Você arriscaria apontar qual a diferença entre chefe e líder?

Saber exercer uma boa liderança é determinante para o desempenho de toda a equipe. Os colaboradores precisam enxergar o líder como uma figura inspiradora, firme e com capacidade de guiar o time a melhores resultados.

No entanto, é comum haver no ambiente de trabalho muitas dúvidas sobre as características de chefe e líder.

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Afinal, existem diferenças significativas entre quem chefia e quem lidera? Estar à frente chefiando uma equipe automaticamente faz de você um líder? Será que um é melhor que o outro?

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas qual a diferença entre chefe e líder. Além disso, vamos mostrar também algumas frases de liderança para você se inspirar.

Leia mais: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer

Qual a diferença entre chefe e líder?

Ao contrário do que muita gente imagina, há sim diferença entre chefe e líder. Basicamente, o que difere essas duas figuras é a forma com que cada uma lida com o poder.

Enquanto o chefe exerce o seu poder de maneira autocrática, o líder geralmente adota uma postura democrática.

O chefe centraliza em si mesmo todo o poder de decisão e não está muito interessado no que os seus subordinados têm a dizer.

Já o líder preocupa-se em consultar seus liderados sobre decisões importantes e que impactam a equipe.

Características de chefe e líder

Para que você possa entender melhor o que difere um líder de um chefe, separamos algumas características que cada figura costuma apresentar.

Analise com cuidado e reflita se, em alguns momentos, você não está se comportando como um chefe, em vez de um verdadeiro líder.

As características do chefe

1. Pressão e microgerenciamento

O chefe gosta de pressionar os colaboradores durante a execução de suas atividades e cobrar constantemente por resultados.

Ele acredita que esse clima de vigilância constante aumenta  a produtividade e que as pessoas precisam aprender a “trabalhar sob pressão”.

2. Uso do cargo como prova de autoridade

O chefe ocupa formalmente uma posição hierárquica superior. Ele não dá o devido reconhecimento aos colaboradores quando as metas são alcançadas, pois o chefe considera isso um mérito dele mesmo por estar no comando da equipe.

Assim, não apenas desvaloriza o trabalho em equipe, como também colhe todos os louros para si.

3. A “chefia” é sua zona de conforto

Quem se posiciona como chefe adota uma postura mais pragmática e não se sente muito confortável em situações de improviso e que fogem à uma estrutura modelo.

Por quê?

Porque nessas horas um verdadeiro líder pediria a opinião da equipe, coisa que ele não faz!

4. Delegação de tarefas inflexível

Por geralmente possuir maior experiência e conhecimento técnico que seus subordinados, o chefe atribui responsabilidades como bem entende e não consulta os colaboradores.

Isso desmotiva a equipe, além de representar uma grande perda de oportunidade de encontrar a pessoa certa para a tarefa certa, aquela que sente prazer em fazê-la e domina o assunto.

5. A primeira e a última palavra são sempre dele

O chefe se sente muito confortável em dar ordens e não gosta de vê-las sendo questionadas.

O que ele diz é lei e deve ser seguido à risca.

Isso inibe a inovação, leva a desmotivação da equipe e à baixa produtividade.

6. O ambiente faz o chefe

Empresas que possuem uma estrutura organizacional muito verticalizada acabam sendo um ambiente ideal para que a figura do chefe perpetue e se prolifere.

Muitos níveis hierárquicos empilhados geram uma profusão de chefes e “chefinhos”, donos da verdade, lutando para subir um degrau nessa escala, para se tornar o “chefão”.

Veja mais: Conheça seu estilo para turbinar a liderança no trabalho

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As características do  líder

1. Apoio e “portas abertas”

O líder prefere acompanhar de perto todo o desenvolvimento das atividades da equipe e se coloca à disposição para ajudar os colaboradores no que for preciso. 

Assim, os colaboradores não se sentem inibidos se precisarem pedir esclarecimentos, dar sugestões, apresentar inovações e mesmo demonstrar certa insegurança com a tarefa.

A porta da sala do líder está sempre aberta!

2. Os colaboradores contam com ele

O líder não precisa ocupar uma posição hierárquica superior para exercer a liderança.

Os colaboradores o seguem, se inspiram nele, reconhecem sua experiência e seu conhecimento.

Mesmo se não tivesse um cargo de gerente ou de diretor, o líder seria requisitado pela equipe para esclarecer dúvidas e mostrar o melhor caminho a seguir.

3. Reconhece talentos e resultados

O líder reconhece os esforços individuais e coletivos. E faz isso de forma pública, sem alarde. 

Ele não puxa para si as glórias das vítimas do grupo, mas compartilha com os demais integrantes de sua equipe.

Quem se destaca é elogiado e quem precisa melhorar é auxiliado e aconselhado de forma privada.

4. Sabe delegar tarefas em função de perfis

O líder sabe distribuir responsabilidades de acordo com as competências de cada colaborador.

Ele conhece seu time, as personalidades de seus liderados e entrega a tarefa certa para a pessoa certa, aquela mais capaz e que sentirá prazer em levar adiante aquele desafio para trazer os melhores resultados para a empresa.

5. É capaz de tomar decisões rapidamente, quando necessário

O líder tem o jogo de cintura para lidar com imprevistos e é bastante flexível. Ele entende que nem sempre as normas precisam ser seguidas à risca; para o líder, cada caso é um caso.

Assim, o time conta com ele em momentos de crise para indicar que direção seguir. O clima é de confiança, não de medo!

6. Procura enxergar o lado positivo sempre

Líderes são otimistas, mas sem se deslocar da realidade. Estão sempre dispostos a ouvir, praticam a empatia e sabem quais botões acionar para fazer a equipe avançar na direção correta.

Quando ocorrem erros ou imprevistos, isso não se transforma em “uma tempestade em um copo d’água”.

Explosões e broncas não são características do líder. É claro que as falhas devem ser corrigidas e os responsáveis alertados e orientados sobre as consequências de seus atos. Mas de forma civilizada e buscando a melhoria, não “culpar” alguém. 

7. O clima organizacional saudável é importante para o líder

O líder se preocupa em oferecer um ambiente de trabalho saudável e estimula seus liderados a aprimorarem suas habilidades e a buscarem o desenvolvimento profissional.

Pressão, cobranças, ameaças e ultimatos não fazem parte do vocabulário de um verdadeiro líder. 

Leia também: Estilos de liderança: encontre o seu tipo de liderança, aprimore-o e inspire o time de vendas

Assim como nas negociações, o rapport é essencial na liderança!

Diferença entre líder e chefe: frases para se inspirar

Como você pôde perceber até aqui, há diferenças significativas nas características de chefe e líder.

Confira abaixo 4 frases sobre a diferença entre líder e chefe para você se inspirar e exercer uma liderança cada vez melhor.

São frases de grandes empreendedores e personalidades famosas que podem ajudar você a entender melhor como liderar as pessoas. 

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. – Franklin Roosevelt

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O líder é alguém que nos inspira a não apequenar a vida, o trabalho, a empresa, a comunidade, a nação, o mundo. – Mário Sérgio Cortella

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A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz “Vá!”; um líder diz “Vamos!”. – E. M. Kelly

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O líder é aquele que vê mais do que os outros, que vê mais longe do que os outros, que vê antes dos outros. – Leroy Eims

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Veja também: Como ser um bom líder no trabalho? Qual é a postura certa?

Líder ou chefe, qual dos dois é o seu estilo?

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