Os colaboradores são considerados o ativo mais importante de uma empresa. No entanto, a gestão desse ativo ainda é um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações.

Um estudo feito pela Endeavor revelou que a gestão de pessoas é a maior dificuldade dos empreendedores brasileiros, especialmente no que se refere à formação de lideranças.

Implementar uma eficiente gestão de pessoas é indispensável para melhorar o desempenho dos colaboradores e extrair o potencial máximo de cada um deles.

Além disso, as boas práticas voltadas ao gerenciamento dos recursos humanos são fundamentais para que a empresa se desenvolva de maneira consistente e se destaque no mercado.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar o que é gestão de pessoas nas empresas e quais são os seus pilares fundamentais:

  1. Motivação;
  2. Comunicação;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Conhecimento e Competência;
  5. Treinamento e Desenvolvimento.

Além disso, continue a leitura para conferir também 6 dicas valiosas de como promover uma gestão de pessoas de qualidade no seu negócio:

  1. Alinhe os colaboradores à cultura organizacional;
  2. Promova um clima favorável na sua empresa;
  3. Faça avaliação de desempenho periodicamente;
  4. Implemente a cultura do feedback;
  5. Crie um plano de carreira para os colaboradores;
  6. Ofereça treinamentos para capacitar seus colaboradores.

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Este vídeo vai lembrar você dá importância e das vantagens de fazer gestão de pessoas em sua empresa:

O que é gestão de pessoas nas empresas?

A gestão de pessoas nas empresas pode ser definida como um conjunto de técnicas e metodologias que têm como objetivo principal promover o desenvolvimento dos recursos humanos de uma organização.

Para isso, as ações de gestão de pessoas buscam motivar, engajar, atrair, reter e capacitar os talentos da empresa.

Com um gerenciamento eficiente do capital humano, consegue-se melhorar o desempenho individual e coletivo, o que contribui para o fortalecimento e crescimento consistente da organização.

Quais são os pilares da gestão de pessoas nas empresas?

A gestão de pessoas nas empresas se baseia em 5 pilares. São eles:

1. Motivação

O primeiro pilar fundamental da gestão de pessoas é a motivação. É muito importante manter os colaboradores motivados em suas tarefas para conseguir aproveitar o potencial máximo de cada um.

2. Comunicação

A boa gestão de pessoas também depende de uma comunicação interna eficaz. Quanto mais clara, objetiva e horizontal for a comunicação, melhor será o desempenho dos colaboradores.

O uso de boas ferramentas para gestão de pessoas pode ajudar muito na comunicação interna, use-as!

3. Trabalho em equipe

É de extrema importância que os colaboradores saibam trabalhar em equipe. Esse comportamento deve ser incentivado pela gestão de modo a minimizar conflitos e fazer com que as habilidades se complementem.

4. Conhecimento e Competência

A empresa deve investir no desenvolvimento de competências e fomentar a descentralização de conhecimentos para uma boa gestão de pessoas.

5. Treinamento e Desenvolvimento

Por fim, o quinto e último pilar da gestão de pessoas nas empresas se refere ao treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. O objetivo é investir na formação dos funcionários para que isso seja convertido em melhores resultados para a empresa.

Quer entender ainda melhor quais são os 5 pilares da gestão de pessoas nas empresas? Então, assista a mais este  vídeo:

6 dicas de como fazer uma boa gestão de pessoas nas empresas

Quando a empresa não promove uma gestão de pessoas competente, ela corre o grande risco de perder seus melhores talentos, além de prejudicar a sua produtividade.

Confira a seguir 6 dicas valiosas de como gerenciar melhor os recursos humanos da sua empresa.

1. Alinhe os colaboradores à cultura organizacional

É fundamental que os colaboradores estejam alinhados à cultura organizacional e aos valores que a sua empresa cultiva.

2. Promova um clima favorável na sua empresa

Ofereça para os seus colaboradores um clima harmonioso, leve e amigável. O ambiente de trabalho faz toda a diferença no desempenho dos profissionais.

3. Faça avaliação de desempenho periodicamente

Por falar em desempenho profissional, faça periodicamente avaliações para acompanhar a performance dos seus colaboradores e identificar oportunidades de melhoria.

4. Implemente a cultura do feedback

Reúna-se frequentemente com os seus colaboradores para fornecer feedback. Aponte os erros e os acertos, alinhe expectativas e sugira mudanças para melhorar os resultados.

Você verá que implementar a cultura de feedback levaria a uma verdadeira transformação em seu negócio.

Aliás, você sabe mesmo como dar bons feedbacks aos seus colaboradores? Este vídeo vai te ajudar:

5. Crie um plano de carreira para os colaboradores

O plano de carreira é essencial para manter os colaboradores motivados e reter os melhores talentos.

Ofereça boas remunerações e mostre que a sua empresa valoriza os seus funcionários.

6. Ofereça treinamentos para capacitar seus colaboradores

Os treinamentos são necessários para manter seus colaboradores atualizados e capacitados em suas funções. Dessa forma, você desenvolve os talentos da sua empresa e poderá colher os frutos desse investimentos em uma performance mais satisfatória dos colaboradores.

Uma das mais novas tendências em gerenciamento de pessoas nas organizações é o People Analytics, você conhece essa técnica? Se quiser saber mais sobre ela, assista agora mesmo:

Bom, agora que você já conhece mais sobre gestão de pessoas, implemente as dicas que citamos aqui e gerencie melhor o ativo mais valioso da sua empresa.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.