Você está planejando fazer uma convenção de vendas, mas não tem nenhuma ideia criativa? Pois saiba que chegou ao lugar certo, pois neste artigo apresentamos 10 ideias de temas para convenção de temas para você se inspirar e transformar seu evento em um verdadeiro sucesso!

Principais aprendizados deste artigo: 

  • O ideal é que o tema para a convenção de vendas esteja alinhado com os objetivos do evento. Por exemplo, aumentar a participação de mercado ou lançar novos produtos. 
  • É possível tirar inspiração de temas para convenção de vendas de livros e filmes, sejam eles diretamente ligados ao mundo comercial ou não. O importante é buscar algo que conecte as obras à ideia que você deseja passar. 
  • Depois da convenção, é preciso parar e analisar o sucesso da ação. Por isso, é fundamental saber como usar os KPIs de vendas, e você pode aprender tudo sobre esse assunto no nosso guia gratuito!
  • Também vale muito a pena apostar em um bom CRM de vendas para garantir o sucesso das suas campanhas de vendas. A boa notícia é que você pode testar o CRM do Agendor gratuitamente, basta se inscrever!

Mas antes de seguir com a leitura, é importante ter em mente que o tema central da convenção precisa: 

  • estar alinhado com os objetivos organizacionais da empresa;
  • ser criativo, motivante e engajador. 

Assim, você engaja o público, ao mesmo tempo em que oferece um conteúdo atual e interessante. E para ajudar na escolha, separamos no artigo a seguir 10 temas de convenção de vendas relacionados a objetivos específicos.

Você pode usá-los do jeito que estão ou adaptá-los para as características específicas do seu negócio. Continue lendo para conferir!

10 ideias de temas para convenção de vendas para você se inspirar

Nem sempre é fácil escolher os temas para convenção de vendas. Entretanto, é crucial que a ideia central do evento esteja alinhada com os objetivos da empresa e fale algo importante. 

Pensando nisso, selecionamos 10 temas atuais sobre vendas, considerando os seus objetivos. Continue lendo para descobrir qual é o mais adequado para a sua empresa!

1. Aumentar o market share: o mistério da abdução de clientes

Para aumentar a participação de mercado, o chamado market share, a empresa terá, sem dúvida, que conquistar alguns clientes de seus concorrentes.

Nesse sentido, a convenção de vendas pode ter um ar misterioso, no estilo de investigação de fenômenos paranormais.

O tema pode focar em analisar a reação das empresas concorrentes, que se verão surpreendidas pelo “sumiço” de seus clientes, “abduzidos” pelas táticas de vendas da empresa.

Dessa maneira, o evento ganha um ar de diversão, que colabora para gerar curiosidade e aumentar o engajamento dos colaboradores.

>>>> Leia também: nem todos podem ser o líder de mercado — então, como ganhar Market Share?

2. Conquistar novos territórios de vendas: a arte da guerra de Sun Tzu

Um dos livros de estratégia militar mais respeitados do mundo, A Arte da Guerra, escrito pelo chinês Sun Tzu há mais de dois mil anos, é referência entre executivos das mais diversas áreas.

Isso porque a obra está repleta de metáforas que podem ser relacionadas a situações bem comuns da gestão empresarial. E a obra cai como uma luva quando o assunto é a conquista de territórios de vendas.

Caso não conheça o livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, aproveite para dar uma olhada nesta animação criada pela IlustradaMente, com um resumo da obra:

3. Lançar novos produtos ou serviços: contagem regressiva para o sucesso

O lançamento de novos produtos ou serviços é constantemente comparado com o lançamento de um foguete, ou nave espacial.

Isso porque existe uma série de preparativos, pesquisas, testes, treinamentos e diversas outras atividades que devem ser realizadas antes de lançar um produto no mercado com sucesso.

Além disso, depois que os detalhes do produto ou serviço foram acertados, é feito um cronograma das providências necessárias para a distribuição e lançamento efetivo nos pontos de venda.

Assim, da mesma forma que uma contagem regressiva, o produto irá para o mercado no momento ideal, sob muita expectativa.

Por isso, essa ideia de tema para convenção de vendas, se ela trata de novos produtos ou serviços da empresa, é bastante efetiva. Se este for seu caso, pode usar nossa ideia à vontade!

4. Aquisição de uma nova marca: 1 + 1 é mais que 2!

Use esse título ou algum outro semelhante e que remeta à união de forças para alcançar um objetivo maior, gerando a chamada sinergia.

Esse é um ótimo exemplo de tema atual sobre vendas, porque, quando uma empresa adquire outras e seus produtos, ou uma nova marca, é necessário integrar equipes, culturas, modos de trabalhar e alinhar diversas expectativas.

Isso pode gerar um clima organizacional ruim, com formação de “panelinhas” e grupos se isolando completamente. E o pior sempre fica com a empresa comprada ou incorporada, visto que existe um medo real por parte dos vendedores de que eles podem ser desligados a qualquer momento.

Para evitar isso, use uma temática de união com cases de sucesso como o do Itaú Unibanco, por exemplo.

Não se esqueça de deixar claro que se a companhia foi adquirida, é porque seus produtos ou serviços têm grande potencial de vendas e muitas qualidades. 

E que para que os vendedores da outra empresa aprendam sobre os produtos adquiridos, é necessário que seus colegas da empresa incorporada os auxiliem. 

Para completar, dê um papel relevante nas atividades da convenção de vendas a alguns executivos e vendedores da outra empresa.

Enfim: faça da convenção de vendas um evento de integração entre as duas organizações.

5. Necessidade de motivar a equipe na crise: o homem que mudou o jogo

Muitas vezes a equipe de vendas está desmotivada devido a situações fora do controle. Nessa situação, culpar a crise e outros eventos externos pelo mal desempenho é um erro grave e deve ser evitado. 

Para reverter essa situação e mudar o jogo, é preciso encontrar saídas criativas.

Nesse sentido, um filme extremamente bem elaborado — e que mostra como encarar a situação por outro ângulo e de forma inovadora pode mudar o jogo — é O Homem que Mudou o Hoje, estrelado por ninguém menos que Brad Pitt.

Confira o trailer do longa:

A ideia aqui é usar o filme como exemplo de que pensar fora da caixa pode mudar a situação e trazer resultados muito positivos para a companhia. 

>>>> Esse é um dos filmes que compõe nossa lista: conheça 5 filmes de esportes que trazem ensinamentos sobre vendas

6. Se preparar para as mudanças: o futuro começa agora 

O mundo muda em uma velocidade alarmante e os profissionais de venda precisam se adaptar para continuar vendendo. Por isso, um ótimo tema para convenção de vendas — e que é bem atual — é falar sobre o que esperar para o futuro. 

Aqui, você pode falar sobre novas técnicas e canais de vendas, a evolução da internet e o papel dela nos hábitos de consumo do público, etc. 

Essa também é uma boa oportunidade para apresentar novas ferramentas, como um CRM de vendas, e explicar como elas auxiliam no crescimento dos negócios. 

7. Conquistar os clientes: como fisgá-los em poucos minutos 

Um problema que afeta todo mundo que trabalha com vendas é: como conquistar os clientes e torná-los fãs de uma marca, certo? E é justamente por isso que esse é um tema perfeito para convenção de vendas. 

No evento, pode-se falar sobre o papel dos consumidores no sucesso, as melhores técnicas de vendas para fidelização de clientes e a importância dos vendedores se manterem sempre atualizados a respeito das soluções oferecidas pela empresa. 

8. Vender mais: ofereça soluções, não produtos 

Hoje em dia, muitos vendedores sabem que é melhor vender a solução para um problema, do que um produto ou serviço. Isso porque o primeiro foca na necessidade do cliente e no que ele ganha ao adquirir alguma coisa, já o segundo fala sobre os itens em si. 

Logo, a primeira opção tem mais valor. Nesse sentido, você pode usar a convenção de vendas para expor técnicas de como aumentar o valor de uma marca e vender exatamente o que o cliente deseja, que é ter seu problema resolvido com um esforço mínimo. 

9. Melhorar o atendimento ao público: o cliente é a estrela do show 

Ainda falando em cliente, outra ideia da nossa lista de temas para convenção de vendas é sobre como transformar o consumidor na estrela do negócio. Afinal, sem ele, não há transações e, consequentemente, a companhia fica no vermelho, certo?

A sugestão aqui é focar não em como conquistar, mas em como melhorar a relação com o cliente. Assim, você pode falar sobre como criar um relacionamento sólido e duradouro, para que ele não abandone a empresa caso receba uma proposta da concorrência. 

10. Inovar para sobreviver: pense fora da caixa e se arrisque 

Para finalizar, outro tema atual para convenção de vendas é inovação. Até porque, se uma empresa não se reinventa, ela está fadada ao fracasso. Aqui o foco pode ser desde criar novas soluções ou oferecer novos negócios para os clientes que já estão na carteira da companhia. 

Uma dica de ouro é pesquisar bastante antes de preparar a apresentação. Veja o que a concorrência está fazendo, procure descobrir em que negócios semelhantes pelo mundo inovaram e tiveram sucesso e esteja preparado para responder perguntas!

Dica extra: busque inspiração de diversas fontes 

Para finalizar nossa lista de ideias de temas para convenção de vendas, trouxemos uma dica extra, que é buscar inspiração em diversas fontes. Uma das sugestões que você viu acima foi tirada de um filme e a outra de um livro. 

Para conseguir isso, pesquise sobre filmes, livros e até histórias reais sobre vendedores ou pessoas que superaram um grande desafio e tente tirar uma lição deles. 

Caso escolha um filme, você até pode usar algumas cenas na apresentação, além de já ter toda uma estética e identidade visual prontas para usar na decoração do evento e na ambientação das atividades para a convenção de vendas.

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