Saiba como formar uma equipe de vendas que alavancará a produtividade e os resultados da empresa

Equipes de vendas de alta performance são aquelas que, além de vender muito, também demonstram um alto grau de competência.

Elas estão alinhadas com os valores e as estratégias empresariais do negócio e são extremamente entrosadas, mesmo que haja uma diversidade de ideias, crenças, conhecimentos e opiniões.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Formar uma equipe de vendas de alta performance, comprometida com o negócio, não é fácil.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos 8 dicas para você saber como montar o time de vendas ideal para a sua empresa. Continue a leitura!

Como formar uma equipe de vendas de alta performance em 8 passos

Comece pela liderança, siga todos os passos e não se esqueça de usar as oportunidades oferecidas pela transformação digital para ajudar seu time ao máximo.

Veja, agora, como montar uma equipe de vendas de alta performance:

1. Defina um líder

Uma boa equipe precisa de um bom líder, e esse papel pode ser exercido por um profissional designado especialmente para comandar o time de vendas.

Sem isso, não há como formar uma equipe de vendas de alta performance.

Quem estiver na liderança ficará responsável por delegar as tarefas, manter a disciplina e garantir transparência no fluxo de informações e no progresso dos resultados.

2. Exponha o posicionamento e os objetivos da empresa

Uma equipe alinhada com as estratégias e valores deve, primeiramente, conhecer quais são os objetivos e metas de negócios, além da visão, missão e valores da marca.

Cada um desses atributos deve ser disseminado no grupo, pois todos os seus membros serão mais entrosados e focados se compartilharem os mesmos propósitos.

Assim, eles se sentirão verdadeiramente parte da empresa.

3. Seja um mentor para suas equipes

Um bom líder precisa ser também um excelente coach e mentor para seus comandados.

Estimule e promova o desenvolvimento contínuo de performance, autoconhecimento e aprendizagem dos vendedores. Deixe claro que você está ali para guiá-los, não apenas soltar ordens.

Veja também: Gestão de equipes externas: aprenda a gerir melhor a sua

4. Reconheça seus esforços

Outra atribuição do líder é atuar perto de seus liderados. Quer saber mesmo como formar uma equipe de vendas? Aproxime-se de seus liderados!

Essa proximidade é importante para que o superior possa identificar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes da sua equipe.

Nesse sentido, o reconhecimento dos bons resultados apresentados é fundamental para mostrar aos seus vendedores que há uma atenção especial sobre seu desempenho e que eles serão recompensados no momento certo.

5. Incentive o diálogo entre os membros da equipe

A ideia, aqui, é criar um ambiente de trabalho onde os vendedores possam interagir mais entre si. Isso facilita a formação de relacionamentos pautados na confiança, pois as pessoas se sentirão mais à vontade para expor suas ideias, sugestões e opiniões.

É um processo que aprimora a criatividade, aumenta o comprometimento e reforça o espírito de equipe.

Veja também: O que é SLA, Service Level Agreement, e como ele ajuda sua equipe a vender mais

6. Faça reuniões periódicas

Equipes de vendas de alta performance devem realizar reuniões periódicas para avaliar e revisar suas estratégias.

Sem esse contato constante, não tem como formar uma equipe de vendas!

A exposição, análise e otimização dos resultados obtidos para atingir as metas e objetivos com maior facilidade é necessário para que a empresa alcance seus objetivos.

As reuniões também são o momento de fazer feedbacks e dar liberdade para que os vendedores falem sobre os problemas internos e proponham soluções e melhorias para a empresa.

7. Invista em treinamentos

Assim como as reuniões, os treinamentos são imprescindíveis para dinamizar, reciclar e melhorar o trabalho dos vendedores.

A capacitação é importante não só para a empresa como um todo, mas para a própria carreira dos membros da sua equipe — especialmente quando voltada para atualização e inovação de processos como prospecção, follow-up e gestão de oportunidades.

8. Utilize softwares de automação

A utilização de um CRM ou aplicativo para gestão comercial oferece um ganho de performance necessário para formar uma equipe de vendas mais produtiva.

Além de trazer mais inteligência, facilidade, controle e organização à área comercial, esses sistemas automatizam os trabalhos manuais, tornando-os mais mecânicos.

Assim, garante-se mais eficiência, pois o seu time passará a produzir mais em menos tempo.

Para criar equipes de vendas de alta performance, é preciso oferecer estrutura e preparação, desde a liderança até o suporte tecnológico. Mas, até conquistar esses altos níveis de desempenho, é importante conhecer e avaliar cada um dos seus vendedores para definir como cada ação será tomada.

Essas práticas ajudarão os membros de seu time comercial a serem mais satisfeitos e, assim, produzirem e venderem mais.

Saiba mais: Implantação de CRM: como ganhar a confiança de sua equipe nesse processo

Quer ficar ainda mais preparado para montar equipes de vendas de alta performance, então baixe nosso eBook gratuito: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas!