Veja quais são os requisitos fundamentais dos cursos para vendedores e tenha acesso a uma lista de materiais, cursos e e-books.

Muitas pessoas procuram se especializar na área de vendas e a maneira mais prática de fazer isso é procurar por cursos.

Seja para um vendedor iniciante ou um expert que está procurando mais informações, conhecimento nunca é demais.

Se você está buscando um curso para indicar aos seus vendedores, é super importante avaliar se ele realmente vale a pena. Hoje em dia existem milhares de cursos para vendedores, mas será que todos valem a pena?

O Guia das Negociações de Sucesso

Como vencer objeções de clientes e chegar ao "SIM"

Muitos deles são superficiais e clamam possuir a “fórmula secreta para vender mais e atingir o sucesso”, quando na verdade são mais do mesmo.

Para que você não seja enganado, vamos abordar aqui quais são os pontos essenciais em um curso e o que você deve procurar, além de dar algumas sugestões de cursos de vendedores que valem a pena!

O que buscar em um curso para vendedores?

O sumário do curso deve ter todas as informações que vamos abordar aqui. Se não tiver, desconfie!

Se o objetivo é fazer uma carreira em vendas, uma breve história das vendas é essencial. Conhecimento é o ponto de começo para o sucesso.

Em todas as profissões existe uma parte dos estudos dedicada a história e desenvolvimento da atividade no decorrer do tempo, e isso não é por acaso.

Entender de onde as técnicas vieram, porque certa metodologia caiu em desuso e quais são os maiores nomes em vendas, por exemplo, é essencial para um bom desenvolvimento na profissão.

Em que tipo de vendas você quer que seu time se especialize? Simples ou complexas?

Essa informação é crucial na hora de comprar um curso para vendedores, pois se a escolha não for feita com precisão, a possibilidade de gastar dinheiro à toa é grande.

Vendas simples são aquelas realizadas por vendedores de shopping, varejo, e-commerce. Os clientes que procuram esses vendedores já possuem a vontade de adquirir algum produto/serviço.

Cabe ao vendedor nesse momento, através de técnicas de fechamento e persuasão, convencê-lo de que aquele é o momento e o local certos para isso.

Vendas complexas possuem um ciclo de vendas bem maior.

Existe mais de uma pessoa envolvida na decisão de compra (que é muito mais racional que emocional), a oferta é mais conceitual, a compra é definida por critérios técnicos e o processo de vendas é extremamente importante.

É necessário um número bem maior deles para converter um lead em cliente, como: orçamentos unitários, amostras ou trials, pré-projetos, análises prévias, contrato físico, etc.

Se o vendedor quer se especializar em vendas complexas, um treinamento em vendas simples é praticamente inútil.

Procure cursos que prezem pelos conhecimentos técnicos. Muitos cursos de vendedores se baseiam em conteúdos motivacionais para estabelecer suas temáticas.

Não é que a motivação não seja importante, mas seus efeitos são mais “temporários”.

Conhecimentos específicos, que vão durar por toda a carreira do vendedor, são bem mais valiosos! Conceitos como as forças de Porter, matrizes SWOT e metodologia pipeline devem estar presentes.

Aprenda o que há de mais moderno em técnicas de atendimento e vendas.

Aprenda o que há de mais moderno em técnicas de atendimento e vendas.

Existem outras técnicas que também farão a diferença na formação de um vendedor. São elas:

  • Linguagem corporal: se o vendedor vai entrar em contato direto com seus leads, é crucial que ele leia ao menos um pouco a linguagem corporal do prospect, para então elaborar respostas de acordo com ela.
  • PNL aplicada a vendas: aprender a como gerar rapport (conexão) com o cliente ou conhecer os diferentes tipos de perfis para então tratar cada um de acordo, são habilidades extremamente positivas que podem ser abordadas em cursos para vendedores.
  • Criação de âncoras: onde se aprende a criar emoções positivas no lead sempre sobre sua solução.

Alguns cursos relevantes para vendedores, e outros materiais

1. Curso “O Fim das Vendas e do Marketing da Insistência”, do Renato Gosling

Renato Gosling é CEO da ProspectaInc, palestrante e articulista, já trabalhou em empresas como Y&R, Grupo Eugenio, Rede Elemídia e Hands Mobile.

É também autor do livro “O vendedor do futuro“, além de ser professor da Faculdade Impacta e mentor na Endeavor e na ABStartup.

Saiba mais sobre o seu curso: O Fim das Vendas e do Marketing da Insistência.

2. Curso para vendedores do Diego Gomes

O Diego Gomes é um nome conhecido em vendas. Co-fundador da Rock Content, empresa de sucesso de Marketing de Conteúdo, também possui um blog pessoal, o Webholic.

Através dele, ele oferece um curso de vendas totalmente grátis, com conteúdo relevante e atual.

3. Webinar Resultados Digitais

A resultados Digitais possui uma ferramenta de Automação de Marketing e é uma das startups com crescimento mais rápido do Brasil.

Vale muito a pena assistir seu webinar sobre as mudanças que estão transformando o mundo das vendas, onde abordam temas como a mudança no processo de compra pelos consumidores e como novos canais online, como a internet e as mídias sociais, influenciam na compra.

4. Meu sucesso

Apesar de não ser voltado exclusivamente para vendas, o site Meu Sucesso oferece um curso que analisa a carreira de vários empreendedores de sucesso.

Todo vendedor tem um espírito empreendedor, e as aulas se dão com os maiores experts do Brasil.

Vale a pena convidar seu time a se inspirar com essas histórias!

A formação um profissional de vendas, hoje em dia, passa necessariamente pelo conhecimento de marketing.

A formação um profissional de vendas, hoje em dia, passa necessariamente pelo conhecimento de marketing.

5. E-books

E-books também são uma ótima opção na hora de realizar um treinamento ou completar um curso para vendedores.

O Agendor tem muita experiência com vendas, e elaborou esses e-books que você pode adquirir de forma completamente gratuita:

E-book sobre o funil de vendas (baixar): O funil de vendas é uma ferramenta para acelerar o processo de vendas. Sua personalização pode ser um diferencial para sua empresa, e se seus vendedores entenderem bem o processo de funil de vendas e o aplicar, o resultado será visível!

E-book sobre a prospecção (baixar): a personalização e a elaboração de um perfil para um cliente, ou mesmo um prospect, é ideal para uma venda de sucesso! Veja como nesse e-book.

E-book sobre como ser mais produtivo em vendas: entenda e aplique a relação entre o relacionamento com o cliente e o processo de vendas.

6. Materiais extras

Falamos aqui sobre algumas técnicas que todo vendedor precisa aprender, como linguagem corporal e PNL. A seguir vamos listar alguns materiais que você pode usar para estudar!

Alguns dos materiais que citamos podem estar em inglês, e você e seu time precisarão dessa habilidade para aproveitá-los.

Se a totalidade do seu time não fala inglês (o que não é indicado nos dias de hoje!), escolha um vendedor que fale e o recompense por fazer o curso e o repassar para seus colegas depois.