Você sabe o que é inteligência emocional? Será que seu chefe sabe administrar sentimentos na rotina?

Muito se fala do uso da inteligência emocional no trabalho . Mas, na prática de nosso dia a dia, como podemos empregar para melhorar nosso desempenho e atingir nossas metas?

Se você sente curiosidade em saber como o tema se relaciona com uma maneira como performamos na rotina, este artigo é para você.

Ao longo deste conteúdo, você aprende:

Conceitos-chave de inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional é a capacidade que algumas pessoas tem de entender e motivar os outros por meio de fatores não intelectuais, desenvolvendo um comportamento inteligente que engloba diversos fatores.

Selecionamos alguns deles que consideramos os mais importantes:

  • empatia: se colocar na situação do outro.
  • percepção das emoções : reparar na voz, gestos e outros indícios para perceber o estado emocional de outras pessoas.
  • usar as emoções a seu favor : potencializando como positivas, como a motivação, superando as negativas, como o medo.
  • sentido como emoções : elas nem sempre são evidências!
  • controlar a emoção : desenvolver a capacidade de gerir os próprios sentimentos.
  • automotivação : canalizar como emoções em busca de objetivos.
  • capacidade de reagir às emoções dos outros : não se deixar abater por isso, tentar entender e saber como interagir.
  • habilidade em desenvolver interpessoais : capacidade que algumas pessoas têm de liderar e interagir com grupos.

Estes conceitos foram estudados por diversos psicólogos e cientistas, que comprovaram que seu uso adequado pode auxiliar na liderança de equipes, relacionadas e relações de trabalho. 

Para ajudar você a compreender tudo isso e exercitar a inteligência emocional , preparamos este artigo completo. Falaremos sobre conceitos, estudiosos do assunto, daremos dicas para alcançar e, de quebra, você confere nosso jogo exclusivo para testar a inteligência emocional do seu líder. 

O objetivo principal é treinar você competências acima mencionadas.

Alie inteligência emocional e produtividade no trabalho

Existem várias outras maneiras de melhorar suas habilidades e a produtividade no trabalho, como abordadas neste Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas.

Veja, nenhum vídeo abaixo, como o palestrante Gabriel Rodriguez fala sobre a inteligência emocional no trabalho. Ative as legendas em português no canto inferior direito da tela para o melhor!

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

O termo Inteligência Emocional ganhou popularidade do psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman. Em 1995, Goleman lança um livro que se tornaria uma importante referência nos estudos do segmento. Trata-se da obra “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente" , no qual o autor apresenta, pela primeira vez, os 5 pilares da inteligência emocional.

A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles.

1 - Conhecer como emoções emocionais

O primeiro pilar da inteligência emocional abordado por Daniel Goleman é o autoconhecimento. Para ele, conhecer (e entender) como próprias normas é a chave para uma existência mais equilibrada.

2 - Controlar como emoções

Além de emoções presentes em seu interior, é preciso saber controlá-las. Afinal, nem sempre nossas emoções são trampolins para a realização de atividades, comportando-se como bloqueiam os resultados.

Dessa forma, aprender a lidar com as emoções é importante para direcionar comportamento em hipóteses complexas, nas quais, por impulso, sentiríamos raiva, ansiedade, angústia ou tristeza.

3 - Automotivação

O pilar da automotivação está ligado com a esperança e o positivismo. Antes de tomar quaisquer decisões, analise-as sob um viés otimista: o que isso pode me trazer de bom?

Entender o que especialidade motiva uma ação ajuda a avaliar se as reações são proporcionais à experiência vivida, e se é possível evitar um comportamento reativo impulsivo.

4 - Empatia

Em uma pesquisa recente, divulgada pela Harvard Business Review , 80% dos CEOs entrevistados reconheceram a empatia como uma chave para o sucesso. 

Mas, afinal, o que é empatia?

Trata-se do dom de enxergar uma situação pela ótica do outro, ou de sentir aquilo que o outro sente. A ideia é que, com empatia, gestores, vendedores e equipes consigam compreender a importância da colaboração e do respeito mútuo para a construção de relações duradouras.

Além disso, é importante destacar: bons vendedores que têm inteligência emocional dominam a arte da empatia como ninguém. Eles podem exercer a escuta ativa para absorver, de forma profunda, conforme necessidade de seus clientes.

Assista ao vídeo abaixo para refletir um pouco mais sobre o valor da empatia:

5 - Saber se relacionar interpessoalmente

O último pilar da inteligência emocional diz respeito à importância do relacionamento interpessoal. Trata-se de um pilar que representa uma consequência da aplicação de todos os outros. Afinal, com empatia, escuta ativa e conhecimento sobre os sentimentos próprios, o relacionamento com outras pessoas tende a se tornar mais leve e fluido, certo?

Por que é importante ter inteligência emocional no ambiente de trabalho?

Como vimos no tópico anterior, ter inteligência emocional no trabalho é o caminho para um ambiente corporativo saudável e para uma mente livre de estresse e dores de cabeça desnecessárias. Mas não pense que a inteligência emocional torna-se constantemente meditativos e "alto astral". A essência, na verdade, é o equilíbrio e a correta escolha das escolhas adequadas a cada momento.

Por isso, dizemos que um líder ou colaborador com inteligência emocional sabe:

  • se relacionar coletivamente;
  • análise desafios de forma sistêmica;
  • considerar prós e contras de todas as hipóteses;
  • ponderar argumentos contrários aos seus;
  • lidar com clientes ou funcionários difíceis;
  • construir um ambiente de trabalho nível;
  • colegas de trabalho auxiliares que passam por momentos difíceis.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

O primeiro passo para entender como desenvolver a inteligência emocional no trabalho é colocar na prática os pilares defendidos pelo pesquisador Daniel Goleman. As lições de Goleman se aplicam a quaisquer circunstâncias: emprego, família, estudos, ciclo social etc.

Entretanto, há, ainda, algumas outras dicas específicas para o ambiente de trabalho, que a alcançar o equilíbrio proposto pela inteligência emocional.

A seguir, você conhece algumas delas:

  • organizar seu ambiente de trabalho. Aqui, não falamos apenas de documentos e papéis. Manter seu posto de trabalho limpo e organizado pode contribuir ativamente para o equilíbrio das emoções;
  • manter informações essenciais ao seu alcance. Isso vai facilitar a tomada de decisões, evitando que sentimentos ruínas, como o estresse ou ansiedade, dominem;
  • encontre técnicas para recobrar seus sentidos após um momento difícil. Teve uma reunião difícil? Discutiu com o chefe? Perdeu um cliente? Calma! Desenvolva técnicas de respiração e concentração e permitir-se voltar ao prumo antes de perder o controle. Assim, é possível lidar com as hipóteses com mais clareza.

Teste a Inteligência emocional do seu líder no trabalho

A seguir, preparamos um rápido teste de inteligência emocional. Quem vai respondê-lo é você, imaginando as possíveis reações da sua liderança.

Por fim, compare os resultados obtidos com o gabarito e faça uma reflexão: de que forma o resultado do comportamento do seu chefe pode afetar na sua inteligência emocional?

Trabalhe a inteligência emocional para não desistir nas primeiras adversidades!

Trabalhe a inteligência emocional para não desistir nas primeiras adversidades!

1. Imagine que seu chefe decidiu iniciar um novo projeto na empresa, estava bastante empolgado com ele e selecionar uma equipe para avaliar o que seria necessário para sua implementação.

No dia da primeira reunião de trabalho os relatórios de todos os participantes apontam que o projeto será de difícil execução , necessitando de mais recursos, pessoal e equipamentos. A reação mais provável de seu chefe seria:

  • () A. Definir os próximos passos, objetivos e objetivos de cada um e marcar os dados da próxima reunião.
  • () B. definir os próximos passos, responsabilidades e objetivos de cada um e dizer vai marcar uma nova reunião para o mês que vem, mas que possivelmente nunca acontecerá.
  • () C. Lamentar profundamente, balançar a cabeça e anunciar que o projeto está oficialmente cancelado.

2. Quando seu chefe chega para trabalhar bem humorado , cumprimentando todo mundo e feliz da vida porque o tempo dele foi campeão, caso aconteça um imprevisto desagradável durante o dia de trabalho, como a perda da conta de um grande cliente para a concorrência, ele :

  • () A. Provavelmente não se deixará afetar profundamente pela notícia, sem mudar seu humor.
  • () B. Depende do dia: tanto pode ficar rabugento o dia todo como não se deixar afetar.
  • () C. Com certeza vai mudar da água para o vinho e passar o resto do dia de cara fechada e de mal humor.
Mudar de humor radicalmente no mesmo dia pode indicar falta de inteligência emocional.

Mudar de humor radicalmente no mesmo dia pode indicar falta de inteligência emocional.

3. Ao receberem a notícia de que todas as metas foram batidas e que o resultados do período foram excelentes, seu chefe reúne a equipe e provavelmente:

  • () A. Parabeniza a todos pelo trabalho em equipe, ressalta a participação individual de cada um e termina sugerindo uma salva de palmas.
  • () B. Reúne a equipe e ressalta que graças a sua liderança foi possível alcançar esses resultados, e que todos merecem os parabéns pelo trabalho em equipe e a dedicação pessoal de cada um.
  • () C. Tira uma “selfie” ao lado da planilha com os resultados positivos e envia um e-mail para toda a equipe com uma frase: Eu sou o cara !!!

4. A equipe de vendas está com problemas sérios com a velocidade da conexão da internet , o que tem atrapalhado muito na agilidade das respostas à solicitação dos clientes, follow-up e até prospecção.

Relatado sobre o fato, seu chefe promete tomar providências imediatas e resolver tudo, no máximo, em uma semana. Muito provavelmente o que vai acontecer é:

  • () A. Em uma semana tudo estará resolvido.
  • () B. Vai demorar um pouco, talvez até um mês, mas o da equipe será atendido de uma forma ou de outro pedido.
  • () C. Ele vai deixar as coisas rolarem, fingir que base, dar desculpas e a conexão ruim.

5. Imagine que uma equipe de vendedores sempre teve um perfil extrovertido e intuitivo nas vendas, muito semelhante ao seu chefe.

No entanto, uma alta gestão da empresa decidiu que é preciso integrar à equipe um perfil mais eclético de vendedores, introduzindo pessoas com características mais técnicas e analíticas. Possivelmente a reação de seu chefe será:

  • () A. Tentará integrar os diferentes perfis na equipe e se dirigir a cada indivíduo conforme suas características pessoais de personalidade.
  • () B. Se esforçará nesse sentido, mas, de vez em quando, vai perder a paciência.
  • () C. Terá dificuldade em se adaptar ao novo perfil desses vendedores, não conseguindo se comunicar com eles e gerando conflitos.

6. Está tudo pronto para uma visita a um cliente importante. Você e seu chefe entram no carro, já um pouco atrasados , e, ao ligar o rádio, descobrem que uma manifestação política está bloqueando como ruas e que vocês nunca chegarão a tempo na reunião.

  • () A. Seu chefe vai tomar providências para avisar o cliente ou procurar uma caminho alternativo, tentando ser prático e objetivo.
  • () B. Pode ser que seu chefe fique um pouco decepcionado, mas nada que o abale profundamente. Depois de alguns minutos vai tomar providências para resolver o problema.
  • () C. Seu chefe vai se descabelar, socar o volante do carro e gritar contra os manifestantes. Depois de voltarem para o escritório e ele tomar um copo d'água, vai pensar no que fazer.
Pessoas que acham superiores demonstram falta de inteligência emocional.

Pessoas que se acham superiores demonstram falta de inteligência emocional.

Gabarito de respostas

Você deve ter percebido que quanto mais respostas A aparecerem, mais emocionalmente inteligente será seu chefe.

As respostas B indicar uma inteligência emocional em desenvolvimento , no caminho certo, e que precisa ser lapidada.

Muitas respostas C mostram que seu chefe precisa melhorar bastante sua inteligência emocional.

É importante ressaltar que este questionário é um exercício para correção. Ele estimula as características que devem ser cultivadas por quem busca a melhoria de suas habilidades de inteligência emocional no trabalho.

Mesmo porque, essa função cabe a profissionais de RH e psicólogos.

Nosso objetivo é mostrar como você pode perceber por gestos e atitudes do dia a dia, uma maneira de lidar com suas emoções e os outros .

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Tudo isso que foi apontado em relação ao seu chefe pode ser de alguma forma adaptado para o seu comportamento.

Conhecer melhor a si mesmo , desenvolvendo sua inteligência emocional no trabalho e entender com mais profundidade as reações dos outros é fundamental em qualquer profissão. Mais ainda na área de vendas .

Para ampliar e desenvolver suas habilidades de interpretar gestos e atitudes, esta é uma excelente leitura: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas

Quer mais inteligência emocional no trabalho? Conecte seus sonhos pessoais aos metas profissionais e encontre o sentido da sua jornada!

Já imaginou como a conexão entre seus sonhos pessoais e metas pessoais impactaria em sua inteligência emocional? Não? Nós adiantamos! Fizemos uma pesquisa que comprovou que uma das maiores demandas motivacionais de vezes de vendas é relacionar o cumprimento de metas no trabalho com a realização de sonhos.

Imagine saber exatamente exatamente as vendas necessárias para que o sonho do carro novo vire uma realidade?

Dessa forma, fica mais fácil passar por dificuldades e superar dificuldades, não é mesmo?

Esta é a proposta do Funil dos Sonhos de Vendas , uma ferramenta exclusiva e gratuita do Agendor. O Funil dos Sonhos é um painel completo e detalhado que relaciona sua cadência de vendas com a realização de sonhos pessoais (carro, casa, viagem, estudos, etc.).

Vendedores motivados conquistam mais!

Capa do site do Funil dos Sonhos

Para configurá-lo, basta preencher as etapas iniciais do funil e esperar. O próprio sistema cruza informações e entrega uma linha do tempo personalizado.

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