Empresas que possuem lideranças fortalecidas e bem preparadas tendem a assumir posições de destaque no mercado. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • As dinâmicas são métodos úteis de formação de bons líderes, já que, por serem lúdicas, facilitam o entendimento dos conteúdos. 
  • Uma dinâmica de liderança bem construída, ajuda os colaboradores a desenvolverem atitudes esperada de bons líderes, como proatividade e visão estratégica.
  • Mesmo que sejam efetivas, as dinâmicas de liderança não devem ser aplicadas sozinhas. Elas precisam ser acompanhadas de outras estratégias para auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores.
  • Um bom líder deve saber como analisar o desempenho da sua equipe. Para aprender mais sobre isso, baixe nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas e veja como construir o melhor time.

Por quê?

Porque sem um agente que ponha em prática de forma efetiva as diretrizes e objetivos do negócio, as equipes tendem a se perder em metas setoriais, sem que haja a sinergia necessária para atingir os resultados estratégicos da empresa, agindo como um sistema integrado e único.

Para isso, bons líderes precisam estar aptos, do ponto de vista técnico e emocional, para lidar com os desafios e pressões do cargo.

Nesse sentido, o uso de dinâmicas para desenvolver liderança pode ajudar na formação de gestores capazes de estabelecer prioridades, conciliar interesses divergentes e encontrar soluções criativas para alavancar o desempenho da equipe que está sob o seu comando e da empresa como um todo.

Tendo isso em vista, separamos aqui uma lista com 5 atividades com foco na formação de líderes, práticas e fáceis de organizar, para você desenvolver com os seus colaboradores:

  1. Dinâmica do Caos;
  2. Dinâmica do Nó Humano;
  3. Dinâmica da Construção de Torres;
  4. Dinâmica Seguindo o Chefe;
  5. Dinâmica Quem Você Levaria?

Leia também: 15 dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer

Um líder de vendas deve desenvolver algumas atitudes importantes no trabalho. Se esta é a sua área de atuação, dê uma olhada nas dicas abaixo:

Dinâmica de liderança: 5 atividades para fazer com a sua equipe

A dinâmica de liderança é um recurso interessante para treinar novos líderes de forma descontraída e divertida.

Por geralmente possuírem caráter lúdico, essas atividades facilitam a assimilação dos conteúdos e das lições ensinadas em cada dinâmica para treinamento de liderança.

As dinâmicas que você vai ver a seguir vão ajudar os colaboradores a refletirem sobre atitudes e comportamentos que se espera de bons líderes, como comunicação clara, visão estratégica, trabalho em equipe, proatividade, inteligência emocional, engajamento, motivação e capacidade de assumir riscos calculados.

1. Dinâmica do Caos

A dinâmica de liderança do caos consiste em reunir um grupo de participantes em uma sala ou escritório. Depois, eles são convidados a se retirar desse ambiente por aproximadamente cinco minutos.

Enquanto isso, o mediador da dinâmica deve criar um caos na sala, removendo os móveis de lugar, espalhando papéis e outros materiais etc.

Feito isso, os participantes deverão retornar para a sala. O mediador não deve explicar nada e apenas observar a reação dos colaboradores.

  • Com essa dinâmica de liderança, é possível avaliar quem são aqueles que tomam a frente para organizar a sala, os que preferem procrastinar e os que adotam uma postura mais proativa.

2. Dinâmica do Nó Humano

O Nó Humano é um exemplo de dinâmica de liderança democrática em que os participantes, primeiramente, precisam formar um círculo e memorizar quem são as pessoas que estão à sua direita e à sua esquerda.

Depois, todos devem vendar os olhos e circular brevemente pela sala. Em seguida, já com os olhos desvendados, os participantes deverão dar as mãos para as pessoas que estavam do seu lado, mas sem sair do lugar. O Nó Humano deve ser desfeito sem que os participantes soltem as mãos.

  • O objetivo dessa dinâmica para treinamento de liderança é ajudar os colaboradores a desenvolverem a comunicação e a criatividade para solucionar problemas.

3. Dinâmica da Construção de Torres

Em outro exemplo de dinâmica de liderança democrática, temos a Construção de Torres. Essa atividade consiste em separar os participantes em grupos de 4 pessoas: um operário, um supervisor e dois observadores.

Cada grupo deverá construir uma torre de palitos de fósforos. Os palitos devem ser colocados seguindo o padrão de “#”.

De olhos vendados, o operário deve começar a montar a torre seguindo orientações do supervisor enquanto os dois observadores ficam só olhando.

No decorrer das dinâmicas, deverá ser feito um rodízio entre as funções dos 4 integrantes do grupo. Quanto mais alta for a torre, melhor. O tempo para construir a torre é de 3 minutos.

  • O foco dessa dinâmica está em mostrar a importância do trabalho em equipe e da comunicação clara.

4. Dinâmica Seguindo o Chefe

 A dinâmica Seguindo o Chefe tem como objetivo ajudar os colaboradores a desenvolverem o pensamento estratégico e a trabalharem em equipe.

Os participantes deverão ser divididos em equipes de  integrantes. Cada equipe receberá um papel e uma caneta para desenhar um barco. Só que esse desenho deve ser feito em conjunto.

Ou seja, cada participante deverá fazer um ou dois traços e passar o papel e a caneta para que o colega do lado acrescente outro traço e assim por diante até que o desenho esteja pronto.

E para acrescentar um grau de dificuldade a essa dinâmica de liderança, é preciso seguir as seguintes regras:

  • 1 participante deve ficar de olhos fechados e não pode usar o braço direito; 
  • 1 participante deve ficar de olhos fechados e não pode usar o braço  esquerdo; 
  • 1 participante deve ficar de olhos fechados e não pode ouvir instruções;
  • 1 participante deve ficar de olhos fechados e não pode falar.

As equipes têm 5 minutos para concluir a atividade.

5. Dinâmica Quem Você Levaria?

Por fim, nesta dinâmica de grupo rápida sobre liderança, o objetivo é identificar quem são as pessoas com maior poder de influência na equipe.

Cada participante deverá se levantar e responder às seguintes perguntas em voz alta:

  • Quem do time você levaria para uma festa?
  • Quem do time você levaria para uma ilha deserta?
  • Quem do time você moraria junto como amigo?

As respostas devem ser acompanhadas de uma justificativa.

DICA EXTRA! Dinâmica do Campo Minado

Se você quer ainda mais uma dica de dinâmica para líderes, esta recomendada pela Siteware pode ajudar:

Qual será sua próxima dinâmica de liderança?

Bom, o que você achou das dinâmicas para desenvolver liderança que trouxemos aqui?

Implemente essas atividades com os seus colaboradores e forme bons líderes na sua empresa.

Para liderar efetivamente, não basta realizar atividades lúdicas. Elas são importantes, mas é preciso lidar com diversos outros desafios. E quem trabalha com vendas precisa dar uma dose extra de motivação para seus colaboradores.Para auxiliar líderes que buscam sucesso nessa missão, criamos um ebook gratuito com dicas de como desenvolver a própria liderança, evitar o microgerenciamento, tomar a iniciativa, manter a equipe unida e acompanhar o desempenho do time.

Baixe agora, é grátis: Gestão da equipe de vendas: tudo que você precisa fazer

Confira também outras dicas de dinâmicas de grupo em nosso blog: