Você quer se tornar um vendedor melhor? Que tal alguns dos melhores TED talks de vendas para mudar um pouco a sua maneira de pensar

Às vezes precisamos de pequenos momentos de inspiração e educação para que sejamos colocados fora de nossas maneiras tradicionais de pensar.

Geralmente, um ótimo exemplo são os TED talks, que têm o poder de nos inspirar com histórias que nos colocam completamente fora da caixa.

Você conhece o TED Talk? Sabe o que é?

Trata-se de um site que disponibiliza palestras curtas, geralmente com no máximo 20 minutos, gravadas ao vivo e ministradas por grandes experts em diversos assuntos, ao redor do mundo.

Depois de gravados, os vídeos ficam disponíveis no site para quem quiser assistir, gratuitamente. TED Talks podem ser motivacionais, inspiradores, educativos e trazem ótimos insights.

Se você já é um entusiasta dos TED talks, certamente deve ter aprendido muito com as experiências e informações compartilhadas.

Preparamos uma apresentação com as principais dicas deste artigo. Confira a apresentação dos melhores TED talks sobre vendas clicando na imagem abaixo.

Mas, de qualquer maneira, selecionamos 5 talks que certamente irão ajudar você a repensar sobre o seu trabalho e sobre sua vida de maneira diferente de agora em diante.

melhores TED talks de vendas

5 TED talks que irão ajudar você a ser um vendedor melhor

Os 5 melhores TED Talks sobre vendas

#1. Tente algo novo por 30 dias

Matt Cutts pode realmente ser inspirador. Grande parte do que ele fala é simples, e nos pegamos pensando em porque não pensamos nisso antes.

Você pode estar pensando no que isso tem a ver com as vendas.

Mas você, no dia a dia do seu trabalho, já deve ter deparado com um padrão: a equipe de desenvolvimento de negócios tem alguns sucessos iniciais, os clientes estão felizes e a equipe está crescendo.

Então eles chegam a um ponto em que a venda não é mais tão simples como antigamente. No entanto, os vendedores continuam se aproximando dos mesmos tipos de clientes potenciais, da mesma maneira, usando os mesmos processos.

Decidido a fazer uma mudança ou usar um ângulo diferente para chegar onde você quer pode ser difícil.

Para tentar algo novo é preciso muita coragem, mas se você não se dá a chance de fazer pequenas alterações na forma como você se aproxima das pessoas com o seu trabalho, você pode alcançar resultados que nunca pensou que pudesse alcançar.

Veja outras dicas de vídeos em nosso blog: Documentário de empreendedorismo: capacitação e diversão

#2. A chave para o sucesso

Angela Duckworth provavelmente seria uma boa amiga se pudéssemos conhecê-la.

Em vendas, o sucesso não depende apenas de sua capacidade de fazer as coisas acontecerem rapidamente ou, de saber muito sobre seus potenciais clientes. Isso ajuda, mas não é tudo.

As vendas têm muito a ver com paixão e perseverança para a vida, junto com metas de longo prazo, que são muito importantes. Mas, precisamos também estarmos prontos para cair no chão.

Estar preparado para cair no chão é entender que o processo de vendas não é um tiro de 100 metros, mas sim uma maratona.

Mais “aulas” para assistir com seu time: 8 vídeos motivacionais que vão dar um UP em sua equipe

#3. Sua linguagem corporal diz quem você é

Geralmente, prestamos muita atenção no que falamos, no que vestimos, no que escrevemos, mas não prestamos muita atenção na linguagem do nosso corpo, não é mesmo?

Mas acredite, mesmo inconscientemente, estamos atentos à linguagem corporal das outras pessoas.

Se você já presenciou um aperto de mão fraco, você sabe que a linguagem corporal realmente  funciona e passa uma mensagem. Nesse caso, o aperto de mão fraco comunica que a pessoa pode não ser confiante.

Pessoas poderosas tendem a ser mais assertivas e mais confiantes, de acordo com Amy Cuddy.

A maneira mais fácil de se comunicar é através de sua linguagem corporal. Pense sobre o que o seu corpo está dizendo aos seus potenciais clientes, parceiros estratégicos e colegas de trabalho.

“Nossas mentes mudam nossos corpos e nossos corpos mudam nossas mentes”,  Amy Cuddy.

#4. Quer ajudar alguém? Pare de falar e escute

Ernesto Sirolli é um humanitário e o seu talk é em grande parte sobre seu trabalho com várias ONGs na década de 70. Mas, cada vendedor e empreendedor deve traduzir a mensagem de Sirolli em seu trabalho.

É preciso disciplina para abrandar, calar e ouvir. Com muita frequência, os vendedores aparecem com a intenção de falar, falar, falar, em vez de ouvir.

Podemos chegar com um script programado em nossa cabeça que, de acordo com os números demonstra que nosso produto vai ajudar nosso cliente.

Vamos para uma reunião com o intuito de dizer sobre os benefícios de nossos produtos, sobre nossas ideias, e sobre como somos maravilhosos em ajudar nossos clientes.

Acabamos falando apenas sobre nós mesmos e, no fim das contas, vamos embora sem fazer perguntas, sem falar sobre o cliente, que é o que interessa, e sobre os problemas deles, que é o que realmente alavanca uma venda.

Quando você for fazer vendas, for pensar em vender e em como o seu produto pode ajudar, lembre-se, antes de mais nada, de ouvir e fazer perguntas.

“Devemos nos tornar amigos e descobrir o que a pessoa quer fazer… a paixão que a pessoa tem para o seu próprio crescimento é o mais importante de tudo.”

Confira também: Vídeos sobre liderança e motivação que você precisa assistir

#5. Como os grandes líderes inspiram a ação

Sem dúvida um dos melhores TED Talks sobre vendas, nesta palestra, Simon Sinek fala sobre como líderes inspiram a ação e por que algumas empresas tem sucesso enquanto outras são um verdadeiro fiasco.

Recentemente, o seu novo livro Por quê? Como grandes líderes inspiram a ação mostra o que grandes líderes fazem de diferente de todo o resto.

Esse talk é precioso para qualquer pessoa, independente de ser um vendedor, ou que tenha qualquer outro cargo que queira despertar o verdadeiro sentido da liderança e fazer diferente.

Você está pronto para começar?

Esses 5 TED talks de vendas podem ajudar você não apenas a se tornar um vendedor melhor, mas também uma pessoa melhor, com novos comportamentos, abordagens e visão sobre a vida.

Se você gostar das ideias que os talks irão ajudar a brotar da sua cabeça, continue no site do TED. Eles têm milhares de talks sobre os mais variados assuntos que podem nos ajudar a abrir nossa mente.

Certamente você vai gostar das ideias e provocações que acontecem por lá, e vai encontrar muitas respostas.

Uma dica final: Existe uma página conhecida como TED talk Brasil, que, na verdade, trata-se da relação de todos os TED talks que contam com legendas em português, a partir do próprio mecanismo de busca do site, você pode conferir aqui: TED talks legendados em português

Você tem assistido algum TED talk de vendas ou outros temas que acha que faltou por aqui? Compartilhe seus melhores TED talks nos comentários.