Saiba como formar uma equipe de vendas que alavancará a produtividade e os resultados da empresa
Equipes de vendas de alta performance são aquelas que, além de vender muito, também demonstram um alto grau de competência.
Elas estão alinhadas com os valores e as estratégias empresariais do negócio e são extremamente entrosadas, mesmo que haja uma diversidade de ideias, crenças, conhecimentos e opiniões.
O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas
Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Formar uma equipe de vendas de alta performance, comprometida com o negócio, não é fácil.
Pensando nisso, no post de hoje, separamos 8 dicas para você saber como montar o time de vendas ideal para a sua empresa. Continue a leitura!
Como formar uma equipe de vendas de alta performance em 8 passos
Comece pela liderança, siga todos os passos e não se esqueça de usar as oportunidades oferecidas pela transformação digital para ajudar seu time ao máximo.
Veja, agora, como montar uma equipe de vendas de alta performance:
1. Defina um líder
Uma boa equipe precisa de um bom líder, e esse papel pode ser exercido por um profissional designado especialmente para comandar o time de vendas.
Sem isso, não há como formar uma equipe de vendas de alta performance.
Quem estiver na liderança ficará responsável por delegar as tarefas, manter a disciplina e garantir transparência no fluxo de informações e no progresso dos resultados.
2. Exponha o posicionamento e os objetivos da empresa
Uma equipe alinhada com as estratégias e valores deve, primeiramente, conhecer quais são os objetivos e metas de negócios, além da visão, missão e valores da marca.
Cada um desses atributos deve ser disseminado no grupo, pois todos os seus membros serão mais entrosados e focados se compartilharem os mesmos propósitos.
Assim, eles se sentirão verdadeiramente parte da empresa.
3. Seja um mentor para suas equipes
Um bom líder precisa ser também um excelente coach e mentor para seus comandados.
Estimule e promova o desenvolvimento contínuo de performance, autoconhecimento e aprendizagem dos vendedores. Deixe claro que você está ali para guiá-los, não apenas soltar ordens.
Veja também: Gestão de equipes externas: aprenda a gerir melhor a sua
4. Reconheça seus esforços
Outra atribuição do líder é atuar perto de seus liderados. Quer saber mesmo como formar uma equipe de vendas? Aproxime-se de seus liderados!
Essa proximidade é importante para que o superior possa identificar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes da sua equipe.
Nesse sentido, o reconhecimento dos bons resultados apresentados é fundamental para mostrar aos seus vendedores que há uma atenção especial sobre seu desempenho e que eles serão recompensados no momento certo.
5. Incentive o diálogo entre os membros da equipe
A ideia, aqui, é criar um ambiente de trabalho onde os vendedores possam interagir mais entre si. Isso facilita a formação de relacionamentos pautados na confiança, pois as pessoas se sentirão mais à vontade para expor suas ideias, sugestões e opiniões.
É um processo que aprimora a criatividade, aumenta o comprometimento e reforça o espírito de equipe.
Veja também: O que é SLA, Service Level Agreement, e como ele ajuda sua equipe a vender mais
6. Faça reuniões periódicas
Equipes de vendas de alta performance devem realizar reuniões periódicas para avaliar e revisar suas estratégias.
Sem esse contato constante, não tem como formar uma equipe de vendas!
A exposição, análise e otimização dos resultados obtidos para atingir as metas e objetivos com maior facilidade é necessário para que a empresa alcance seus objetivos.
As reuniões também são o momento de fazer feedbacks e dar liberdade para que os vendedores falem sobre os problemas internos e proponham soluções e melhorias para a empresa.
7. Invista em treinamentos
Assim como as reuniões, os treinamentos são imprescindíveis para dinamizar, reciclar e melhorar o trabalho dos vendedores.
A capacitação é importante não só para a empresa como um todo, mas para a própria carreira dos membros da sua equipe — especialmente quando voltada para atualização e inovação de processos como prospecção, follow-up e gestão de oportunidades.
8. Utilize softwares de automação
A utilização de um CRM ou aplicativo para gestão comercial oferece um ganho de performance necessário para formar uma equipe de vendas mais produtiva.
Além de trazer mais inteligência, facilidade, controle e organização à área comercial, esses sistemas automatizam os trabalhos manuais, tornando-os mais mecânicos.
Assim, garante-se mais eficiência, pois o seu time passará a produzir mais em menos tempo.
Para criar equipes de vendas de alta performance, é preciso oferecer estrutura e preparação, desde a liderança até o suporte tecnológico. Mas, até conquistar esses altos níveis de desempenho, é importante conhecer e avaliar cada um dos seus vendedores para definir como cada ação será tomada.
Essas práticas ajudarão os membros de seu time comercial a serem mais satisfeitos e, assim, produzirem e venderem mais.
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