Está em busca de formas engajadoras e inovadoras de desenvolver habilidades no seu time comercial? Então você precisa conhecer nossas dicas de jogos para treinamento de vendas. 

A verdade é que, com a ajuda de ferramentas lúdicas, como os jogos, sua empresa inclui no portfólio de técnicas de treinamento uma importante aliada: a gamificação. Este artigo, publicado no portal Medium, mostra que 90% dos colaboradores se sentem mais produtivos quando utilizam a gamificação na rotina. 

E os benefícios não param por aí! Com estímulos à criatividade, ao pensamento ágil, ao trabalho em equipe e à competição saudável, utilizar jogos para treinamento de vendas pode ajudar a dinamizar até as capacitações mais maçantes. 

Se despertamos sua curiosidade sobre os melhores jogos para treinamento de vendas, continue a leitura. Você vai conhecer: 

  1. Roda de vendas genéricas
  2. O jogo das chamadas frias
  3. Copa do mundo das vendas
  4. Jogo das recompensas
  5. Jogos de tabuleiro para treinamento de vendas 

O poder da gamificação nas empresas

Na introdução deste artigo, você viu que apostar na gamificação com o uso de jogos para treinamento de vendas pode impactar diretamente na produtividade do time. 

Além da produtividade, a gamificação também estimula o senso de pertencimento e a sensação de conexão. Esta pesquisa mostra que 87% dos funcionários se sentem mais conectados socialmente quando há atividades gamificadas no ambiente de trabalho. 

Isso porque, por meio de competições saudáveis, os jogos estimulam trocas e incentivam o aprendizado contínuo com pares e outros membros da equipe. 

Além disso, apostar em jogos para treinamentos de vendas também ajuda a: 

  • motivar vendedores durante o trabalho;
  • dinamizar o treinamento;
  • facilitar a análise de resultados e a avaliação de desempenho;
  • gerar redução de custos com treinamentos convencionais. 

As campanhas de incentivo também cumprem um papel importante na motivação do time. Veja como montar a sua!

Como-criar-uma-campanha-de-incentivo-de-vendas-em-5-passos_V2

Quer ver um exemplo prático de como a gamificação pode ajudar a levar resultados por meio de jogos para treinamentos de vendas? 

Após aplicar um painel gamificado para acompanhamento dos resultados de vendas, um franqueado do grupo O Boticário, no interior de São Paulo, coleciona números importantes e positivos:

  • redução de cerca de 50% nos custos de treinamento;
  • menos 83% no tempo que as vendedoras gastavam para registrar dados de venda;
  • aumento de 5% de vendas por boleto;
  • crescimento de 6% no ticket médio da empresa. 

Quer conhecer a história mais a fundo? Leia o relato completo da experiência nesta matéria, do portal Terra

5 jogos para treinamento de vendas

Sem mais delongas, é hora de conhecer nosso top 5 dicas de jogos para treinamentos de vendas. Fizemos uma seleção versátil, com jogos voltados para a equipe de vendas e para a liderança. 

1. Roda de vendas genéricas

Objetivo do jogo: Desenvolver discursos persuasivos em vendas, despertando o gatilho mental da necessidade

Material necessário: Roleta 

Como funciona o jogo? 

A equipe deve ser dividida em pares. Um dos jogadores será o cliente e deve girar a roleta para definir o produto que lhe será oferecido. O outro jogador da dupla será o vendedor e sua responsabilidade é convencer o cliente de que aquele produto é essencial para ele. 

Dica de ouro: para que o jogo fique mais interessante, utilize objetos genéricos, como um guardanapo, um palito de dentes ou um patins. 

2. O jogo das chamadas frias

Objetivo do jogo: Aprender a fazer chamadas frias bem sucedidas e com confiança

Material necessário: telefone com viva-voz 

Como funciona o jogo? 

Divida a equipe em pares. Um dos vendedores faz uma chamada fria real com o alto-falante ativado e o outro escreve o feedback. 

Dica de ouro: Atribua pontuação máxima ao vendedor que fechar negócio, mas distribua pontos menores a quem cumprir determinadas “missões”, tais como: 

  • fazer a liderança rir: 30 pontos
  • fazer o cliente rir: 20 pontos 
  • agendar um follow up com o cliente: 40 pontos 
  • captar dados do cliente na chamada: 40 pontos

Você pode enviar esse vídeo para o time antes do jogo das chamadas frias, com algumas dicas para melhorar suas técnicas de cold call:

3. Copa do mundo das vendas

Objetivo do jogo: estimular o fechamento de vendas por meio da competição entre equipes 

Material necessário: mural para contagem dos pontos 

Como funciona o jogo? 

Divida os vendedores em equipes A, B, C e D e organize “competições” entre eles. Cada rodada dura uma semana e cada venda concluída equivale a 1 gol. 

As rodadas devem durar uma semana, e os pontos devem ser distribuídos da seguinte forma: 

  • o vendedor que fizer mais gols por rodada recebe 3 pontos; 
  • em caso de empate, cada vendedor pontua com 1 ponto; 
  • equipes que não fecharem vendas na rodada não pontuam. 

Dica de ouro: conte com a ajuda do time de marketing para criar uma atmosfera de competição mundial no setor. Faça cartazes, camisas, adereços para torcida e premie a equipe vencedora com um troféu de verdade. 

4. Jogo das recompensas

Objetivo do jogo: reconhecer vendedores que apresentam desempenho melhor em um determinado período de tempo 

Material necessário: mural para acompanhar resultados; recompensas

Como funciona o jogo? 

A dinâmica do jogo das recompensas é simples, mas efetiva. Crie um quadro com os nomes dos vendedores para acompanhar sua performance durante um período de tempo. 

Os vendedores que se saírem melhor são recompensados. 

Dica de ouro: negocie as recompensas com os próprios vendedores para tornar o jogo ainda mais envolvente. Que tal um dia de folga? Ou um voucher para curtir o fim de semana em um local aconchegante com a família? Bonificações financeiras também devem ser consideradas! 

5. Jogos de tabuleiro para treinamento de vendas

Objetivo do jogo: estimular a competição saudável e a criatividade de líderes e vendedores

Material necessário: tabuleiro, peças 

Como funciona o jogo?

Criar um jogo de tabuleiro para treinamento de vendas pode ser uma excelente estratégia para a sua empresa. Já pensou, por exemplo, em treinar a liderança para criar bons PDI (Planos de Desenvolvimento Individual) com a ajuda de um jogo? Que tal exercitar a rotina de feedbacks com a ajuda de cartas com situações pré-determinadas? 

Dica de ouro: para criar jogos de tabuleiro para treinamento de vendas mais efetivos, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto.

Criar uma rotina dinâmica com jogos para treinamento de vendas pode agregar valor à forma como a sua empresa desenvolve seu time. 

Por falar em desenvolver o time… que tal aproveitar o fim desta leitura para ler nosso e-book com dicas para aumentar a eficiência das vendas? O download é rápido e gratuito!