Um time que trabalha em harmonia é muito mais produtivo e desenvolve suas atividades com mais qualidade, certo?

No entanto, por se tratar de pessoas, não é fácil administrar essas relações para formar uma equipe de alta performance. Cada pessoa tem uma experiência de vida diferente e isso pode sim gerar conflitos nas relações. 

Além disso, muitas empresas aderiram recentemente ao modelo de trabalho remoto, o que pode ocasionar afastamento entre os membros do time e dificuldade na integração de novos colaboradores.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Então, que atitude a liderança deve tomar para promover a união do seu esquadrão?

Uma maneira de fortalecer o relacionamento da equipe e facilitar a integração de novas pessoas é aplicar dinâmicas de integração de time! Por isso, neste artigo, você vai conferir 6 dinâmicas online e presenciais para aplicar na sua empresa. Confira!

O que é uma dinâmica de integração de time?

A dinâmica de integração de time é uma ferramenta utilizada para melhorar o relacionamento da sua equipe e seu entrosamento de maneira geralmente divertida e descontraída

O capital humano é o bem mais precioso de uma empresa. Se investir na capacitação de cada colaborador já era importante, agora as organizações entenderam que a sinergia entre os membros de uma equipe também é crucial para alcançar as metas e objetivos da área. 

Como efeito, o trabalho em equipe se tornou a habilidade mais procurada pelas organizações em 2021, de acordo com um levantamento da Catho no Guia Tendências de RH para 2021. Isso porque, os profissionais que possuem essa habilidade costumam apresentar uma boa comunicação e flexibilidade.

Como sabemos, não são todos os profissionais que encontram essa destreza para buscar de resultados em conjunto, ou então, para ouvir opiniões divergentes sobre determinado assunto, o que pode fomentar conflitos dentro dos times.

Veja como é possível solucionar conflitos nas equipes neste infográfico do Agendor:

Por isso, apostar em dinâmicas de integração de time é uma maneira de aproximar e socializar os membros da equipe para que possam ter mais sintonia e melhor comunicação do dia a dia, e assim, atingir resultados incríveis. 

Confira agora 6 dinâmicas de integração de time para aplicar na sua empresa agora mesmo!

Dinâmicas de integração de time presenciais

As dinâmicas de integração de time presenciais possuem uma vantagem: o contato físico. Ao nos afastarmos da proteção das telinhas, podemos ficar um pouco tímidos. Mas quando a barreira desse contato é quebrada com a interação pessoal, fica mais fácil estreitar relacionamento com nossos colegas de trabalho!

Veja algumas opções bem bacanas de dinâmicas presenciais que podemos executar:

1. Encontre alguém que…

Nesta dinâmica, o objetivo é motivar os colaboradores a conversarem entre si para conhecer as curiosidades de cada colega. 

O mediador deverá pedir para que cada pessoa do time encontre alguém que…

  • trabalhou em dois empregos ao mesmo tempo;
  • gosta de esportes radicais;
  • tem medo de altura…

Esses foram apenas alguns exemplos, mas você pode adaptar esses tópicos para atender as características de cada pessoa na sua equipe. Antes da dinâmica, é legal conversar com cada participante separadamente para juntos pensar em coisas inusitadas para inserir como tópico!

Depois, exponha essas características para todos os membros do time e deixe que iniciem a dinâmica. Se prepare para altas conversas! 

Veja também: Dinâmica de venda de produtos inusitados: o que é como fazer com seus vendedores

2. Telefone sem fio

Formando um círculo, os participantes devem se sentar uns ao lado dos outros para que possam sussurrar no ouvido de seus colegas.

O mediador deve escolher uma frase um tanto quanto complexa para iniciar. Depois de escolher, deve sussurrar a frase no ouvido para o primeiro participante, como se contasse um segredo que ninguém pode ouvir.

O participante que “recebeu” a frase deve repassá-la para seu colega da direita, que depois de ouvir, deve repassá-la também para seu colega da direita, assim por diante…

Assim que o círculo for completo e todas as pessoas tiverem tido a oportunidade de ouvir e repassar a frase, o último participante deve dizer a frase em voz alta para todos escutem. Pouco provavelmente será exatamente igual a frase inicial e arrancará gargalhadas dos participantes!

3. Quebra-cabeça 

Nesta dinâmica de integração de time você precisará apenas de dois quebra-cabeças idênticos. 

Misture as peças dos quebra-cabeças e separe o time em duas equipes.

Distribua as peças para cada equipe. O vencedor será o grupo que conseguir montar o quebra-cabeça mais rápido. Contudo, não sabem que as peças estão embaralhadas. Logo, é que eles percebam o problema e encontrem uma solução para resolvê-lo, trabalhando a comunicação e a negociação em equipe.

Leia também: Dinâmica de liderança: 5 atividades para ajudar a formar bons líderes na sua empresa

Dinâmica de integração de time online

Para os times remotos podemos aplicar dinâmicas igualmente divertidas! Confira 3 atividades para integração online:

1. Duas verdades e uma mentira

Cada participante afirmará três curiosidades ou fatos sobre ele mesmo, no entanto, uma delas deve ser mentira.

Caberá ao restante do time identificar qual delas é uma falácia. Aqui, é válido pensar em fatos realmente inesperados para gerar ainda mais dúvida na equipe e tornar a situação mais engraçada!

Este artigo também pode ser interessante para você: Dinâmica para inteligência emocional no trabalho: 4 opções para usar com os colaboradores da sua empresa

2. Defeitos e qualidades

Essa dinâmica pode ser um grande instrumento para que os membros do time se conheçam melhor e exercitem a empatia. Afinal, por mais que as pessoas sejam indivíduos únicos, possuem também muitas características semelhantes.

Ao reportar um defeito ou uma qualidade, um colaborador pode se identificar com o outro e se sentir mais confortável dentro da equipe.

Para isso, os participantes devem apenas pensar em 3 defeitos e 3 qualidades que possuem e compartilhar com o restante do time.

3. Fui à Lua e levei…

Um participante deve iniciar a dinâmica dizendo a frase “Fui à Lua e levei…” e acrescentar um objeto. Por exemplo: “Fui à Lua e levei uma guitarra”.

O segundo participante, por sua vez, deve repetir a mesma frase anterior, adicionando mais um objeto, portanto, “fui à Lua e levei uma guitarra e um anel”.

Assim, os participantes devem repetir esta dinâmica. Caso alguém esqueça um item ou erre a ordem dos objetos, será eliminado. O vencedor até o último participante que restar na competição!

A motivação e engajamento do time vai além das dinâmicas!

É complicado manter as dinâmicas de maneira rotineira, afinal, o time precisa se dedicar a suas entregas.

E qual outra maneira podemos encontrar para mantê-los engajados?

Muitas vezes as comissões, campanhas de incentivos e bônus podem não ser o suficiente. Por isso, os líderes precisam incentivar seu time de maneira mais profunda. Que tal conectar as metas de vendas dos vendedores, com seus objetivos e metas pessoais?

Assim, a recompensa deixa de ser simplesmente um agrado da empresa, para se tornar algo maior: a realização de um sonho!

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Funil dos Sonhos! Vinculada ao sistema de CRM, essa ferramenta calcula exatamente quantas tarefas diárias de vendas o vendedor deve fazer para alcançar o seu sonho.

Conheça o Funil dos Sonhos do Agendor:

Seja um líder fora da curva e ajude seu time a alcançarem seus objetivos! Crie agora uma conta gratuita no Funil dos Sonhos!