Os tipos de gestão de pessoas demandam cada vez mais estudo e atenção ao longo do tempo.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Isso porque as organizações não são as mesmas. Seus processos, produtos e operações evoluíram consideravelmente nos últimos anos, principalmente diante da transformação digital. 

Nada está igual. E os negócios que permanecem apegados a um modelo de gestão mais tradicional, encontram muita dificuldade em criar vantagem competitiva e se destacar no mercado.

Com tantas mudanças, notou-se que era preciso refinar o olhar para o capital humano das empresas, já que sua satisfação e bem-estar no trabalho estão diretamente ligadas à qualidade de suas atividades. 

Como consequência, hoje somos apresentados a vários tipos de gestão de pessoas. Afinal, as pessoas e os modelos de negócios são diferentes, e para cada, existe um tipo de gestão que pode ser o mais adequado.

Você sabe qual o tipo de gestão de pessoas ideal para seu negócio?

Para te ajudar com essa questão, neste artigo apresentaremos os 7 principais modelos de gestão. Acompanhe! 

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a administração do capital humano de uma empresa por meio de metodologias, ferramentas, práticas, políticas e táticas que visam desenvolver, engajar, capacitar e reter os talentos da organização. 

Há alguns anos, os colaboradores eram considerados apenas uma mão de obra que mantinham o funcionamento de uma empresa. Felizmente, percebeu-se que as pessoas são valiosas e decisivas para o sucesso de um negócio.

Para extrair o melhor de cada colaborador, a gestão de pessoas embasa suas estratégias em 5 pilares que estão diretamente ligados ao alto desempenho da equipe:

  1. Liderança;
  2. Comunicação;
  3. Treinamento e capacitação;
  4. Trabalho em equipe;
  5. Processos.

Veja também: Quais são os pilares da gestão de pessoas e porque sua empresa deve segui-los

Portanto, todos os tipos de gestão de pessoas que apresentaremos a seguir fundamentam suas táticas balanceando estes cinco pilares. De nada adiantará uma liderança extremamente capacitada, se não houver processos organizacionais bem definidos ou se a comunicação da empresa não for clara.

Percebe como a ausência de um desses pilares não sustenta a gestão de pessoas da mesma forma? É por esse motivo que você deve se atentar a eles!

Esse conjunto pode trazer resultados além da retenção de talentos. A gestão de pessoas também pode:

  • melhorar o clima organizacional;
  • reduzir as taxas de absenteísmo;
  • promover a produtividade;
  • tornar as contratações mais assertivas;
  • elevar a reputação da empresa.

Agora sim, conheça os 7 principais tipos de gestão de pessoas e descubra qual é o mais adequado para seu negócio!

Você sabe quais são os tipos de equipes de trabalho? Conheça alguns:

Quais são os tipos de gestão de pessoas?

Por que será que existem tantos variados tipos de gestão de pessoas?

Como pontuamos anteriormente, cada pessoa e cada modelo de negócio são únicos. Logo, o que funciona para um, pode não ser o ideal para outro. Por essa razão, os modelos de gestão foram desenvolvidos para administrar da melhor forma cada contexto.

Você irá conferir 7 tipos de gestão de pessoas e entender melhor cada um deles. Veja a seguir:

Gestão de pessoas democrática

Este tipo de gestão de pessoas se concentra em atender o senso comum, dando a oportunidade de escutar e considerar as opiniões de todos e optar pelas reflexões da maioria.

Esse fator gera um maior senso de pertencimento aos colaboradores, que percebem que suas vozes são valorizadas e ativas nas tomadas de decisão.

Leia também: Liderança democrática: o que é, o que faz um líder democrático, vantagens e desvantagens

Gestão de pessoas meritocrática

Na gestão meritocrática, a liderança está associada aos resultados, engajamento e dedicação de cada colaborador individualmente.

Um modelo como este promove maior comprometimento da equipe e valoriza mais devidamente cada talento interno, por meio de bônus, prêmios e incentivos.

Logo, para aplicar este tipo de gestão de pessoas, é preciso analisar corretamente o desempenho de cada indivíduo. 

Nós temos uma planilha de vendedores que pode te ajudar com isso, baixe gratuitamente: Matriz 9 BOX e Tabela de Score Ponderado para a avaliação de desempenho de seus vendedores

Gestão de pessoas centralizadora 

Como você deve imaginar, este tipo de gestão de pessoas concentra as decisões, as criações do plano de ação e o estabelecimento de metas apenas no topo da hierarquia. 

Este modelo é bastante delicado, já que pode desmotivar a equipe e tem se mostrado ineficiente nas organizações que buscam trabalhar com uma comunicação mais integrada. 

Confira também: 6 ferramentas de gestão de pessoas para reter e desenvolver o capital humano das empresas

Gestão de pessoas autoritária

Aquela gestão baseada em “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está entrando cada vez mais em extinção. 

O autoritarismo e a centralização na gestão podem causar:

  • perda de talentos;
  • desencorajamento da criatividade e do desenvolvimento dos colaboradores;
  • depreciação da imagem da empresa;
  • desmotivação e desengajamento da equipe.

Saiba mais em: Liderança autocrática: conheça as características, as vantagens e as desvantagens dessa forma de liderar

Gestão de pessoas flexível

Já a gestão de pessoas flexível é justamente oposta à gestão anterior.

Aqui, o objetivo é, justamente, descentralizar os processos e busca conectar todos os membros de um time. Por isso, uma ação comum neste tipo de gestão de pessoas é investir em treinamentos e dinâmicas de grupo.

Gestão comportamental

Para aplicar uma gestão de pessoas comportamental é preciso compreender e analisar o comportamento dos colaboradores, e assim, encontrar as melhores soluções para desenvolver uma gestão baseada em seu perfil. 

Gestão com foco em resultados

Este tipo de gestão de pessoas, como o próprio nome já diz, é focado em resultados. Como consequência, este modelo valoriza o trabalho em equipe e a criatividade como ferramentas para solucionar problemas e aprimorar processos.

Além disso, a cultura de feedbacks em uma gestão com foco em resultados é muito estimada para trabalhar pontos de melhoria e reconhecer os pontos fortes para manter a motivação do time.

Mais dicas: as 5 fases da dinâmica de formação de grupos

Qual tipo de gestão de pessoas é ideal para você?

Você conheceu os principais tipos de gestão de pessoas. Sabe dizer qual funciona melhor para o seu negócio?

Independentemente do modelo que você escolher, saiba que a gestão de equipe é tão crucial para garantir bons resultados, que virou figurinha carimbada no planejamento estratégico das empresas que buscam crescimento de forma acelerada. 

Portanto, se preocupe em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema para elevar a produtividade da sua equipe e promover o diferencial competitivo do seu negócio. 

Para isso, nós temos um conteúdo perfeito para você. Baixe gratuitamente nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes