Quem toma as decisões em sua empresa? Elas são impostas de cima para baixo, ou existe alguma participação dos colaboradores? 

O estilo democrático de liderança vem ganhando cada vez mais adeptos. As organizações estão percebendo que incluir os colaboradores nos processos de decisão em vez de concentrar todo esse poder na figura de um único líder pode trazer muitos benefícios.

No entanto, é importante considerar as vantagens e desvantagens da liderança democrática. Isso porque, dependendo das características da equipe, dos objetivos da empresa e da natureza das atividades, essa forma de liderar pode não ser a mais adequada.

Para esclarecer as suas dúvidas, elaboramos este artigo que vai explicar o que é liderança democrática, o que faz um líder democrático e como esse estilo de liderança pode ajudar ou atrapalhar a gestão de negócios.

Ao longo dos próximos parágrafos, você vai conferir alguns exemplos de liderança democrática aplicada no dia a dia de uma empresa:

  1. solicitação de feedback sobre a atuação do líder;
  2. distribuição proativa de responsabilidades;
  3. elaboração de projetos em conjunto;
  4. envolvimento dos colaboradores na definição de metas e estratégias;
  5. brainstorming coletivo para encontrar soluções criativas para os problemas da empresa;
  6. criação de canais de comunicação mais eficientes.

Leia também: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer

O que é liderança democrática?

Podemos definir o que é liderança democrática como um modelo em que os colaboradores participam dos processos de tomada de decisão em conjunto com o líder.

O poder decisório não se concentra naquele que ocupa posição de liderança, mas sim é distribuído entre os demais membros da equipe.

 A estrutura hierárquica existe e é respeitada. No entanto, ela não é tão marcante e verticalizada como pode ser observado na liderança autocrática, por exemplo.

A comunicação e o relacionamento entre líderes e liderados no estilo democrático de liderança são mais horizontais. Os colaboradores têm maior liberdade para expressar seus pontos de vista e contribuir com novas ideias, independentemente da posição hierárquica que ocupam.

Leia mais: Como ser um bom líder no trabalho? Qual é a postura certa?

O que é um líder democrático?

Como bem mencionamos no tópico anterior, a liderança democrática valoriza a  participação de todos os membros da equipe nas tomadas de decisão.

Tendo isso em vista, o papel do líder democrático consiste em envolver os colaboradores nos planejamentos e debates sobre não apenas os aspectos operacionais da gestão, mas também os de caráter tático e estratégico.

Além de flexibilizar a estrutura hierárquica, o líder democrático precisa criar um ambiente favorável para a  troca de ideias, para a multidisciplinaridade e para o feedback horizontal.

Quem exerce esse estilo de liderança não pode ser autoritário nem arrogante. O líder deve se mostrar acessível e receber bem as críticas vindas de seus colaboradores.

Quem lidera de forma democrática também encoraja a participação dos liderados.

Veja como dar e receber bons feedbacks:

Quais os benefícios da liderança democrática?

Aderir o estilo de liderança democrática pode trazer muitos benefícios. O primeiro deles se refere à maior integração entre os colaboradores.

O time passa a trabalhar de maneira mais colaborativa e não isoladamente. Isso impacta positivamente a qualidade das entregas e o nível de produtividade.

Liderar de maneira democrática também tem como vantagem o aumento da motivação das equipes. Quando os profissionais têm liberdade para opinar e contribuir nas decisões e têm autonomia na execução de suas tarefas, eles se sentem mais valorizados e motivados  

Outra grande vantagem da liderança democrática tem a ver com a qualidade do clima organizacional, que tende a melhorar de maneira significativa com essa forma de liderar os colaboradores. A convivência se torna mais harmoniosa e sadia

Por fim, os líderes democráticos conseguem extrair melhor o verdadeiro potencial dos seus colaboradores, dando a eles a liberdade criativa necessária.

Veja também: 5 dicas práticas de como supervisionar uma equipe de vendas

Quais as desvantagens da liderança democrática?

A liderança democrática também pode representar algumas desvantagens. É possível, por exemplo, que os processos de decisão levem mais tempo que o necessário justamente porque o líder optou por consultar seus colaboradores antes de bater o martelo sobre algum tópico específico.

Em momentos de crise, a equipe pode precisar de uma liderança mais firme, objetiva e independente para colocar as coisas no eixo novamente.

Há também o risco de o líder se tornar altamente dependente dos seus subordinados, sendo incapaz de tomar a frente das situações e impor sua autoridade.

Liderança democrática: exemplos práticos

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da liderança democrática, confira abaixo alguns exemplos de liderança democrática na prática:

1. Solicitação de feedback sobre a atuação do líder

Isso mesmo! Na gestão democrática o feedback não é só do líder em relação aos seus comandados, mas também o caminho inverso é traçado.

Dessa forma, é possível avaliar as lideranças e buscar as melhores formas de desenvolvê-las.

Além disso, os colaboradores se sentem empoderados, motivados pelo fato de que sua opinião sobre o líder é levada em conta.

É um desafio para você fazer um feedback sobre seu gestor imediato? Então, estes artigos de nosso blog vão te ajudar:

2. Distribuição proativa de responsabilidades

Ao delegar tarefas, o líder democrático pode relacionar uma lista de atividades necessárias e perguntar quem se voluntaria para cada uma delas.

Dessa forma, os colaboradores que mais se identificam com essas missões se sentirão à vontade para fazer algo que dominam ou que gostam de fazer.

Evidentemente os resultados serão muito mais efetivos e a equipe se sentirá bem mais motivada!

3. Elaboração de projetos em conjunto

Quando surge um projeto, diversas áreas da empresa podem colaborar entre si para entregar os melhores resultados.

Não existe uma barreira entre departamentos, nem nichos de poder.

O importante é que os recursos e os profissionais mais qualificados da empresa sejam alocados para entregar os melhores resultados, porque são os ideais para realizar essas tarefas, independentemente de sua área de atuação.

4. Envolvimento dos colaboradores na definição de metas e estratégias

Este é outro ponto positivo que uma gestão democrática pode trazer para o negócio.

O líder normalmente se reúne com alta direção e traça um plano estratégico preliminar. Então, define algumas metas, opções de metas ou metas flexíveis.

Depois, apresenta os desafios que a empresa precisa enfrentar, as oportunidades e as ameaças, as forças e as fraquezas.

Em seguida, explica para os colaboradores como a empresa pretende fazer isso. Busca o envolvimento, faz debates e pode até aceitar sugestões de melhorias.

No final, as metas propostas são alinhadas com os colaboradores até se chegar a um consenso.

Dessa forma, todos se sentem motivados, mais engajados e participativos, porque realmente acreditam que sua opinião é ouvida e que sua experiência e conhecimento são reconhecidos.

5. Brainstorming coletivo para encontrar soluções criativas para os problemas da empresa

O brainstorming coletivo é uma forma de achar soluções inovadoras rapidamente.

E quem lidera democraticamente pode usar essa ferramenta de forma bastante efetiva.

Este artigo tem mais dicas de como ter ideias inovadoras: Saiba como criar mapas mentais para definir metas produtivas

6. Criação de canais de comunicação mais eficientes

Democracia sem troca de ideias e pontos de vista não existe. Por isso, canais de comunicação interna eficientes, com ajuda de aplicativos, são fundamentais.

Chats corporativos turbinados, como o Slack, são muito bem-vindos, assim como outras ferramentas de armazenamento e troca de dados, como ERPs, sistemas de CRM e softwares de acompanhamento de performance.

Veja as vantagens de um CRM, neste vídeo:

Vale conferir: 5 treinamentos para liderança: dicas para a alta performance

Avaliando a liderança democrática como modelo de gestão

E então, ficou claro o que é  liderança democrática? Esse estilo de liderar pode ajudar a melhorar o desempenho das suas equipes. No entanto, é importante que você considere as características e os objetivos dos seus times e certifique-se de que essa é a melhor opção para o momento.

Se você trabalha na área de vendas e está pensando em adotar a gestão democrática, vale a pena reforçar seus conhecimentos e habilidades para liderar a equipe comercial.

Baixe nosso e-book gratuito e descubra, entre outras coisas como:

  • Parar de ser visto como amigo de todos
  • Deixar de microgerenciar
  • Ter um pensamento crítico
  • Tomar a iniciativa
  • Resolver conflitos

Baixe agora: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes