Estamos em um período de “nervos à flor da pele”, em que está mais difícil evitar insatisfações, pequenos conflitos e outros desafios semelhantes na gestão do time.  Diante disso, já pensou em implementar uma dinâmica para inteligência emocional no trabalho com os seus colaboradores e assim ajudá-los a lidar melhor com situações que envolvem suas emoções?

A inteligência emocional é uma característica cada vez mais relevante e necessária para o ambiente de trabalho, por isso desenvolvê-la tem sido um fator de sucesso para as pessoas e para as equipes!

Afinal, a maneira com que líderes e colaboradores lidam com suas próprias emoções e com a de seus colegas pode impactar no clima organizacional e no desempenho coletivo.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar o que é inteligência emocional e por que esse conceito é tão importante.

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Além disso, vamos mostrar também 4 opções de dinâmica para inteligência emocional no trabalho que você pode aplicar com os colaboradores da sua empresa:

  1. Dicionário de emoções;
  2. Valorize o que há de bom em si mesmo;
  3. Encenando emoções;
  4. Colorindo emoções.

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O que é inteligência emocional?

Mas, antes de conhecermos as dinâmicas, o que é inteligência emocional exatamente?

Podemos defini-la como a capacidade que cada pessoa tem de reconhecer e controlar não somente as suas emoções, mas também as emoções das pessoas que estão à sua volta.

Sendo assim, um indivíduo inteligente nesse aspecto consegue ter consciência sobre seus sentimentos e organizar seus ânimos em diferentes situações.

A pessoa que desenvolve uma inteligência emocional é capaz de motivar a si mesma, controlar suas reações perante diferentes estímulos, ser menos impulsiva e encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.

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Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?

A inteligência emocional é necessária em diferentes aspectos da vida de um indivíduo, inclusive no trabalho.

Em um ambiente em que há significativa cobrança por resultados e por um melhor desempenho, a inteligência emocional vai ajudar a manter o colaborador no eixo e focado em suas metas e objetivos.

Entender e controlar as emoções favorece a tomada de decisões mais assertivas. Além disso, a inteligência emocional contribui para a criação de um ambiente organizacional mais leve e saudável para os colaboradores, o que acaba refletindo na melhoria da produtividade e do engajamento deles.

A importância da inteligência emocional no trabalho também reside no fato de que ela permite aos gestores lidar melhor com situações de conflito.

Com inteligência emocional, passa-se a ter maior controle sobre a maneira de reagir diante de determinadas situações desagradáveis, evitando proferir ofensas e adotar um tom mais agressivo.

Então, podemos dizer que a inteligência emocional é importante para a preservação de boas relações interpessoais no local de trabalho.

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Dinâmica para inteligência emocional no trabalho: 4 opções para usar com os seus colaboradores

Existem diferentes atividades para trabalhar a inteligência emocional dos colaboradores da sua empresa.

Por meio de dinâmicas de grupo, é possível desenvolver essa característica com os seus times e ensiná-los a reconhecer e controlar suas próprias emoções e também a de seus colegas.

Confira a seguir 4 ideias de dinâmicas para trabalhar inteligência emocional no ambiente de trabalho.

1 - Dicionário de emoções

Nesta dinâmica para inteligência emocional no trabalho, deve-se criar uma lista de emoções e pedir para que os colaboradores participantes da atividade dêem o significado para cada uma delas, compartilhando com o grupo.

Como resultado, a equipe terá um dicionário de emoções, o que permitirá compreendê-las com mais clareza quando elas surgirem no ambiente de trabalho.

Isso ajuda também aos vendedores conhecerem diferentes emoções e não confundi-las na hora em que estiverem lidando com elas. Do tipo: estou com raiva ou decepcionado? Estou com medo ou ansioso? E por aí vai. 

E, por fim, é uma ferramenta para que cada um possa expressar como reage ao lidar com cada situação. Desta maneira, os colegas saberão identificar comportamentos e suas causas uns dos outros.

2 - Valorize o que há de bom em si mesmo

Também entre as principais atividades para trabalhar a inteligência emocional dos colaboradores, temos aquela com enfoque em valorizar o lado bom de si mesmo.

Funciona assim: cada colaborador deve colocar no papel todas as qualidades que ele consegue enxergar em si próprio.

Depois, todos são convidados a expor esses pontos positivos para o grupo.

Em uma atividade complementar, o exercício pode ser falar dos colegas, como uma forma de entender como está a auto-imagem de cada um. 

3 - Encenando emoções

Dando continuidade às dinâmicas para trabalhar inteligência emocional no trabalho, nesta terceira opção cada participante deverá encenar uma emoção para o grupo, o qual deverá acertar qual emoção está sendo encenada.

Essa é uma dinâmica que se complementa muito bem ao Dicionário de Emoções que vimos no início da lista e que ajuda a compreender as reações de cada um às suas emoções.

4 - Colorindo emoções

A arte terapia é uma das melhores dinâmicas para trabalhar inteligência emocional dos seus colaboradores.

Forneça papel em branco e lápis de cor e peça para que os participantes representem em desenhos e cores as emoções que eles estão sentindo no momento.

Em seguida, convide-os a uma reflexão coletiva sobre cada desenho.

Veja outros exemplos de dinâmica que pode realizar com seu time:

 

Qual dinâmica irá realizar com a sua equipe?

Bom, essas foram as nossas 4 dicas de atividades para trabalhar a inteligência emocional.

Qual dinâmica de inteligência emocional no trabalho você vai usar com os seus colaboradores?

Para ajudar, veja mais algumas dicas de dinâmicas que você pode fazer em sua empresa de forma rápida e com excelentes resultados:

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