Aproveite um tempo em frente a telinha para curtir um documentário de empreendedorismo e tirar ótimas lições.

Já demos diversas dicas aqui no blog de filmes e documentários motivacionais e de liderança.

Mas, nesta postagem, o foco será em documentários dedicados a mostrar detalhes da vida de alguns grandes líderes empresariais, de negócios de sucesso, dos desafios do empreendedorismo que tiveram que superar, suas táticas, estratégias e a jornada que os conduziram até o topo.

Confira os resumos abaixo (todos eles estão disponíveis no NETFLIX), é só escolher seu documentário de empreendedorismo preferido e assistir acompanhado de uma boa pipoca.

Se quiser, dê uma olhada também em outras listas de filmes e documentários que já recomendamos aqui no blog:

E depois de deixar sua equipe motivada, que tal umas dicas de liderança? Baixe nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

4 documentários sobre empreendedorismo que você precisa assistir

Aqui no Agendor a gente traz diversas dicas e escreve artigos para ajudar você saber cada vez mais como usar o CRM para tornar seu relacionamento com o cliente mais próximo e descobrir a melhor maneira de atender suas necessidades e fechar mais vendas.

Mas além de saber tudo sobre CRM e a gestão de equipes de vendas, você também pode aprender muito e se distrair um pouco ao mesmo tempo, assistindo a um bom documentário sobre empreendedorismo.

Aliás, se você gostar muito do documentário, pode até fazer um pequeno evento motivacional e de capacitação para sua equipe de vendas, em um final de tarde de sexta-feira, que acha da ideia?

Antes de assistir aos documentários, confira esta postagem que pode ajudar você a entender melhor como se relacionar com seus clientes e compare com as estratégias usadas pelos protagonistas dos vídeos: O que é CRM e para que serve?

1- Steve Jobs: Billion Dollar Hippy

Não resistimos à tentação de iniciar nossa lista com este documentário sobre empreendedorismo que retrata a vida de um dos maiores empresários de tecnologia de todos os tempos, Steve Jobs, e a maneira como construiu sua empresa, literalmente “de fundo de quintal”, para se transformar em uma das mais valiosas marcas do mundo.

Do “nerd” que preferiu abandonar a faculdade ao chefe durão e perfeccionista que, segundo alguns, era extremamente grosseiro e até agressivo com seus funcionários, você vai conferir depoimentos e histórias reais incríveis de quem conviveu e trabalhou com ele, inclusive o lendário cofundador da Apple, Steve Wozniak.

É importante ficar atento à fase em que Jobs saiu da presidência da empresa, por ordem do conselho administrativo, e fundou uma outra emblemática organização de sucesso, a Pixar, para, anos mais tarde, voltar triunfante ao comando da empresa que criou, em uma tentativa desesperada do mesmo conselho de tirá-la de uma crise.

Confira o trailer do filme:

2- Iris

Iris Apfel é uma empresária da moda que, com quase já cem anos de idade, continua ativa e empreendedora.

Cultuada por gerações de amantes da alta costura, esta empresária é o foco deste documentário de empreendedorismo que mostra não apenas sua carreira e sua maneira única e inconfundível de lidar com a indústria da moda, mas também suas inciativas relativas à economia criativa.

Outro ponto interessante do vídeo é a maneira como ela teve que superar preconceitos para se manter em atividade por tanto tempo.

Se você trabalha com moda ou outras áreas ligadas à criatividade, este documentário foi feito para você.

Dê uma olhada no que espera por você:

3- Atari: Game Over

Quem se liga nos videogames atuais, como Playstation e Xbox, possivelmente já ouviu falar da Atari, a maior fabricante de jogos de videogame dos anos 80.

Esta empresa ascendeu ao sucesso de forma inovadora e com alguns  golpes de sorte, se consolidou no mercado, e repentinamente, entrou em decadência, acabando por sair do mercado.

Neste documentário sobre empreendedorismo, a história sobre a escolha do filme ET, o extraterrestre” para tema de um de seus jogos é considerada a causa de seu fracasso.

Vale muito a pena conferir, veja algumas cenas em que os documentaristas acreditam terem encontrados cartuchos do jogo enterrados, entre outras:

Não quer cair nos mesmo erros do pessoal da Atari? Então lei nosso e-book gratuito: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas

4- Fome de poder

Você sabia que a rede McDonald’s foi vendida por um preço relativamente barato pelos dois irmãos que criaram a franquia de hambúrgueres mais famosa do mundo para um vendedor experiente e muito esperto chamado Ray Kroc?

Pois é, se soubessem o valor milionário e as proporções que sua rede de lanches rápidos atingiria, talvez os dois irmãos nunca a vendessem, mas será que eles tinham o potencial de liderança e inovação que Ray Kroc soube imprimir aos negócios da rede?

Entre muitas sacadas inteligentes e até um pouquinho de romance, uma das maiores lições que se tira deste filme inspirado na vida real (não se pode chamar de documentário, mas a história é tão boa que fizemos questão de incluir em nossa lista) é exatamente esta: uma coisa é ter uma boa ideia e criar um negócio cheio de potencial, outra é saber liderá-lo e fazê-lo crescer em escala mundial.

Experimente matar a vontade de assistir com este trailer:

Se você assistir ao filme, verá todos os esforços feitos para se diferenciar em meio aos concorrentes. Você sabe como fazer isso em sua empresa? Confira este post, ele poderá te ajudar: Como se destacar no mercado competitivo

Que achou de nossa lista de filmes e documentários de empreendedorismo? Sabe outra excelente fonte de inspiração para quem precisa tocar seus negócios e vender mais? O TED Talks, você conhece?

Confira, então, nossas sugestões: 5 TED talks que irão ajudar você a ser um vendedor melhor