Você sabe qual é a importância da comunicação no ambiente de trabalho? Existem diversas vantagens de uma boa comunicação positiva para que as equipes trabalhem em um bom clima organizacional e objetivos alinhados.

A verdade é que determinado profissional pode até ser um gênio em sua área, extremamente competente e preparado, cheio de ideias e capaz de executar as mais complexas tarefas ou projetos.

Mas se não souber se comunicar no ambiente de trabalho, tanto entender o que é pedido, como transmitir tudo o que sabe, planeja ou faz, seus esforços, habilidades e competências serão em vão.

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Neste cenário, não saber como se comunicar bem no ambiente de trabalho fará com que este profissional não seja reconhecido e, mais que isso, não conseguirá desempenhar corretamente suas atividades, tornando-se improdutivo.

A importância do líder na comunicação no ambiente de trabalho

No caso do líder, a comunicação eficiente no trabalho se torna ainda mais importante. É impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.

E chega a ser irônico, nos dias de hoje, com tantas ferramentas de comunicação e tecnologias de compartilhamento da informação, que as pessoas tenham dificuldade de se comunicarem no ambiente de trabalho.

Isso acontece exatamente pelo vício em usar essas facilidades digitais como “muletas” que muitas vezes são usadas para postergar respostas e evitar o contato pessoal.

Para ajudar você a entender melhor a comunicação no ambiente de trabalho e como empregá-la de forma efetiva em seu dia a dia, fizemos um pequeno resumo das principais ferramentas que você pode usar para se comunicar no local de trabalho da melhor maneira e algumas dicas práticas para agilizar esse processo tão importante.

É fundamental também entender que a comunicação no trabalho em equipe, ainda mais em vendas, depende bastante do perfil comportamental de cada vendedor.

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Comunicação no ambiente de trabalho e Endomarketing

Da mesma forma que usamos o marketing para nos comunicarmos com o mercado, anunciar produtos e construir a marca de nossa empresa, também existe o endomarketing, conhecido como o marketing interno.

Ele compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais.

A comunicação no ambiente de trabalho também é usada em treinamentos de equipes, palestras, convenções de vendas, cerimônias comemorativas, campanhas de incentivo e eventos corporativos, como inaugurações e festas de final de ano, por exemplo.

Principais canais de comunicação do endomarketing

Confira alguns dos principais canais e ferramentas de comunicação que podem ajudar a melhorar a comunicação no ambiente corporativo!

  • Jornal Corporativo: publicação impressa e periódica que é distribuída a todos os colaboradores e às vezes até a familiares, fornecedores e outros Stakeholder com o objetivo de manter todos informados sobre fatos e dados relevantes sobre a organização.
  • Revista Corporativa: semelhante ao jornal impresso, porém produzida em formato de revista, com materiais mais nobres e capa diferenciada.
  • Boletim Impresso: semelhante a um pequeno jornal, sem periodicidade definida.
  • Jornal, Revista ou Boletins Virtuais: com o mesmo conteúdo dos materiais impressos, só que enviados por e-mail.
  • Newsletter: o mais tradicional dos informativos via email, desempenhando funções similares às dos materiais acima.
  • Jornal Mural: espaço reservado, geralmente em locais de grande circulação na empresa, onde são afixados e expostos cartazes, outros materiais impressos e mesmo edições dos jornais das empresas para conhecimento geral.
  • Faixas e cartazes: muito usados em campanhas motivacionais, de incentivo de vendas e para divulgação de eventos internos.
  • Site da empresa: por estar aberto ao público, em geral também acaba sendo usado de alguma forma para a empresa se comunicar no ambiente corporativo.
  • Intranet: usa a internet de forma mais reservada, com acesso restrito por login e senha, garantindo a segurança e a privacidade de uma ferramenta de comunicação online no ambiente corporativo.
  • Mídias Sociais: um canal muito importante de comunicação com os clientes da empresa, podem ser usadas de forma cautelosa para se comunicar com os colaboradores, sem misturar excessivamente as mensagens para diferentes receptores.

Uma maneira de gerenciar isso é usar grupos fechados, principalmente para forças de vendas, aproveitando-se da agilidade e da espontaneidade desses canais de comunicação no local de trabalho.

A escolha do canal correto sempre traz ganhos à cominicação local de trabalho.
A escolha do canal correto sempre traz ganhos à comunicação no local de trabalho.

Eventos, pronunciamentos e discursos: Falar pessoalmente sempre é uma maneira muito eficaz de passar mensagens. É por isso que a comunicação no local de trabalho não pode prescindir de discursos de líderes, cerimônias de inauguração e lançamentos de produtos, festas de final de ano ou entrega de premiações.

Além de motivar muito as equipes, essas ocasiões podem ser usadas pela assessoria de imprensa para repercutir na mídia, favorecendo o branding da empresa. Grandes líderes da atualidade, como Bill Gates, Steve Jobs e até Barack Obama são mestres neste tipo de comunicação.

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?

Até aqui, falamos bastante da comunicação corporativa como um todo. Vamos apresentar agora então as 9 principais dicas de como melhorar melhorar a comunicação no ambiente de trabalho com seus colegas, gestores, superiores ou sua própria equipe!

1. Não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”

Isto é, o que ele entende. Tente buscar um feedback sobre o que o outro entendeu, com uma pergunta de fechamento que resuma sua mensagem. Aliás, criar uma cultura de feedback no trabalho é uma excelente ideia para melhorar a comunicação no ambiente.

2. Escolha o canal correto

Será que um e-mail é a melhor maneira de discutir determinado assunto? Já pensou em usar menos o e-mail e, às vezes, falar pessoalmente com as pessoas? Se achar necessário “documentar” o que foi acordado, envie um e-mail começando com estas palavras: “Conforme nossa conversa de hoje, decidimos que…”.

3. Uma imagem vale mais que mil palavras

Muitas pessoas confiam excessivamente no poder de persuasão de seu discurso. Sempre que tiver que fazer uma apresentação para um grupo, use um editor do tipo Power Point e não se restrinja a textos, use imagens que ilustram suas boas ideias.

4. Não fale desnecessariamente

Muitas pessoas acham que tem que se destacar em reuniões falando algo, qualquer coisa que seja, e acabam pagando aquele mico…  Se o que for dizer não vai acrescentar nada, fique calado. Só as boas ideias destacam realmente as pessoas.

5. Não se cale desnecessariamente

Da mesma forma, se acha que vai acrescentar algo relevante à discussão, exponha suas ideias com clareza e assertividade.

6. Use um tipo de discurso para cada perfil

Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superiores, perceba que tipo de discurso os convence melhor.

Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste suas mensagens: fale “aquilo” que os outros querem ouvir.

7. Nunca interrompa quem está falando

Ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, algo como: “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso….”. Não parta para o confronto direto, seja diplomático.

8. Pratique a escuta ativa

Observe atentamente o que o outro fala, seus gestos, expressões faciais e entrelinhas. Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos claramente a mensagem.

9. Evite reuniões intermináveis

Quem organiza a reunião deve definir claramente o tema, quem vai participar e, principalmente, quando começa e termina. Geralmente reuniões com mais de uma hora não levam a nada

Leia também: 8 temas para reunião de equipe de vendas úteis de verdade

Qual é a importância da comunicação no ambiente de trabalho?

A importância da comunicação no ambiente de trabalho está ligada diretamente a diversos aspectos corporativos, como o clima organizacional, abertura para novas ideias e propostas de soluções, definição clara de estratégias e metas. Melhorar a comunicação é dever de um bom líder com o objetivo de manter seus colaboradores empenhados e produtivos.

No caso de uma equipe comercial, por exemplo, a comunicação no ambiente corporativo depende de uma boa gestão da equipe de vendas. Portanto, separamos um material completo com tudo que você precisa saber para gerar um bom ambiente de trabalho e comunicação positiva em seu papel de líder.

Neste ebook, você irá:

  • aprender a desenvolver a liderança: o primeiro passo para a gestão eficaz da equipe de vendas é ser visto como um líder por sua equipe. É por meio desse respeito que os resultados surgem;
  • saber como manter a equipe unida: a força de uma equipe é a energia da própria equipe. É justamente a união que vai mostrar o potencial de realização;
  • desenvolver um método de acompanhamento da sua equipe: todo processo precisa de acompanhamento para acontecer. Veja como criar uma dinâmica de comunicação no ambiente de trabalho e fomentá-la ao máximo com todos da sua equipe.

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