A boa comunicação é, e sempre será, uma das habilidades mais requisitadas para profissionais dos mais diferentes cargos. E uma boa dinâmica de comunicação pode auxiliar!

Principais aprendizados deste artigo:

Além de tornar o trabalho em equipe mais harmônico, a comunicação está diretamente relacionada às interações com os clientes.

Um profissional que sabe se comunicar bem pode promover uma melhor experiência do cliente e, consequentemente, elevar seus níveis de satisfação.

No entanto, a comunicação interna é algo que sempre deve ser melhorado. Afinal, a comunicação verbal e não verbal são instrumentos muito importantes e devemos sempre estar exercitando nossas habilidades a fim de ter um melhor desempenho no trabalho.

Apostar na dinâmica de comunicação é uma excelente maneira de treinar essa habilidade! Além de melhorar a comunicação dos colaboradores, as dinâmicas podem causar boas risadas, motivar a equipe a se aprimorar neste aspecto e oferecer um momento de descontração divertido durante o trabalho.

Neste artigo, separamos uma lista com 6 dinâmicas de comunicação para se inspirar e praticar com sua equipe!

Continue a leitura, aplique a estratégia que for mais adequada para sua equipe e aguarde boas risadas!

Dinâmica de comunicação: 6 exemplos para aplicar

1. Telefone sem fio

Vamos começar pela mais famosa dentro da nossa lista: telefone sem fio!

Quem nunca se sentou em uma roda cheia de amigos para fazer essa brincadeira?

Quando éramos crianças, nem passou pela nossa cabeça que essa brincadeira poderia ser uma excelente dinâmica de comunicação verbal, não é mesmo?

Para quem não está familiarizado, explicamos:

Todos os participantes sentam-se em uma roda. Um deles é escolhido para pensar em uma frase e sussurra-la no ouvido do participante ao lado.

O outro participante, que acabou de receber a mensagem, passa em diante, até que a mensagem chegue à última pessoa, que deve estar do outro lado do participante que iniciou a frase.

O último deve dizer, em voz alta, exatamente aquilo que ele ouviu.

Já avisamos: as chances das frases ditas pelo primeiro e último participantes são baixas! Mas este é um bom modo de exercitarmos nossa dicção e escuta.

Veja também: 3 dinâmicas de atendimento ao cliente para treinar a equipe

2. Jogo de mímica

Linguagem corporal também é comunicação! Por isso, não poderíamos deixar de mencionar o jogo de mímicas como uma dinâmica para melhorar a comunicação.

Boa parte da nossa comunicação é feita de forma não verbal, por tanto, saber usar o nosso corpo para transmitir uma mensagem é muito importante.

Para isso, proponha um jogo de mímicas e, de preferência, que envolvam aspectos da sua empresa, como seus produtos e serviços, ferramentas ou processos.

Divida os participantes em dois grupos. 

Escreva em papéis separados os “objetos” da mímica.

Cada grupo escolherá um representante para sortear uma mímica e interpretá-la em cada rodada. O próprio grupo do participante que realizou a mímica deve acertar. Caso contrário, o grupo adversário tem a chance de acertar a mímica e levar o ponto.

Se nenhum dos grupos acertarem, ninguém leva o ponto.

Esta é uma das dinâmicas de comunicação mais divertidas e garante, no mínimo, muitas gargalhadas da equipe!

Por falar em linguagem corporal, entenda como transmitir confiança através do seu comportamento:

3. Campo minado

A dinâmica de comunicação do campo minado deve ser feita, de preferência, em um espaço físico mais espaçoso.

Isso porque, nesta dinâmica, é preciso espalhar objetos por uma sala.

A proposta dessa dinâmica é a seguinte:

Os participantes são divididos em dois grupos. Cada grupo deve escolher uma pessoa para ser vendada e receber instruções apenas pela comunicação verbal de seus companheiros de equipe.

O grupo deve orientar seus representantes para que atravessem o campo minado sem esbarrar em nenhum dos objetos na sala

Ganha o grupo que conseguir fazer com que o participante vendado chegue à ao final do campo em menos tempo.

Para isso, é necessária uma comunicação bem clara e assertiva. Se o participante vendado esbarrar em algum dos objetos, deverá voltar para o início.

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4. Ilha deserta

Realizar a dinâmica da ilha deserta pode melhorar a comunicação entre a equipe e, ainda por cima, aproximar os relacionamentos interpessoais.

Basicamente, os participantes devem responder às seguintes questões:

  • quem você gostaria que estivesse com você, se estivesse perdido em uma ilha deserta?
  • quem você levaria para uma viagem com direito a três acompanhantes?
  • se você precisasse organizar um evento, para qual colega pediria ajuda?

Os participantes devem, individualmente, escrever os nomes e suas justificativas em um papel.

Depois disso, os participantes devem expor apenas as suas justificativas. As habilidades mais mencionadas devem ser tidas como valores fundamentais para o trabalho em equipe!

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5. A dinâmica dos balões

Treinar a comunicação também significa estar atento àquilo que é dito por outros colegas e líderes.

Para realizar essa dinâmica, você precisará apenas de bexigas e palitos.

É preciso encher as bexigas e distribuí-las para cada participante, juntamente com um palito.

O moderador deve dizer apenas que a única regra é: para ganhar o prêmio, os participantes fiquem com o balão, sem estourar.

Como um impulso, os participantes podem começar a estourar os balões uns dos outros. Entretanto, esta nunca foi uma regra. Por isso, é preciso ter atenção naquilo que foi dito e passado para o grupo.

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Dinâmicas de comunicação também podem ajudar no relacionamento com os clientes. Saiba a importância de ouvi-los:

6. Perspectivas diferentes

Esta é uma ótima dinâmica de comunicação que compara as diferentes interpretações que podem surgir a partir de uma mensagem.

Para colocar em prática, é preciso distribuir uma folha de papel em branco para cada participante.

Deve haver um moderador, que descreverá objetos ou dará instruções específicas para que os participantes coloquem no papel aquilo que estão imaginando como deve ser feito.

Depois de cada rodada, peça para que os participantes comparem os desenhos.

A ideia é que percebam que uma mesma mensagem pode ressoar de maneira diferente para cada pessoa.

Cada pessoa tem perspectivas, referências e histórias diferentes e esses elementos afetam diretamente suas interpretações.

Muito interessante, não é mesmo?

As dinâmicas de comunicação aprimoram as habilidades de escuta ativa e comunicação dos membros da equipe e ajuda os líderes a terem um melhor entendimento sobre o perfil comportamental de cada um.

O perfil comportamental, por sua vez, é uma forma de praticar uma liderança individual para cada colaborador que atua diretamente no aperfeiçoamento de seus pontos de melhoria e no fortalecimento de seus pontos fortes. 

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