Categorias
Gestão de equipe

5 ferramentas de comunicação interna online para vendas

Que tal conhecer um pouco mais sobre ferramentas de comunicação interna online que podem auxiliar nas atividades de vendas?

Um dos maiores segredos para quem quer vender mais é manter o time comercial sempre em contato e melhorar a comunicação da equipe — principalmente se você tiver colaboradores que trabalham em campo.

Não investir em troca de informações fácil e prática é um dos maiores erros de comunicação empresarial. Com isso, muita informação se perde, algumas dúvidas pontuais não conseguem ser respondidas e os colaboradores acabam ficando sem suporte, seja do coordenador ou da própria equipe.

E o mais intrigante disso tudo é que essa falha tão comum possui soluções simples e, muitas vezes, gratuitas, com o uso de ferramentas de comunicação interna online.

Um bom exemplo são os aplicativos de uso free e softwares colaborativos. Basta o envolvimento do gestor de equipe para oficializar, administrar e divulgar o uso de novas ferramentas e pronto!

Já citamos alguns deles no post 8 aplicativos para ajudar na venda externa e hoje trazemos mais dicas de ferramentas de comunicação interna free. Confira!

5 ferramentas de comunicação interna online que você precisa usar na empresa

É provável que você conheça alguns destes apps, mas você os usa para melhorar a comunicação na equipe de vendas?

Veja detalhes de como usar essas ferramentas de comunicação interna grátis:

  1. Google Hangouts
  2. WhatsApp
  3. Slack
  4. Zoom
  5. Discord

1. Google Hangouts

Tem dúvidas de como alinhar a comunicação de um time que fica externo, realizando vendas e ações de prospecção em campo? O Google Hangouts pode ajudar!

A ferramenta é uma excelente forma de fazer reuniões entre equipes que não estão no mesmo ambiente; caracterizada por ser leve e não exigir o download de versões desktop. Torna-se, assim, uma ótima solução para as reuniões, apresentações, conversas mais longas ou bate-papos rápidos para esclarecimento de dúvidas e repasse informações.

Tem dúvidas de como usar a ferramenta de comunicação interna online Hangouts? Então, confira este vídeo do Caçador de Ferramentas:

Leia também: Como fazer videoconferência sem perda de tempo (nem de contato)

2. WhatsApp

Ferramentas de comunicação interna
O vendedor pode conseguir respostas de forma mais rápida pelo WhatsApp

Uma das ferramentas de comunicação interna organizacional que talvez não passe pela cabeça de muitos gestores é o Whatsapp.

Popularmente utilizado para a comunicação pessoal, também pode ser uma boa ferramenta online para o time de vendas. Tendo um grupo dentro da ferramenta, é possível que o profissional que se encontra em trabalho de campo tire dúvidas e consiga respostas de forma mais rápida pelo aplicativo.

Com a equipe toda reunida em um só lugar, conseguimos otimizar essa comunicação e auxiliar uns aos outros em seus processos individuais de venda e prospecção de novos clientes.

Veja mais dicas de como usar ferramentas de comunicação interna nas empresas nesta apresentação de slides:

Como usar o whats app para vender mais from Agendor

Veja mais: WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

3. Slack

Ferramentas de comunicação interna
Elimine e-mails desnecessários utilizando o Slack para a comunicação interna

O Slack tem sido muito utilizado como ferramenta de comunicação interna das empresas. Trata-se de um bate-papo muito fluido e simples, excelente para uso no dia a dia.

Uma boa dica é integrar o Slack ao Trello (plataforma de monitoramento e controle de atividades), fazendo com que todas as atividades e tarefas fiquem registradas e que a comunicação seja sempre transparente.

4. Zoom

Um potente app de videoconferência que, com certeza, vai melhorar muito a comunicação da equipe.

O Zoom, em sua versão paga, permite que até mil pessoas participem de um vídeo, além de 10 mil visualizadores. Realmente é impressionante.

Com ele suas reuniões online são transmitidas em alta definição. E mais, você pode fazer compartilhamento de tela, gravar os encontros e contar com a geração automática das transcrições das conversas.

No caso de treinamentos, é possível contar com o recurso do “quadro branco”, para que o instrutor faça anotações visíveis por todos enquanto fala.

E basta acessar a loja de apps em seu celular para instalar rapidamente e começar a usar.

Quer mais dicas de como usar o Zoom? É só conferir este vídeo do Fernando Tannure:

5. Discord

Mais um app para se comunicar por voz, texto e vídeo e que pode ser de grande utilidade par sua equipe de vendas.

Inicialmente o Discord foi criado para a transmissão de jogos de videogame ao vivo, as chamadas “gameplays”. Mas a qualidade era tão boa que as pessoas começaram a usar o Discord com outras finalidades, como dar aulas, criar comunidades, reunir amigos, grupos de estudo, fazer convenções online e, é claro, grupos de trabalho!

Por isso, você também pode usar o Discord com uma ferramenta da comunicação organizacional.

Para entender mais sobre o Discord, selecionamos para você este vídeo da Dev Aprender:

Conclusão: comunicar é fundamental em vendas

A comunicação entre colaboradores sempre vai melhorar a comunicação na equipe de vendas. Essa é a chave para conseguir manter os números sempre favoráveis.

São muitas as opções de ferramentas gratuitas para otimizar esse bate papo. Então, não há desculpa! É hora de tomar medidas simples, porém eficazes, para melhorar a integração do seu time.

Tem alguma dúvida sobre como melhorar a comunicação na equipe de vendas? Que ferramentas de comunicação interna online são usadas em seu negócio? Aproveite para ver algumas dicas do post: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho.

Depois comente com a gente se você curtiu o material!

Saiba mais: Comunicação em vendas: como atrair, conquistar e fidelizar clientes e sua equipe também?

Outra excelente ferramenta para ajudar em suas vendas é um sistema de CRM.

Para saber todos os detalhes de como usar um, baixe nosso e-book gratuito: [Nova edição do ebook] Guia para o sucesso com CRM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.