalmente, um bom desempenho.

Veja mais: Treinamento comportamental: 5 habilidades para desenvolver com seus funcionários

[BÔNUS] Funil dos Sonhos

Nossa última dica de ferramenta de gestão de pessoas é mais focada para times de vendas, na verdade.

Muitas vezes, as comissões não são suficientes para motivar e engajar vendedores a atingirem metas. Não é que não sejam justas. Mas, ocasionalmente, parece que falta algo a mais, não é mesmo? Algo que nos faça brilhar os olhos!

Então, que tal entender quais são os sonhos dos vendedores e mostrá-los como suas vendas podem ajudar a trilhar o caminho para essas conquistas? Foi pensando nisso que o Agendor criou o Funil dos Sonhos.

Essa ferramenta alinha as metas pessoais dos colaboradores, com os objetivos da empresa. Isso promove maior engajamento e produtividade dos vendedores e, consequentemente, resultados incríveis para o negócio.

Saiba mais sobre o Funil dos Sonhos: 

O que achou das nossas dicas de ferramentas de gestão de pessoas? Já conhecia alguma delas?

Não pare por aqui! Para aprimorar ainda mais sua gestão, baixe nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes