Sua convenção de vendas está chegando e você não tem nenhuma ideia criativa para o tema?

Calma que temos a solução para você!

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O tema de sua convenção de vendas deve atender a dois critérios:

  • Estar alinhado com os objetivos organizacionais da empresa
  • Ser criativo, motivante e engajador

Nesse sentido, separamos 5 temas de convenção de vendas relacionados a objetivos específicos.

Você pode usá-los do jeito que estão ou adaptá-los para as características específicas do seu negócio.

Confira e faça sua escolha!

5 temas para convenção de vendas para usar agora mesmo

Selecionamos as ideias de temas para convenção de vendas em função dos possíveis objetivos que esses eventos possam ter.

Veja qual deles é o mais adequado para sua empresa.

1- Aumentar market share: o mistério da abdução de clientes

Para aumentar a participação de mercado, o chamado market share, a empresa terá, sem dúvida, que conquistar alguns clientes de seus concorrentes.

Nesse sentido, a convenção de vendas pode ter um ar misterioso, no estilo de investigação de fenômenos paranormais.

O tema pode estar ligado a analisar a reação das empresas concorrentes, que se verão surpreendidas pelo “sumiço” de seus clientes, “abduzidos” pelas táticas de vendas de sua empresa.

A convenção pode se tornar bastante divertida e animada e, com certeza, o tema gerará muita curiosidade e trará muito engajamento dos colaboradores.

Leia também: Nem todos podem ser o líder de mercado: como ganhar Market Share, então?

2- Conquistar novos territórios de vendas: a arte da guerra de Sun Tzu

Um dos livros de estratégia militar mais respeitados do mundo, A Arte da Guerra, escrito pelo chinês Sun Tzu há mais de dois mil anos, é referência entre executivos das mais diversas áreas.

Isso porque a obra está repleta de metáforas que podem ser alusivas a situações muito comuns da gestão empresarial.

E se o assunto é a conquista de territórios de vendas, a obra cai com uma luva como tema para sua convenção de vendas.

Você não conhece o livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu? Então, dê uma olhada nesta animação criada pela IlustradaMente e que apresenta um interessante resumo da obra:

3- Lançar novos produtos ou serviços: contagem regressiva para o sucesso

O lançamento de novos produtos ou serviços é constantemente comparado com o lançamento de um foguete ou nave espacial.

Isso porque existe uma série de preparativos, pesquisas, testes, treinamentos e diversas outras atividades que devem ser realizadas antes de se lançar um produto no mercado com sucesso.

Além disso, depois que os detalhes do produto ou serviço foram todos acertados, é feito um cronograma das providências necessárias para a distribuição e lançamento efetivo nos pontos de venda.

Assim, da mesma forma que uma contagem regressiva, o produto será lançado no momento ideal, sob muita expectativa.

Por isso, essa ideia de tema para convenção de vendas, se ela vai tratar de novos produtos ou serviços da empresa, é bastante efetiva.

Se este for seu caso, pode usar nossa ideia à vontade!

4- Aquisição de uma nova marca: 1 + 1 é mais que 2!

Use esse título ou outros temas semelhantes que remetam à união de forças para se alcançar um objetivo maior, gerando a chamada sinergia.

Quando uma empresa adquire outras e seus produtos, ou uma nova marca, é necessário integrar equipes, culturas, modos de trabalhar e alinhar diversas expectativas.

Isso pode gear um clima organizacional ruim, de panelinhas se formando e grupos das antigas empresas se isolando. Isso sempre é pior para a empresa que foi comprada ou incorporada. Porque existe um medo real por parte dos vendedores de que podem ser despedidos a qualquer momento.

Para evitar isso, use uma temática de união, cases de sucesso como o do Itaú Unibanco, por exemplo.

Deixe claro também que se a empresa foi adquirida, é porque seus produtos ou serviços têm grande potencial de vendas e muitas qualidades. E que para que os vendedores da outra empresa aprendam sobre os produtos adquiridos, será necessário que seus colegas da empresa incorporada os auxiliem.

Dê um papel relevante nas atividades da convenção de vendas a alguns executivos e vendedores da outra empresa.

Enfim: faça desta convenção de vendas um evento de integração entre as duas organizações.

5- Necessidade de motivar a equipe na crise: O homem que mudou o jogo

Muitas vezes a equipe de vendas se encontra desmotivada devido a situações que não estão totalmente sob seu controle.

Culpar a crise e outros eventos externos pelo mal desempenho é um erro e deve ser evitado. Mas isso não significa que a equipe não vai se sentir desmotivada.

Para reverter essa situação e mudar o jogo, é preciso encontrar saídas criativas.

Nesse sentido, um filme extremamente bem elaborado – e que mostra como encarar a situação por outro ângulo e de forma inovadora pode mudar o jogo – é exatamente este. Estrelado por ninguém menos que Brad Pitt.

Confira o trailer:

Esse é um dos filmes que compõe nossa lista: Conheça 5 filmes de esportes que trazem ensinamentos sobre vendas

DICA EXTRA: Inspire-se em grandes filmes

Nossa ultima sugestão de temas para convenção de vendas se valeu de um filme. O cinema é uma excelente fonte de ideias de temas para convenção de vendas.

Para isso, faça uma pesquisa de filmes motivacionais ou com histórias sobre vendedores e que se encaixam em seus objetivos para a convenção.

Dessa forma, você poderá usar muitas cenas do filme nas apresentações, além de já ter toda uma estética e identidade visual prontas para usar na decoração do evento e na ambientação das atividades para a convenção de vendas.

Quer algumas dicas de filmes que podem inspirar excelentes convenções de vendas? Confira, então, este posts de nosso blog: