Incentivar o capital humano da sua empresa é um dos investimentos mais preciosos que se pode fazer. Afinal, colaboradores satisfeitos e motivados são mais produtivos e, consequentemente, trazem mais resultados para a organização.

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Para tanto, é preciso compreender quais são os pilares da gestão de pessoas e ter a cultura de aplicá-los constantemente, de forma estratégica. Pode parecer simples, mas implementar estratégias de gestão de pessoas é um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais da área e também pelos empreendedores. 

Isso porque manter os colaboradores engajados e motivados é crucial para a saúde financeira e operacional da companhia, já que o índice de rotatividade diminui e os gastos com novas contratações são evitados.

Um relatório da GPTW aponta que, em 2020, os principais desafios na gestão de pessoas nas empresas foram:

  • flexibilizar a estrutura de trabalho;
  • fazer uma comunicação interna eficiente;
  • desenvolver a mentalidade digital entre a liderança;
  • criar programas e oferecer benefícios voltados para a saúde mental.

Se você também enxerga que estes são os desafios encontrados na sua organização, saiba que aplicando os pilares da gestão de pessoas é possível contornar com êxito estes problemas!

Para entender mais, continue lendo o artigo!

O que é gestão de pessoas? 

Foi-se o tempo em que as empresas enxergavam seus colaboradores apenas como mão de obra. Isso porque, nos últimos anos, as organizações entenderam que o desenvolvimento do seu capital humano está diretamente ligado ao seu sucesso.

E para garantir isso e administrar o capital humano, é preciso ter uma área dedicada à gestão de pessoas na empresa. Sendo este, então, um dos departamentos mais estratégicos e, por isso, desafiadores. Afinal, como bem sabemos, lidar com pessoas não é fácil.

São necessárias muitas táticas para desenvolver, capacitar, engajar e reter os talentos da organização. Dessa forma, os colaboradores se tornam mais motivados e preparados para alcançar resultados ainda melhores, o que gera mais vantagem competitiva e diminui o índice de rotatividade da empresa.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  1. Liderança;
  2. Comunicação;
  3. Treinamento e capacitação;
  4. Trabalho em equipe;
  5. Processos.

Vamos entender cada um deles mais profundamente:

1. Liderança

O papel da liderança é crucial para as estratégias de gestão de pessoas, desde o recrutamento de novos talentos até a retenção deles.

As atividades dos líderes não se limitam à definição de metas e análise de resultados. Agora, um líder é aquele que orienta seu time, reconhece as qualidades dos colaboradores, estimula a interação entre a equipe, passa segurança e confiança, sabe dar e receber feedbacks, constrói um plano de carreira para seus liderados.

O foco do líder deixa de ser centralizado em números, e passa a ser direcionado, também, para o desenvolvimento e motivação do seu time.

Além de promover um clima organizacional muito mais agradável, um bom líder é capaz de criar uma equipe de alta performance, aumentando sua produtividade, qualidade de vida no trabalho e estimulando uma cultura de aprendizagem.

Confira também 8 dicas de como formar uma equipe de vendas de alta performance.

2. Comunicação

Para que uma organização alcance seus objetivos é preciso que seus colaboradores se comuniquem de forma clara. E isso não é uma prática unilateral, da liderança para com seus liderados. É preciso que ambas as partes ouçam e saibam ouvir umas às outras.

Mais do que isso, é preciso que se estabeleça um canal de comunicação que seja acessível para todos da empresa. Dessa forma, estimula-se o diálogo e a quebra de barreiras, dúvidas são sanadas de maneira mais assertiva e muitos erros podem ser prevenidos por meio disso.

Por isso, é importante não burocratizar a comunicação interna da equipe. Considere a implementação de softwares que possam ajudar com isso, como o Slack, por exemplo. Uma plataforma de comunicação interna por meio de mensagens rápidas pode acelerar e melhorar as estratégias de gestão de pessoas.

Veja também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? 9 dicas simples!

Qual é o tipo da sua equipe de trabalho?

3. Treinamento e capacitação

Não adianta ter um processo de recrutamento e seleção bem refinado se, depois disso, o novo funcionário é deixado “no escuro”.

Por isso, logo após a contratação, é preciso estruturar um processo de onboarding de colaboradores para que eles tenham conhecimento sobre todos os processos da empresa e as boas práticas das suas áreas.

Imagine só recrutar um dos melhores vendedores do mercado, mas não oferecer nenhum tipo de treinamento para que ele conheça mais sobre o público-alvo e sobre o processo de vendas da empresa? Como este vendedor poderá entregar algum resultado?

Além do onboarding, é preciso estar constantemente investindo no desenvolvimento dos colaboradores. Desse modo, forma-se uma equipe mais capacitada e preparada para novos desafios, e seus membros se sentem gratos e reconhecidos pela empresa. Logo, o time se torna mais motivado, mais engajado, e mais satisfeito.

4. Trabalho em equipe

Uma andorinha só não faz verão, não é mesmo? 

Pois bem, por esse motivo, o trabalho em equipe também é um dos pilares da gestão de pessoas.

Os colaboradores e os departamentos não se dedicam para alcançar resultados individuais, mas, sim, para chegar aos objetivos declarados no planejamento estratégico da empresa. Portanto, precisa-se compreender que o trabalho de todos está interligado.

Por exemplo: se a equipe de desenvolvimento de produto anuncia uma nova funcionalidade, o marketing deverá criar uma campanha anunciando esta novidade para clientes ativos e para o público-alvo, o que impactará diretamente as áreas de atendimento ao cliente e vendas. 

Então, é interessante que todas as áreas trabalhem em equipe para alinhar as estratégias e as possíveis consequências dessas ações.

Para tanto, se faz necessária uma boa comunicação, uma liderança que esteja aberta para ouvir todos os membros do time. Ou seja, os pilares da gestão de pessoas devem coexistir.

5. Processos

Para garantir que os colaboradores saibam executar suas tarefas e obrigações da maneira esperada pela empresa, um bom processo precisa ser estruturado, além de ser objetivo e claro.

E mais do que isso: as métricas e indicadores para mensurar o desempenho da equipe também precisam ser coerentes.

Um time de vendas que se esforça para alcançar metas inatingíveis dificilmente se mantém motivado, não é mesmo? Por isso, uma boa prática para sustentar este pilar seria a definição por meio do método Smart Vendas. Já ouviu falar?

Em dúvida sobre qual o tamanho ideal para seu time de vendas? Veja as dicas!

Por que a empresa deve seguir os pilares da gestão de pessoas?

Se você quer construir uma organização que tenha colaboradores que acreditam no propósito da empresa e que, por isso, buscam performar da melhor forma possível sem prejudicar sua saúde mental, é hora de considerar investir nos pilares da gestão de pessoas.

Leia também: Segurança psicológica: como construir essa cultura e por que ela leva a melhores resultados?

Isso porque os benefícios são muitos. Colaboradores mais capacitados e motivados produzem mais, e melhor! Além disso, os índices de turnover diminuem consideravelmente, e a empresa não sofre tantos gastos com demissões e admissões.

Estes aspectos promovem uma boa imagem da organização tanto para cliente, quanto para atração de novos talentos. Ou seja, os pilares da gestão de pessoas são uma estratégia que não possui desvantagens ou consequências ruins. 

E aí, o que achou dos pilares da gestão de pessoas? Já conhecia algum deles?

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