Você utiliza aplicativos para vendas externas como seus aliados? Separamos algumas dicas para melhorar seus resultados.

Hoje, grande parte dos vendedores estão equipados e prontos para vencer seus desafios com tablets e smartphones. Afinal, a transformação digital nas empresas está mudando o futuro do trabalho e a forma de executá-lo. Assim, cada vez mais a tecnologia estará ao seu lado, para te ajudar!

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Por isso, nada mais justo do que tornar esses gadgets ainda mais potentes para os seus negócios decolarem ainda mais rápido.

Está sem tempo para ler o conteúdo sobre aplicativo para vendedor externo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Por que usar aplicativo para vendedor externo?

Você utiliza smartphones e tablets para vencer seus desafios de vendas e conseguir entregar melhores resultados? Se a sua resposta foi não, você deveria repensar suas escolhas.

Afinal de contas, a tecnologia é uma grande aliada dos vendedores de sucesso, e permite que eles consigam aumentar seu potencial de resultados.

Unindo smartphones e tablets o vendedor pode conseguir impulsionar seus resultados, através de aplicativos que ajudam no seu dia-a-dia de vendas.

Como nós sabemos a grande importância que a tecnologia tem para os processos de vendas, nós fizemos um apanhado dos aplicativos que vão ajudar qualquer vendedor a melhorar seu desempenho nas ruas.

8 aplicativos para ajudar na venda externa

Confira, agora, nossas dicas de aplicativos para representante comercial e vendedores externos agilizarem seu trabalho e se tronarem mais produtivos.

10 aplicativos para vendas externas

Dividimos os aplicativos por categorias. Assim, você pode conhecer nossas sugestões em diversas áreas da gestão de vendas.

1. Reserve

O Reserve não é exatamente um aplicativo, mas um sistema de gestão de viagens e despesas, que pode ser integrado com taxis, passagens aéreas, hospedagens e outras despesas presentes na vida de qualquer vendedor externo.

Todo mundo sabe que nenhum vendedor gosta de ficar relatando suas despesas, e que muitas vezes isso acaba causando transtornos na hora do reembolso.

O Reserve é a solução que entra no meio do problema. O vendedor pode simplesmente incluir suas despesas no sistema, sem precisar ficar fazendo relatórios extensos e juntando recibos.

Para facilitar ainda mais, ele é um sistema com integração fácil com diversos outros serviços úteis, como o 99Taxis.

Dê uma olhada nesta tela do aplicativo para vendas externas que te ajuda a gerenciar viagens:

aplicativos para vendas externas

2. 99

O 99 é o maior aplicativo de taxis do Brasil. E, todo vendedor que viaja muito, precisa usar taxi para se locomover.

O aplicativo permite que você controle seus gastos, que você tenha todas as informações do taxi na tela do seu celular, bem como dados do veículo e motorista, para aumentar a sua segurança.

Além disso, você ainda recebe automaticamente um recibo após a corrida, facilitando a sua gestão de despesas de taxi.

Nada de acumular papel, ou pegar taxi desconhecido em cidades desconhecidas.

Confira este vídeo que mostra algumas iniciativas inovadoras da 99:

3. Waze

Da mesma maneira que o 99Taxis pode ser muito útil em suas viagens, o Waze pode ser muito útil para visitar clientes em locais que você não conhece muito bem.

O Waze é um GPS 100% gratuito, em que você ainda pode interagir com os seus amigos e outros motoristas, melhorando a navegação, através de avisos, reportando trânsito e outras informações relevantes.

Normalmente o Waze ainda ajuda você a escolher o caminho com menos trânsito para não se atrasar para os seus compromissos. Por isso, pode ser uma boa sempre deixa-lo ligado do seu lado, mesmo que você conheça o caminho.

Veja este vídeo que mostra como o aplicativo Waze faz para encontrar as melhores rotas para você:

4. Pagseguro

Quer receber do seu cliente após fechar a venda? O aplicativo do Pagseguro resolve esse problema.

O aplicativo funciona como uma máquina de cartão online. Você abre o aplicativo, escolhe a forma de pagamento e pode:

  • Enviar a requisição de pagamento para o seu cliente por e-mail.
  • Utilizar o leitor P2 para realizar a transação com o cartão do seu cliente diretamente no seu celular.
  • Utilizar a máquina Bluetooth junto ao aplicativo e realizar operações diretamente com catão.

Feito isso, você pode enviar o comprovante para o e-mail, ou até mesmo por SMS para seu cliente. Além de economizar papel, tudo é feito de maneira simples e dinâmica.

Veja um pouco mais sobre o PagSeguro, neste vídeo:

5. Trello

O Trello é um organizador de tarefas que permite que você organize fluxos de trabalho e troque informações com outros vendedores e profissionais.

Ele pode ser muito útil ajudando vendedores a manter tarefas sob controle sem necessidade de post-its, planilhas complexas, e milhares de e-mails para as mesmas coisas, muito menos sistemas caros e complicados.

Quer entender ainda melhor como funciona o Trello? Então, confira mais este vídeo:

6. Google Drive

Sua empresa acumula papeis e relatórios em pastas e arquivos físicos bagunçados? Além de prejudicial à natureza, usar arquivos em papel é extremamente improdutivo.

São difíceis e caros de guardar, achar e de pesquisar o que se necessita. Além disso, se deterioram e perdem com facilidade. Já pensou: alguém leva para casa, se esquece deles e nunca mais são achados, entre outros problemas.

Por isso, usar um drive na nuvem, compartilhado, como o Google Drive, é uma excelente solução para vendedores externos.

Assim, planilhas, relatórios, apresentações e diversos outros documentos estarão sempre disponíveis, quando e onde o vendedor externo estiver.

Dessa forma, ele não precisa levar um monte de papeladas para visitar um cliente. Tudo está ali em seu smartphone, tablet ou laptop.

Além disso, caso o cliente peça uma informação que não estava nos planos do vendedor, basta procurar rapidamente no Drive. Que, aliás, tem um busca bastante eficiente.

Este vídeo também pode ajudar você:

7. Slack

Slack é um aplicativo de comunicação interna extremamente eficiente e usado por grandes empresas. Entre elas nomes como Nextel, Lyft e Shopify.

O Slack pode ser classificado como um chat corporativo, mas cheio de funcionalidades extras que o tornam único.

Além de fechado e mais seguro, só entra que for autorizado, ele permite, por exemplo, criar salas exclusivas por áreas ou departamentos e até por projetos. Assim, assuntos específicos podem ser tratados em grupo. Dessa forma, a comunicação é muito mais ágil e transparente.

Ele também permite trocar arquivos com facilidade, marcar pessoas que você quer notificar em uma conversa e guarda o histórico de tudo que foi discutido.

Realmente é bastante útil para coordenar equipes de vendedores externos. Assim, sempre que precisarem de informações, podem contar com a ajuda dos colegas. Por exemplo: pedir um orçamento ou para analisar um desconto que o cliente está pedindo.

Assista a este vídeo criado pela Pluga, cheio de dicas sobre o Slack:

8. Evernote

Um pouco diferente do Trello, o Evernote pode ser definido como uma extensão do seu cérebro. É um local onde você pode guardar todas as suas anotações, links, ideias e favoritos.

Ao invés de você guardar cada coisa em um local, você pode guardar tudo no Evernote, e escolher tags e categorias para localizar suas informações no meio de todas as outras.

Para um vendedor, que sempre está tomando notas, conversando com clientes e trocando cartões, não há nenhuma dúvida de que ele é muito útil.

É claro, separamos também um vídeo do Evernote para você ficar ainda mais por dentro dos detalhes dessa ferramenta:

9. LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais corporativas de maior sucesso. Inicialmente focada em processos de Recursos Humanos e recolocação profissional, o LinkedIn percebeu logo que também seria bastante útil na área de vendas. E realmente se comprovou seu enorme potencial para isso, com o tempo.

Por isso, começou a desenvolver soluções incríveis nessa área de prospecção de clientes. Com elas é possível encontrar leads, qualificá-los, entrar em contato diretamente com eles pela plataforma e até enviar e-mails segmentados.

Além disso, você pode construir sua rede de contatos no LinkedIn, fazendo publicações e participando de grupos de discussão. Dessa forma, você se torna conhecido es respeitado.

Pode, até mesmo, se tornar um influenciador digital. E isso é excelente para quem faz vendas consultivas B2B.

Quer algumas dicas de como usar o LinkedIn para turbinar suas vendas? Então, dê uma olhada em alguns dos posts de nosso blog sobre esse aplicativo social corporativo:

Veja mais esta dica do Thiago Reis para você usar no LinkedIn:

10. Agendor

Você sabia que o Agendor possui versão para iOS e Android? E que você pode, além de manter o histórico de seus clientes em dia, e sempre atualizados, ainda otimizar as suas visitas?

O que isso significa? Significa que o Agendor cruza as informações de seus clientes e sua localização e permite que você leve isso em consideração na hora de traçar suas rotas e visitar clientes.

Dessa maneira, você pode otimizar suas visitas, visitando mais clientes, e tornando suas vendas mais produtivas.

Entenda:

Além disso, em nossa mais recente atualização, criamos a sincronização com a sua agenda telefônica, que permite que você importe todos os seus contatos para o Agendor de uma só vez, tudo isso para facilitar ainda mais seu trabalho.

Com essas facilidades, o Agendor é um aplicativo que pode ser muito útil para os vendedores conseguirem um melhor desempenho em suas vendas externas.

Além disso, ele conta também com agenda para vendedor, maneiras de fazer o monitoramento de vendedores externos, relatório de visitas e muito mais. Assim, é um excelente app para equipe de vendas e para organizar clientes.

Isso sem falar em seu funil de vendas. Com ele você tem uma visão geral de todos os negócios que estão em andamento e pode direcionar os esforços da equipe de vendedores externos.

Bom, vale conferir agora o vídeo do Agendor, não é mesmo?

Você já conhecia todos esses aplicativos para vendas externas?

E então, você já conhecia todos os aplicativos para vendas externas que listamos para você? Ou melhor, você acha que está faltando algum aplicativo em nossa lista? Compartilhe essas dicas com a sua equipe com a ajuda de nosso infográfico:

10 apps para vendas externas

Se você acha que nós nos esquecemos de algum, ficaremos muito felizes com a sua contribuição, no campo de comentários. Afinal de contas, quanto mais aplicativos úteis, melhor o resultado de todos os vendedores.

E se você quer mais dicas de como usar um sistema CRM como aplicativo de vendas externas, então, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais