É fato que narrativas bem construídas chamam a atenção do público, seja no cinema ou em casa. E os filmes, além de entreter o público, também são instrumentos interessantes para a motivação organizacional, assim como dinâmicas de motivação no trabalho

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Às vezes a recomendação de um filme motivacional sobre trabalho em equipe é o suficiente para sensibilizar a equipe e incentivá-los a melhorar resultados. Neste artigo você conhecerá uma lista de longa-metragens que podem ser utilizados nesses casos. Boa leitura!

Filme motivacional sobre trabalho em equipe funciona?

Se você ainda tem dúvidas se a estratégia de filme motivacional sobre trabalho em equipe funciona, saiba que essa prática é válida! Esse tema já foi estudado por pesquisadores de Harvard, que avaliaram se as histórias passadas nas telas têm efeito significativo no cérebro a ponto de influenciar sentimentos e ações.

O resultado encontrado pelos pesquisadores foi claro: um filme de conteúdo emocional pode ser mais eficiente que uma palestra ou apresentação de slides. Com isso, indicar alguns filmes para sua equipe parece interessante, concorda? Siga a leitura e avalie quais as obras cinematográficas listadas abaixo mais se adequam à sua necessidade.

Filmes que mostram trabalho em equipe 

Incentivar o trabalho em equipe pode nem sempre ser uma tarefa fácil, mas os filmes podem ajudar! As histórias passadas nas telas têm a capacidade de sensibilizar quem as assiste, promovendo um aprendizado mais rápido e duradouro. Veja a seguir.

Coach Carter: Treino para a Vida

Sabe quando uma equipe não tem clareza sobre o que deve ser feito? Se você já vivenciou algo parecido, já deve ter percebido que a falta de alinhamento dificulta muito o alcance de bons resultados. O filme Coach Carter: Treino para a Vida pode ser uma ótima opção para ajudar nesse caso.

Baseado em uma história real, a narrativa é sobre um jovem time de basquete que tinha a performance muito baixa, era indisciplinado e sofria diversas derrotas. Quando o novo treinador chega, os jogadores percebem que com foco no resultado, diálogo e trabalho em equipe, o desenvolvimento melhora e as vitórias começam a chegar.

Apollo 13 – Do Fracasso ao Triunfo

Em alguns casos, as metas das empresas são agressivas e a equipe não acredita que irá conseguir alcançá-la. No caminho, ainda podem surgir muitos problemas a serem resolvidos. O filme Apollo 13 retrata bem esse cenário: a desafiadora missão de levar três astronautas à Lua e trazê-los salvos à Terra. 

A missão da Nasa foi marcada por diversos imprevistos. A perda de peças da nave trouxe a frustração de não conseguirem pousar na Lua e o maior desafio de todos chegou: fazer com que a equipe voltasse com segurança. Com muito trabalho em equipe, os três astronautas voltam vivos.

Consegue perceber semelhança com algum projeto complexo? O filme transmite a mensagem de que quando há imprevistos e grande pressão para atingir a meta, o trabalho em equipe é essencial.

Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo

Quando os recursos estão baixos, encontrar solução para atingir as metas é desafiador, mas não uma tarefa impossível. Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo é um bom filme motivacional sobre trabalho em equipe, mostrando que a união em tempos difíceis é essencial.

O gerente Billy Beane tem a missão de tornar um time de beisebol campeão, sem muita verba disponível. Com um método inovador, as dificuldades são superadas e o time passa a contar com atletas de melhor performance. 

Os Estagiários

Diversidade na equipe traz benefícios para o desenvolvimento de atividades, mas também pode gerar conflitos entre os colaboradores —  e quando um time não se une para trabalhar em equipe, os resultados provavelmente não serão satisfatórios. Essa é a mensagem que Os Estagiários transmite. 

Sendo um filme de trabalho em equipe com humor, ele conta a história de dois amigos por volta dos 40 anos que buscam por um novo emprego, mas que para isso precisam ser os melhores num programa de estagiários junto a outros jovens que não são muito receptivos. Tudo melhora quando começam a se apoiar como uma equipe!

O Jogo da Imitação

Um membro da equipe tem uma incrível habilidade técnica mas o relacionamento interpessoal é difícil. Já vivenciou uma situação parecida? No filme O Jogo da Imitação, o matemático Turing precisa descobrir uma forma de quebrar o código utilizado pelos alemães para enviar mensagens aos submarinos na Segunda Guerra Mundial.

Esse é um dos destaques da categoria de filme motivacional sobre trabalho em equipe, já que todos precisam unir as habilidades únicas que tinham para chegar à solução. Cada um dos participantes tem grande participação para solucionar o que parecia ser impossível, e isso pode ser facilmente trazido à realidade empresarial.

Vingadores

A falta de disposição para trabalhar em equipe pode complicar o desempenho dos resultados. Colaboradores que acreditam conseguir melhores resultados sozinhos normalmente não entregam o que poderiam caso houvesse colaboração com outros membros.

Os Vingadores é um dos filmes que mostram trabalho em equipe com essa realidade: quando cada herói tenta trabalhar sozinho, o resultado não é bom. Eles precisam aprender a trabalhar em equipe, conhecer os pontos fortes de cada um e saber lidar com as diferenças em busca de um objetivo em comum. Assim, percebem que conseguem vencer.

A Fuga das Galinhas

Quando o alcance de uma meta parece estar muito longe, com muitos problemas para resolver, é comum alguns colaboradores ficarem desmotivados. O importante é seguir em frente e não desistir. 

A Fuga das Galinhas é um filme que mostra o trabalho em equipe com humor. Os personagens têm um objetivo muito claro: escapar da fazenda e não virarem tortas. É apenas trabalhando em conjunto que conseguem planejar ações e colocá-las em prática para chegarem ao resultado tão desejado. 

Um filme pode ser uma das ferramentas para ajudar a recuperar a motivação da sua equipe!

Neste artigo você pôde perceber que a motivação de equipes nas organizações pode ser bem trabalhada com filmes compatíveis à situação. Os funcionários estarão mais propensos a trabalhar em equipe ou até mesmo ter outras atitudes abordadas nos filmes, como superação e liderança. 

Para motivar ainda mais sua equipe, utilize o Funil dos Sonhos, que conecta os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los!