Saiba como utilizar o relacionamento para ajudar na decisão do cliente na hora de comprar

O relacionamento pode ser uma excelente ferramenta para ajudar seus clientes no processo de tomada de decisão. É uma excelente maneira de convencer o cliente a comprar.

Vender nada mais é do que ajudar o cliente a resolver um problema e ser bem sucedido em seus desafios.

Por isso, nós elaboramos um pequeno guia rápido e prático de como mostrar ao cliente indeciso que a sua solução é aquilo que ele procura. Veja nossas dicas de como fazer o cliente comprar o seu produto ou serviço.

O Guia das Negociações de Sucesso

Como vencer objeções de clientes e chegar ao "SIM"

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Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam

Não sabe como fazer as pessoas comprarem seu produto ou serviço? Então, veja nossas dicas de como conquistar um cliente a comprar!

1. Exponha suas diferenças e limitações.

Todas as empresas estampam orgulhosamente aquilo que podem fazer pelo cliente e até onde podem levá-lo rumo ao sucesso, sempre de forma certeira.

Mas se você andar na contramão disso e mostrar suas limitações, o que você não faz e que, os problemas surgirão durante o relacionamento? Com certeza você estará sendo bem mais realista.

Diga o que você não pode, ou não consegue fazer pelo cliente. Deixe claro que você não é a prova de problemas, mas que, mesmo assim, será o primeiro a se cobrar quando os problemas acontecerem.

2. O seu cliente está pronto para comprar?

Existe uma grande diferença entre indecisão e não estar pronto para comprar. Não tem como convencer o cliente a comprar se ele não estiver pronto para isso.

Indecisão significa não ter certeza da decisão a tomar. Ele pode estar indeciso entre produtos e serviços completamente diferentes, como uma TV ou uma viagem.

Não estar pronto para comprar significa que ele ainda não está seguro de que aquilo que você oferece é o que ele precisa. Ele não chegou ao momento da compra.

Esse é o papel da sua empresa: deixá-lo seguro para comprar e mostrá-lo que seu produto ou serviço é o que ele realmente precisa. Ele estará pronto para comprar no momento que entender isso.

Ajude o cliente a comprar da sua empresa

Ajude o cliente a comprar da sua empresa.

3. Alinhe as expectativas

Na hora de comprar um produto, o cliente está cheio de expectativas e grande parte das empresas alimentam ainda mais isso.

Quando o cliente for comprar, não prometa além do básico, ou além do que não puder cumprir de verdade. É muito melhor prometer a entrega em 5 dias e entregar em 2, do que prometer em 2 e entregar em 5.

Você precisa saber no início da conversa o que o cliente espera de sua empresa. É frustrante comprar de uma empresa e se decepcionar por falsas expectativas que não foram alinhadas.

4. Fazer negócios com você precisa ser fácil

Não estamos falando aqui sobre ser fácil para uma das partes, ou sobre vantagens. Estamos falando que, fazer negócios com a sua empresa precisa ser agradável.

Pense bem: como convencer o cliente a comprar se tudo é complicado ao fazer negócio com sua empresa?

Por isso entenda:

  • Precisa ser fácil falar com você depois da assinatura do contrato.
  • Precisa ser fácil dialogar com a sua empresa em caso de divergências.
  • A sua empresa precisa saber que não é dona da verdade.
  • O cliente precisa saber que, nem sempre tem razão.
  • Acima do contrato, precisa existir um enorme compromisso em fazer o seu cliente ser bem sucedido.
  • Precisa ser muito fácil medir o resultado daquilo que você faz.

Relacionar-se com uma empresa altamente burocrática faz com que qualquer cliente desanime e pense duas vezes, na hora de pegar o telefone para comprar algo com você.

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5. Antecipe-se ao cliente

Lembre que você é diretamente responsável por fazer o seu cliente dar certo. Lembre que você é um elo entre o cliente e algo que ele precisa: o resultado.

Por isso, antecipe-se ao cliente. Na venda, ganha o jogo quem consegue responder todas as objeções do cliente sem que ele tenha que perguntá-las.

Não coloque o preço 20% mais caro para oferecer como desconto. Dê seu preço e mostre para o cliente que você já está trabalhando com o preço justo. Não espere o pedido de desconto. Não espere que ele pergunte, não espere a objeção.

Antecipe-se.

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Relacionamento com clientes: antecipe às objeções de seus clientes

Relacionamento com clientes: antecipe às objeções de seus clientes

Dessa maneira, sua empresa mostra que está comprometida com o cliente. Não apenas com a venda!

No final das contas, é justamente isso que importa. E é isso que faz uma empresa ganhar ou perder a negociação.

Confira em nosso blog: Frases para chamar atenção de clientes: use esta técnica

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