Empresas usam cada vez mais soluções digitais em diferentes partes dos seus processos comerciais.

Novas ferramentas têm sido criadas com objetivo de fazer com diferentes ferramentas trabalhem melhor em conjunto. Alguma dessas ferramentas incluem sistemas como CRM, aplicativos de faturamento e contabilidade ou automação de marketing, por exemplo.

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É comum que cada uma dessas soluções funcione isoladamente, podendo gerar problemas de comunicação, retrabalho e afins.

Nesse caso, realizar a integração desses sistemas e compartilhar seus dados pode cortar etapas operacionais, trazer mais controle do processo comercial como um todo e alcançar mais insights para a gestão.

Para que essa integração seja feita, é necessário uma das alternativas:

  • o uso de “hubs de integração” (também chamadas de ferramentas de automação), ou seja, programas que fazem a ligação entre duas ferramentas diferentes e sincronizam seus dados, como o Pluga ou Zapier;
  • quando há integração direta, ou seja, quando uma ferramenta dispõe de uma API (uma interface usada por desenvolvedores para permitir que um ou mais sistemas troquem informações entre si)) e ela é integrada à API de outra ferramenta.

Para quem já utiliza um CRM de vendas, integrá-lo a outras ferramentas que coordenam etapas do processo comercial pode otimizar resultados e trazer mais fluidez à rotina da equipe de vendas.

Neste artigo, explicamos:

  • porque fazer integração de CRM à outras ferramentas pode ser vantajoso para sua rotina comercial
  • como é possível integrar o Agendor de maneira fácil e intuitiva a milhares de outras ferramentas.

Acompanhe:

Porque fazer uma integração com CRM

Uma integração com CRM pode eliminar etapas de trabalho operacional, otimizar o tempo de vendedores e gestores, além de trazer mais confiabilidade nos dados analisados pela gestão de uma empresa.

Veja a seguir como a integração pode melhorar esses processos:

Evitar retrabalho

Quando ferramentas não estão integradas, é necessário que dados do cliente e informações relativas à negociação e venda sejam colocadas em dois sistemas diferentes.

Ou seja, o mesmo trabalho operacional é realizado duas (ou mais) vezes, dependendo do número de ferramentas onde determinadas informações precisam ser inseridas. Esse trabalho adicional, além de não ser produtivo, ainda pode diminuir o engajamento do vendedor. Para empresas cuja carteira de clientes é extensa, a situação se torna ainda mais trabalhosa.

Com a integração com CRM, as informações preenchidas em um software são automaticamente copiadas para ferramentas que estiverem integradas, eliminando este “trabalho duplo”.

Otimização do tempo

Sem o retrabalho necessário para cadastrar clientes e atividades em diferentes ferramentas, há economia de tempo, tanto para gestores, como vendedores.

Para vendedores, esse tempo pode ser utilizado para contactar mais clientes ou fazer follow-up em negociações que estão em andamento.

Já para os gestores, o tempo que normalmente seria usado para avaliar as informações vindas de cada uma das ferramentas pode ser otimizado e utilizado para gerir melhor seu time comercial.

Maior controle de diversos processos

Feita uma integração com CRM, o processo fica mais unificado e, portanto, mais fácil de ser controlado.

O gestor, dessa forma, consegue monitorar com mais facilidade cada etapa do processo, desde a prospecção de leads até o relacionamento com quem já é cliente, sem o risco de deixar algum sistema de fora na hora da análise.

Mais confiabilidade nas informações coletadas

Por melhor que um profissional seja, ele não deixa de ser humano. Sendo assim, ao replicar informações e dados de um software para outro, há chances maiores de erros e divergências dos dados apresentados.

Esse problema, além de dificultar a análise de informações com maior assertividade, ainda pode prejudicar o dia a dia da equipe comercial, que precisará reservar um tempo para fazer as correções necessárias em cada sistema.

Como o Agendor pode ser integrado a outros softwares

O Agendor é um exemplo de CRM que pode ser facilmente integrado a milhares de outros serviços, facilitando a automatização de processos.

Uma das formas mais simples de fazer isso é a partir de serviços de integração, tais como Zapier, Pluga, PieSync, entre outros.

Alguns softwares aos quais podemos integrar o Agendor incluem:

  • Automação de marketing digital;
  • Sistemas ERP;
  • Gerenciamento de tarefas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de leads;
  • Pré-venda;
  • Pesquisa e e-commerce;
  • Comunicação interna;
  • entre outros.

Veja como:

PieSync

Outra ferramenta que pode ser utilizada para integração é o PieSync. Através dela, é possível conectar o Agendor a mais de 160 outros softwares.

Através da plataforma, é possível sincronizar os contatos inseridos no Agendor com outras ferramentas e configurar cenários que sejam úteis para a realidade da empresa e fazer a sincronização.

Um exemplo recorrente de cenário é alinhar a chegada de leads novos com o funil de vendas. Com o PieSync, é possível configurar o sistema para quando um novo lead for qualificado na sua ferramenta de marketing, ele ser automaticamente copiado para o Agendor, como um novo prospect que o vendedor deve entrar em contato.

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O PieSync trabalha com o sistema de regras “Se-isso-então-aquilo”. Ou seja, você pode criar condicionais específicas para que os contatos sejam sincronizados, de acordo com seu processo comercial.

Por exemplo, “se” uma venda for dada como ganha no Agendor, “então” será copiada para o sistema de contas a receber, para ter controle daquele pagamento.

Além disso, é possível customizar campos de preenchimento e criar condicionais mais específicas dentro de regras gerais, tudo para maximizar a produtividade do time, uma vez que o processo passa a ser automatizado de uma ponta à outra.

Para saber mais sobre o PieSync e como integrar o Agendor a outros sistemas, acesse: https://www.piesync.com/agendor/agendor/ (disponível apenas em inglês)

Além do PieSync, o Agendor ainda pode ser integrado a outros sistemas via Pluga e Zapier:

  • Pluga: Plataforma 100% brasileira, o Pluga é uma ferramenta de automação que já realiza mais de 70 integrações com a nossa plataforma, especialmente ferramentas nacionais.
  • Zapier: O Zapier é uma plataforma que oferece um grande volume de integrações: o número de aplicativos aos quais ele conecta o Agendor chega a mais de mil. A principal desvantagem do Zapier é que ela não está integrada a softwares nacionais menores (como é o caso do Pluga). Além disso, o preço é em dólar, o que gera oscilação no valor pago por mês pela ferramenta, o que pode não ser interessante para a gestão.

Ambas as plataformas já vem com cenários pré-configurados, baseados em situações que são recorrentes no processo de negociação e vendas. Ou seja, a configuração do sistema fica ainda mais simples e rápida.

Para entender melhor como essas integrações funcionam, além do passo a passo para configurá-las, é só conferir o artigo: Agendor CRM: uma das 100 startups para ficar de olho no Brasil, agora com a Pluga!

Integrando o Agendor para impulsionar resultados

Integração com CRM já é uma realidade para muitas empresas e tem tornado processos comerciais mais produtivos e assertivos.

O Agendor pode ser integrado a inúmeras plataformas que tornam a rotina do time de vendas mais ágil, amplia a inteligência comercial e traz mais resultados para sua empresa.

Para entender na prática sobre como o Agendor pode otimizar sua operação comercial, teste nossa plataforma por 14 dias grátis. Para começar, acesse: https://web.agendor.com.br/cadastro/