Você quer ter um desempenho de uma estrela do esporte? Aqui estão algumas técnicas que vão ajudar

Para os atletas mais competitivos, treinar a sua mente é tão importante quanto a formação do seu corpo.

O treinamento mental é a chave para reduzir o estresse, controlar suas emoções e desenvolver mecanismos de enfrentamento que irão manter uma atitude positiva em caso de jogos apertados.


A mente é como um espelho que segura imagens, ideias, pensamentos e palavras que usamos para descrever a nós mesmos. A autoimagem de um atleta dá forma a como ele funciona e age durante o jogo.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Escrever listas de tarefas e manter um cronograma pode ajudar você aumentar a concentração e manter-se organizado.

É muito importante ser organizado, mas o que realmente precisamos é de foco e concentração. Ser capaz de se concentrar no que precisa ser feito pode ajudá-lo a se transformar em um profissional melhor.

Não são apenas os atletas e jogadores profissionais que precisam controlar emoções e desenvolver mecanismos de enfrentamento. Essas técnicas podem ser positivas para todos os profissionais. Principalmente os vendedores.

Preparamos uma apresentação com as principais dicas deste artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo.

Aqui está como encontrar a concentração e, de quebra, influenciar positivamente as suas vendas.

Os vendedores podem aprender dicas preciosas com atletas sobre concentração.

Os vendedores podem aprender dicas preciosas com atletas sobre concentração.

#1. Diminua as distrações

Parece óbvio que as distrações não estejam ajudando-o a aumentar a concentração, mas será que você realmente as elimina?

Pode ser tentador responder a todo momento aos alertas de e-mail, responder SMS, Whatsapp ou Skype. Mas no fim, eles apenas estão impedindo você de se concentrar.

Começar a se concentrar vai demorar pelo menos 15 minutos. Se você se distrai a cada 5 minutos, não pode se concentrar inteiramente em seu trabalho.

Responda seus e-mails em horários programados. Solicite que as pessoas não o interrompam quando estiver trabalhando em um grande projeto.

Você já viu algum jogador parar de jogar para atender telefone durante o jogo? Muito menos antes.

Eles fazem isso porque sabem que o estágio de concentração é essencial para ter um alto desempenho.

#2. Estruture seu ambiente

O seu local de trabalho tem um impacto sobre sua capacidade de se concentrar. Os jogadores não chegam direto para o jogo.

Eles entram em um processo de preparação antes do jogo, em um ambiente preparado para isso, que proporciona a concentração e, assim, um desempenho superior.

Isso significa que, você precisa começar a sua rotina preparando-se para o dia que se inicia. Muitas vezes é bom que o gerente converse com sua equipe todas as manhãs e diga o que espera de cada um deles.

A preparação ajuda a aumentar o foco e tornar o atleta mais concentrado para conseguir atingir seus objetivos durante a partida.

#3. Pratique várias jogadas

A melhor maneira de garantir o aprendizado é através da prática. Praticar tudo que foi treinado ajuda os atletas a aprimorarem seu desempenho e, elevarem o seu nível.

Do mesmo jeito que é importante colocar em prática o que foi treinado em outros momentos, é importante esforçar-se nos treinos.

Um vendedor não é diferente de um atleta. Ele precisa treinar exaustivamente e precisa superar-se a cada jogo, cada 1-a-1 com seus clientes.

Ele precisa de cursos, de exercícios, de leituras e, assim como um atleta de elite, vale o seu peso em ouro.

Pratique as suas jogadas. Você precisa estar treinado na hora do jogo.

Pratique as suas jogadas. Você precisa estar treinado na hora do jogo.

#4. Conheça as regras

Você já viu algum jogador que sai colocando a mão na bola no futebol, porque se confundiu com as regras?

Provavelmente não.

Conhecer as regras é imprescindível para ser um bom jogador. Para um vendedor isso também é imprescindível. As regras do jogo de vendas (etapas do processo, roteiros etc.), precisam estar na sua cabeça.

Um jogador de futebol não precisa redecorar as regras antes de entrar em campo. E, como vendedor, você já precisa saber o que deve ser feito antes de sair vendendo.

Você só pode se concentrar na sua missão – ganhar o jogo – se sabe quais são as regras e, o que precisa fazer para vencer.

#5. Tenha um prazo

Jogo tem um prazo. Um jogo de futebol tem 2 tempos de 45 minutos. Um jogo de basquete tem 4 quartos, um jogo de vôlei tem sets e, assim por diante.

O vendedor tem um tempo. Ele precisa se lembrar que tem uma meta a bater, e um tempo determinado para fazer isso (1 mês). Não adianta querer ganhar o jogo no trigésimo segundo dia.

Da mesma maneira que um jogador não pode querer fazer um gol depois da partida ter acabado.

Tudo tem um prazo, uma data final e, os bons jogadores precisam estar concentrados para que consigam o resultado esperado dentro do tempo de jogo.

O jogo tem uma duração. E hora pra acabar.

O jogo tem uma duração. E hora pra acabar.

#6. Corpo são, mente sã

O que você coloca em seu corpo afeta a o seu poder de concentração. Ninguém esperaria o máximo de desempenho de um jogador que bebeu demais às vésperas do jogo.

Mas, se você se permite a privação de sono, o uso excessivo de estimulantes como a cafeína ou alimentos gordurosos sua concentração certamente vai sofrer alguns danos.

Tente eliminar hábitos não saudáveis e veja seus níveis de energia e concentração aumentarem consideravelmente. Assim, você será um profissional mais concentrado e, consequentemente, mais produtivo.

Seja um atleta de vendas

Em geral, atletas têm bons hábitos, porque não basta apenas ter treinado bastante para um jogo. É preciso também cuidar da saúde, da mente e, acima de tudo estar bem consigo mesmo.

Um vendedor também precisa estar pronto para jogar o jogo de sua vida. Todo dia um jogo é jogado e, ele quer um bom resultado para ele e para seu cliente. Dito isso, é preciso concentração, antes que ele perca o timing e, todas as oportunidades de jogos.

Quando você tem concentração suficiente, sabe tudo que precisa ser feito e, muitas vezes, como fazer para chegar até o seu resultado esperado.

Estar consciente do seu papel no processo, sua função em ajudar os clientes a superar os desafios e, como atingir os resultados esperados vai fazer com que você possa se aproximar da vitória.