Que tal conhecer um pouco mais sobre ferramentas de comunicação interna online que podem auxiliar nas atividades de vendas?

Um dos maiores segredos para quem quer vender mais é manter o time comercial sempre em contato e melhorar a comunicação da equipe — principalmente se você tiver colaboradores que trabalham em campo.

Não investir em troca de informações fácil e prática é um dos maiores erros de comunicação empresarial. Com isso, muita informação se perde, algumas dúvidas pontuais não conseguem ser respondidas e os colaboradores acabam ficando sem suporte, seja do coordenador ou da própria equipe.

E o mais intrigante disso tudo é que essa falha tão comum possui soluções simples e, muitas vezes, gratuitas, com o uso de ferramentas de comunicação interna online.

Um bom exemplo são os aplicativos de uso free e softwares colaborativos. Basta o envolvimento do gestor de equipe para oficializar, administrar e divulgar o uso de novas ferramentas e pronto!

Já citamos alguns deles no post 8 aplicativos para ajudar na venda externa e hoje trazemos mais dicas de ferramentas de comunicação interna free. Confira!

6 ferramentas de comunicação interna online que você precisa usar na empresa

É provável que você conheça alguns destes apps, mas você os usa para melhorar a comunicação na equipe de vendas?

Veja detalhes de como usar essas ferramentas de comunicação interna gratuitas!

1. Google Hangouts

Tem dúvidas de como alinhar a comunicação de um time que fica externo, realizando vendas e ações de prospecção em campo? O Google Hangouts pode ajudar!

A ferramenta é uma excelente forma de fazer reuniões entre equipes que não estão no mesmo ambiente; caracterizada por ser leve e não exigir o download de versões desktop. Torna-se, assim, uma ótima solução para as reuniões, apresentações, conversas mais longas ou bate-papos rápidos para esclarecimento de dúvidas e repasse informações.

Tem dúvidas de como usar a ferramenta de comunicação interna online Hangouts? Então, confira este vídeo do Caçador de Ferramentas:

Leia também: Como fazer videoconferência sem perda de tempo (nem de contato)

2. WhatsApp

Ferramentas de comunicação interna
O vendedor pode conseguir respostas de forma mais rápida pelo WhatsApp

Uma das ferramentas de comunicação interna organizacional que talvez não passe pela cabeça de muitos gestores é o WhatsApp.

Popularmente utilizado para a comunicação pessoal, também pode ser uma boa ferramenta online para o time de vendas. Tendo um grupo dentro da ferramenta, é possível que o profissional que se encontra em trabalho de campo tire dúvidas e consiga respostas de forma mais rápida pelo aplicativo.

Com a equipe toda reunida em um só lugar, conseguimos otimizar essa comunicação e auxiliar uns aos outros em seus processos individuais de venda e prospecção de novos clientes.

Veja mais dicas de como usar ferramentas de comunicação interna nas empresas nesta apresentação de slides:

Veja mais: WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas

3. Slack

Ferramentas de comunicação interna
Elimine e-mails desnecessários utilizando o Slack para a comunicação interna

O Slack tem sido muito utilizado como ferramenta de comunicação interna das empresas. Trata-se de um bate-papo muito fluido e simples, excelente para uso no dia a dia.

Uma boa dica é integrar o Slack ao Trello (plataforma de monitoramento e controle de atividades), fazendo com que todas as atividades e tarefas fiquem registradas e que a comunicação seja sempre transparente.

4. Zoom

Um potente app de videoconferência que, com certeza, vai melhorar muito a comunicação da equipe.

O Zoom, em sua versão paga, permite que até mil pessoas participem de um vídeo, além de 10 mil visualizadores. Realmente é impressionante.

Com ele suas reuniões online são transmitidas em alta definição. E mais, você pode fazer compartilhamento de tela, gravar os encontros e contar com a geração automática das transcrições das conversas.

No caso de treinamentos, é possível contar com o recurso do “quadro branco”, para que o instrutor faça anotações visíveis por todos enquanto fala.

E basta acessar a loja de apps em seu celular para instalar rapidamente e começar a usar.

Quer mais dicas de como usar o Zoom? É só conferir este vídeo do Fernando Tannure:

5. Discord

Mais um app para se comunicar por voz, texto e vídeo e que pode ser de grande utilidade par sua equipe de vendas.

Inicialmente o Discord foi criado para a transmissão de jogos de videogame ao vivo, as chamadas “gameplays”. Mas a qualidade era tão boa que as pessoas começaram a usar o Discord com outras finalidades, como dar aulas, criar comunidades, reunir amigos, grupos de estudo, fazer convenções online e, é claro, grupos de trabalho!

Por isso, você também pode usar o Discord com uma ferramenta da comunicação organizacional.

Para entender mais sobre o Discord, selecionamos para você este vídeo da Dev Aprender:

6. Microsoft Teams

Muito conhecida no mundo dos negócios, esta é a ferramenta de comunicação interna da Microsoft: Microsoft Teams. Com ela, você alia o relacionamento por chat, seja individual ou em grupos, áudio, vídeo, compartilhamento de arquivos e integração com outras ferramentas. 

Essa integração acontece não somente com as outras ferramentas da Microsoft. Utilizando a Pluga, por exemplo, você consegue conectar o Teams com mais de 70 softwares diferentes, muitos deles utilizados no seu dia a dia. 

Veja abaixo alguns exemplos de automatizações possíveis com o Agendor:

Conclusão: comunicar é fundamental em vendas

A comunicação entre colaboradores sempre vai melhorar a comunicação na equipe de vendas. Essa é a chave para conseguir manter os números sempre favoráveis.

São muitas as opções de ferramentas gratuitas para otimizar esse bate papo. Então, não há desculpa! É hora de tomar medidas simples, porém eficazes, para melhorar a integração do seu time.

Tem alguma dúvida sobre como melhorar a comunicação na equipe de vendas? Que ferramentas de comunicação interna online são usadas em seu negócio? Aproveite para ver algumas dicas do post: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho.

Depois comente com a gente se você curtiu o material!

Saiba mais: Comunicação em vendas: como atrair, conquistar e fidelizar clientes e sua equipe também?

Outra excelente ferramenta para ajudar em suas vendas é um sistema de CRM.

Para saber todos os detalhes de como usar um, baixe nosso e-book gratuito: [Nova edição do ebook] Guia para o sucesso com CRM

Além de uma boa comunicação em equipe, diversos outros fatores ajudam na gestão comercial, confira em nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas