Comissões, bônus, prêmios… ótimas maneiras de motivar o time de vendedores, mas será que não existem outras formas?

Já pensou em implementar jogos e competições para equipe de vendas da sua empresa?

Você já ouviu falar em gamificação?

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O guia completo para medir os indicadores de desempenho da sua equipe de vendas


A gamificação em vendas consiste basicamente em utilizar a dinâmica de jogos (pontuação, fases, premiação etc.) para estimular a competição saudável entre os vendedores e motivá-los na busca por resultados mais satisfatórios. Cada vez mais as empresas estão investindo nessa prática e experimentando impactos positivos nos negócios.

Mas como motivar equipe de vendas por meio de games? Quais jogos você pode colocar em prática para elevar o desempenho dos seus colaboradores?

Continue a leitura e confira nas próximas linhas a resposta para essas perguntas. Assim, você vai saber de que maneira a gamificação em vendas pode beneficiar a performance da sua equipe comercial.

E, é claro, colocar nossas dicas em prática!

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3 dicas de jogos e competições para equipe de vendas

Selecionamos 3 atividades lúdicas que podem ser bem divertidas de realizar com seu vendedores. Confira cada uma delas e escolha aquela que mais tem a ver com as características do seu negócio.

1. Copa do Mundo das vendas

A primeira dica de jogo para aplicar a gamificação em vendas é simular uma Copa do Mundo com a equipe comercial.

No maior campeonato de futebol do planeta, os times são organizados em chaves. Eles passam primeiro pela chamada fase de grupos e, depois, chegam ao “mata-mata”. Com os seus vendedores, você deverá reproduzir essa dinâmica.

  • Separe os vendedores em equipes A, B, C e D;
  • Cada rodada vai durar uma semana;
  • Serão 3 rodadas no total;
  • Cada venda concluída equivale a 1 gol;
  • O vendedor que fizer mais gols em cada rodada recebe 3 pontos;
  • Em caso de empate, cada vendedor ganha 1 ponto;
  • Quem não vender nada na rodada, não ganha nenhum ponto.

O vencedor do grupo A enfrentará o vencedor do grupo B, enquanto o vencedor do grupo C enfrentará o vencedor do grupo D. Cada enfrentamento deverá ocorrer durante uma semana.

No final, teremos o vencedor da Copa de Vendas, que receberá um prêmio bem bacana.

DICA: Técnicas de concentração dos jogadores de futebol que ajudam a gerar mais vendas

2. Prêmio Roubado

Nesta segunda dica de jogos e competições para equipe de vendas, o gestor deverá, antes de tudo, pensar em um prêmio relevante para o seu time de vendas.

A cada dia, ou semana, o prêmio estará nas mãos daquele que obtiver o melhor resultado. Se no dia ou na semana seguinte outro vendedor superar o resultado do atual vencedor, o prêmio muda de dono.

A duração dessa dinâmica fica a seu critério, mas o ideal é que ela não demore muito, pois os participantes podem acabar perdendo o interesse.

Além disso, monte um painel que esteja à vista de todos com a descrição do prêmio, o nome do atual vencedor e o resultado a ser batido na atual rodada. Essa é uma boa forma de motivar a equipe de vendas a dar o melhor de si e alavancar os números da empresa.

Por isso, inclua essas práticas nos programas de incentivo de sua empresa!

Leia mais: 8 atividades de team building que vão motivar e integrar suas equipes

3. Moeda fictícia

Por fim, encerrando nossas dicas de jogos e competições para equipe de vendas, temos uma dinâmica inspirada em um case da empresa MSYS Telecom.

A empresa apostou na gamificação em vendas para tentar elevar as suas conversões em 25%.

Para isso, foi criada uma moeda fictícia para recompensar seus vendedores a cada venda e visita realizada e por cada novo lead gerado.

Com esse “dinheiro” acumulado em mãos, os vendedores poderiam trocar por prêmios de verdade, como viagens, ingressos para cinema, TVs, celulares, notebooks, vale-compras em supermercados etc. Cada prêmio tinha um preço na moeda fictícia.

Além disso, o gerente comercial incentivava a equipe a cumprir os desafios da semana. Como resultado, a empresa conseguiu aumentar suas vendas em 29%.

Outra atividade muito interessante para motivar equipes de vendas são as dinâmicas de grupo. Conheça uma que é diversão garantida, neste vídeo da Siteware:

httpv://www.youtube.com/watch?v=ffHE_W5j08k

Veja mais: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

O que achou dos jogos e competições para equipe de vendas?

A equipe comercial de cada empresa possui suas particularidades. Por isso, não há como motivar equipe de vendas se não forem feitas as devidas adaptações nas dinâmicas implementadas.

Não deixe de considerar a realidade da sua empresa na hora de colocar em prática qualquer jogo e competição para incentivar seus vendedores. Preze sempre pela transparência e incentive a colaboração.

E lembre-se sempre de uma regra fundamental sobre motivação: “querer fazer” é mais importante do que “ter que fazer”.

Jogos e dinâmicas ajudam a manter vendedores engajados, mas uma das formas mais efetivas de se fazer isso é alinhando os objetivos do vendedor com seu desempenho na empresa.

Por isso o Agendor criou uma ferramenta chamada Funil de Vendas dos Sonhos. Quer entender como ele funciona? Então, assista a este vídeo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=EMZfIWid8dI

Você já conhecia algum desses jogos para vendedores? Já usaram algo parecido em sua empresa? Tem alguma dica de atividade lúdica para motivar vendedores?

Conta pra a gente nos comentários e compartilhe sua experiência!

E para saber se essas práticas estão ajudando mesmo na performance de sua equipe comercial, não deixe de usar métricas e indicadores. Baixe nossos e-books gratuitos e descubra como fazer isso: