A liderança organizacional é um conjunto de ações que auxiliam os colaboradores a conquistarem os objetivos previstos no planejamento estratégico da empresa.

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Principais aprendizados deste artigo:

  • A liderança organizacional pode ser entendida como o conjunto de estratégias e ações que guiam uma equipe rumo aos objetivos e metas de uma empresa.
  • Entre as ações desenvolvidas pela liderança organizacional, estão gestão de equipe e conflitos, melhoria de processos e definição de objetivos e metas.
  • Existem três principais tipos de liderança organizacional: liberal, autocrática e democrática. 
  • Uma boa liderança organizacional embasa suas decisões relacionadas à equipe em indicadores. Para entender quais são os mais importantes e como monitorá-los, acesse o Guia KPIs de Vendas

A verdade é que, sem uma liderança adequada, uma organização pode ter problemas não apenas com os resultados, mas também com seus funcionários; uma ocorrência que afeta diretamente sua lucratividade e competitividade.

Mas será que a liderança tradicional que conhecemos é a mesma dos dias atuais?

Certamente não. Afinal, a relação entre as marcas e os consumidores mudou muito. Trata-se, agora, de um mundo novo. E um mundo novo demanda novas estratégias, e a liderança organizacional atual é uma delas.

Atualmente, liderança é muito mais do que um cargo. É, principalmente, uma competência. 

Os profissionais que possuem a essência da liderança organizacional entre suas habilidades carregam consigo a capacidade de contagiar uma equipe e gerar resultados realmente impressionantes.

Se quiser saber mais sobre liderança organizacional, continue a leitura deste artigo. Aqui, vamos apresentar o conceito de liderança organizacional, sua importância, e os tipos de lideranças organizacionais existentes.

Além disso, você poderá conferir 8 dicas valiosas sobre como desenvolver a liderança organizacional na sua empresa. Acompanhe!

O que é liderança organizacional?

A liderança organizacional é um conjunto de estratégias e ações que direcionam uma equipe aos objetivos e metas de uma empresa.

Entre as ações desenvolvidas pela liderança organizacional, estão:

  • gestão de conflitos;
  • melhoria de processos;
  • engajamento e motivação dos colaboradores;
  • recrutamento de novos talentos;
  • treinamento de equipe;
  • manutenção do relacionamento com o time;
  • definição de metas e objetivos do departamento.

Em sua natureza, a liderança organizacional é a valorização e preservação do capital humano. A plena consciência de que são os colaboradores que constroem uma empresa é a base para a elaboração das estratégias por essa liderança.

Este aspecto já aponta a maior diferença entre a liderança organizacional moderna, e a tradicional.

Há alguns anos atrás, a liderança era centralizadora e, em muitos casos, até intimidadora.

Isso porque acreditava-se que não eram os colaboradores que levavam uma empresa ao sucesso, e, sim, os processos organizacionais.

Essa crença até poderia gerar resultados, mas desencadeou questões delicadas que precisaram ser avaliadas. Por conta da atenção voltada somente aos processos, os líderes tradicionais:

  • eram engessados;
  • microgerenciavam o time;
  • não cultivavam o relacionamento com seus liderados;
  • não estimulavam o conhecimento e a criatividade;
  • eram resistentes à inovações e mudanças nos processos;
  • ofereciam feedbacks apenas para correção.

Ainda existem empresas que praticam uma liderança como esta. Mas aquelas que visam elevar sua vantagem competitiva entenderam que o foco deve estar nos colaboradores. Dessa forma, abraçam a liderança organizacional moderna.

Neste modelo atualizado, a centralização nos processos de tomadas de decisão e na construção de estratégias é dispensada. O importante é a colaboração do time.

Com isso, há muitos ganhos, desde a oportunidade de encontrar soluções para problemas de maneira mais criativa, até a promoção do engajamento, produtividade e senso de pertencimento dos funcionários. 

A excelência da liderança organizacional também surge por outros caminhos, como você ao longo do artigo. Mas o ponto central em sua síntese é a valorização da força intelectual dos colaboradores.

Como uma liderança organizacional pode resolver conflitos em equipe? Veja as dicas:

Para que serve a liderança organizacional?

Como os jogadores de um time de futebol poderiam montar suas táticas de jogo sem um técnico? Quem estruturaria os treinos, ou definiria novas contratações para a equipe?

Mesmo tendo os melhores jogadores no elenco, é preciso um líder que organize todas as estratégias que levarão o time a conquistar campeonatos.

Com a liderança organizacional, a dinâmica é a mesma.

A liderança organizacional serve para direcionar uma equipe aos resultados de qualidade, por meio de um bom desempenho e alta performance.

Para isso, são muitos os elementos que devem ser levados em consideração, como:

  • definição de metas atingíveis;
  • clareza nos processos;
  • capacitação para desenvolver o conhecimento necessário;
  • clima organizacional;
  • plano de carreira;
  • segurança psicológica;
  • feedbacks.

Quando todos esses elementos estão em sinergia, os colaboradores podem exercer suas tarefas com todo o seu potencial, ampliando as conquistas da empresa, aumentando também sua vantagem competitiva e lucratividade.

Sem a liderança organizacional, por mais capacitados fossem os membros de uma equipe, poderiam se encontrar desnorteados, a execução das atividades seriam prejudicadas e os resultados, portanto, seriam instáveis. 

Qual é a importância da liderança organizacional?

Falamos muito sobre como a liderança organizacional está ligada aos resultados, mas a verdade é que ela pode fazer muito mais pelo seu negócio, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas.

Sua importância está aplicada na grande quantidade de benefícios que ela proporciona. Veja quais são as vantagens:

  • reforça a cultura organizacional;
  • diminui o índice de turnover e absenteísmo;
  • aumenta os níveis de satisfação dos colaboradores;
  • promove um clima organizacional mais agradável;
  • eleva a reputação da empresa;
  • assegura o bem-estar emocional dos funcionários;
  • previne erros e retrabalhos;
  • atrai novos talentos;
  • estimula a produtividade e responsabilidade;
  • melhora o relacionamento com o cliente;
  • encoraja a criatividade e inovação;
  • incentiva o melhor de cada colaborador.

Como desenvolver a liderança organizacional?

Até aqui, a liderança organizacional se tornou muito atrativa para o seu negócio, não é mesmo?

Então, chegou a hora de ter papel e caneta em mãos para anotar nossas dicas sobre como desenvolver a liderança organizacional na sua empresa!

1. Tenha uma visão horizontal da empresa

As hierarquias são importantes, sim. No entanto, dentro da liderança organizacional, é preciso enxergar a empresa de maneira horizontal.

Na prática, isso significa que é preciso tratar todos da mesma forma, sem levar em consideração o cargo dos colaboradores.

É claro que é preciso diplomacia, mas a questão principal é que as considerações, reflexões e questionamentos dos membros de um time devem ser tão relevantes quanto as ponderações do presidente da organização.

Logo, toda a atenção e cuidado com o relacionamento com os liderados é preciso. Seu objetivo é mantê-los na empresa, motivando-os a serem melhores. Para este fim, é preciso ouvir o que eles têm a dizer.

Mesmo que você não consiga, de fato, resolver uma questão, os colaboradores precisam enxergar que você está pelo menos tentando, genuinamente.

2. Se comunique com transparência

Ruídos na comunicação estão fora de cogitação na liderança organizacional, já que podem desenvolver erros e falhas no ambiente de trabalho.

Por essa razão, os líderes devem se preocupar não apenas em se comunicar de forma transparente, mas também em se certificar de que o seu time está compreendendo o que está dizendo.

Isso, nem de longe, significa impor suas ideias. Isso quer dizer que é preciso promover um ambiente adequado para troca de informações e esclarecimento de dúvidas.

Além disso, manter um canal aberto entre a liderança e os liderados é crucial para prevenir desentendimentos. 

Confira também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? 9 dicas simples!

3. Seja um líder inspirador

Você já teve a oportunidade de trabalhar com um líder que te motivava a ser um profissional melhor diariamente?

Quem já teve este privilégio, sabe a importância de ter uma liderança que te inspira.

A motivação é um dos pilares da liderança organizacional. Apesar de ter processos bem estruturados, uma remuneração competitiva ou até mesmo benefícios acima da média do mercado, os colaboradores podem se sentir desmotivados.

É aí que entra o papel da liderança. Um líder motivado contagia a sua equipe, que quando é motivada, pode produzir mais e melhor. 

Por outro lado, o líder inspirador também desperta o senso de pertencimento no time. Uma vez que sentem que fazem parte de algo maior, os funcionários são capazes de inserir maior qualidade em suas atividades, e atingir resultados melhores.

4. Defina metas e objetivos desafiadores, porém alcançáveis

Para atingir resultados importantes, é necessário definir metas ousadas. Contudo, essa ação, caso seja feita sem uma metodologia correta, pode levar a equipe à frustração. 

A boa notícia é que existe uma maneira fácil e segura para definir metas desafiadoras. Você já ouviu falar no método SMART de vendas?

Esta metodologia ajuda a criar metas mais inteligentes por meio de 5 critérios que formam o acrônimo. São os seguintes:

  • specific (específicos): as metas devem ser objetivas
  • measurable (mensuráveis): as metas devem ser mensuráveis;
  • attainable (atingíveis): as metas devem ser alcançáveis;
  • realistic (realistas): as metas devem ser realistas;
  • time-bound (com tempo limite): as metas devem ter um prazo.

Desse modo, o risco de fazer a equipe trabalhar para conquistar metas inalcançáveis é eliminado, e a possibilidade de evolução de maneira saudável é disposta.

5. Desenvolve um plano de carreira coerente para cada colaborador

De acordo com uma pesquisa da FIA Employee Experience, a perspectiva de evolução profissional é considerada por 37% dos profissionais ao avaliarem uma vaga de emprego.

O plano de carreira também é relevante para a retenção de talentos e para o engajamento e motivação dos funcionários. 

Além dos resultados, a liderança organizacional também visa a capacitação das suas equipes, e é este plano que traçará um caminho para o desenvolvimento dos colaboradores

A ausência da perspectiva de crescimento é um convite para a estagnação dos funcionários, e nenhuma empresa (ou pessoa) consegue seguir para novos patamares dessa forma.

Por isso, tenha sempre em mente: todo e qualquer membro de sua equipe deve ter um plano de carreira bem estruturado, claro e com requisitos específicos. 

6. Saiba delegar tarefas

Um bom líder organizacional sabe conectar talentos e atividades, isto é, ele compreende os pontos fortes de cada liderado, e sabe aproveitá-las para atingir as metas.

Mas, para isso, é preciso fazer uma avaliação de competências assertiva para conseguir delegar tarefas da melhor forma. 

Avaliar as competências é também um caminho para construir processos seletivos que procurem os profissionais mais adequados para determinados cargos. Como vimos anteriormente, o recrutamento faz parte das obrigações da liderança organizacional, logo, este passo se torna fundamental.

7. Exercite as habilidades da liderança organizacional

As habilidades necessárias para a liderança organizacional são:

  • inteligência emocional;
  • comunicação;
  • comprometimento;
  • criatividade;
  • responsabilidade;
  • empatia;
  • confiança;
  • ética;
  • orientação por resultados;
  • visão estratégica;
  • flexibilidade;
  • cultura colaborativa;
  • mentoria.

Se você quiser começar a aplicar a liderança organizacional na sua gestão agora mesmo, inicie avaliando essas soft skills que citamos e faça um diagnóstico da sua atuação atual. Essas habilidades são determinantes para que essa implementação seja bem-sucedida.

8. Atente-se os indicadores

Um líder organizacional é orientado por resultados. Ele faz uso da tecnologia para que possa mensurar resultados de maneira otimizada e tomar decisões baseadas em dados.

Isso oferecerá segurança nas deliberações e proporcionará um cenário realista sobre a performance do time.

Hoje, o mercado está recheado de opções de plataformas de gestão que avaliam os esforços da equipe, como:

  • sistemas de CRM;
  • plataformas de automação de marketing;
  • sistema de gestão de projetos;
  • ferramentas de engajamento de colaboradores;
  • ERPs.

Quais são os tipos de liderança organizacional?

Podemos pontuar três tipos de liderança organizacional mais comuns. São eles:

  1. liderança organizacional autocrática;
  2. liderança organizacional liberal;
  3. liderança organizacional democrática.

Vamos entender melhor cada um desses tipos:

Liderança organizacional autocrática

De forma resumida, o líder autocrático é do estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. 

Eles fazem parte do estilo de liderança organizacional bem tradicional que mencionamos no início do artigo.

Em uma liderança autocrática, os líderes tomam decisões baseadas de forma centralizada e demonstram certa insegurança em relação à capacidade da equipe.

Por esse motivo, tornar o time mais independente é quase um equívoco.

Como efeito, os gestores constroem uma relação mais impositiva e intimidadora, para que ninguém “saia da linha”.

É muito simples identificar líderes autocráticos. Seu comportamento é evidente. 

Este é o profissional que quando entra no escritório, traz consigo um silêncio desconfortável.

Apesar de funcionar em determinadas situações, este tipo de liderança organizacional está sendo deixado para trás por não trazer resultados de qualidade e danificar a saúde mental do seu time.

Leia também: Micromanagement: a atenção aos pequenos detalhes que gera grandes problemas

Liderança organizacional liberal

O líder liberal é aquele que preza pela liberdade de seus colaboradores.

À primeira vista, esse aspecto pode soar como descomprometimento. Mas, na verdade, quando aplicada na medida certa, isso torna os times independentes e responsáveis, já que também respondem por suas próprias decisões. 

Nesse contexto, o líder é solicitado quando realmente há necessidade, e a equipe não se sente desassistida sem sua ausência. 

Utilizando uma comunicação bem transparente, o líder liberal estabelece uma relação de confiança e flexibilidade para que seus colaboradores trabalhem da forma mais confortável possível.

Liderança organizacional democrática

Como você deve imaginar, neste tipo de liderança, quem manda é a democracia. 

Todos os colaboradores têm voz ativa e suas considerações são levadas em consideração, sem julgamento.

Felizmente, a liderança democrática está sendo cada vez mais inserida nas empresas, uma vez que oportuniza a liberdade de expressão e a valorização dos funcionários.

Assim como a liderança liberal, o tipo democrático também colabora para a construção de relacionamentos mais saudáveis entre líderes e liderados, tornando o clima organizacional justo e leve.

Dica bônus sobre liderança organizacional

A liderança organizacional visa direcionar a equipe para os bons resultados. Dentro dessa estratégia, estimular a motivação dos colaboradores é uma pauta bem desafiadora.

Por isso, aqui vai uma dica bônus para você!

Com o objetivo de promover o engajamento e motivação de vendedores, o Agendor criou uma ferramenta que conecta as metas pessoais com as metas da empresa. Dessa forma, um funcionário vê um maior propósito em suas atividades diárias e tem mais gás para realizá-las.

Conheça o Funil dos Sonhos:

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