A gestão 4.0 é um conceito de gestão que acompanha as mudanças que afetam o mercado considerando, principalmente, os avanços tecnológicos e o comportamento do consumidor.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A gestão 4.0 é um modelo de gestão que abraça diversas vertentes da tecnologia a fim de alcançar melhores resultados. Alguns exemplos são: inteligência artificial, big data, machine learning e redes integradas. 
  • O conceito de gestão 4.0 surgiu a partir do conceito de indústria 4.0, que também resultou em mudanças na produtividade das equipes e no comportamento do consumidor.
  • Foco no cliente, estratégia omnichannel, automação, análise de dados e equipes de alta performance são os cinco pilares da gestão 4.0.
  • Plataformas como os sistemas de CRM são tecnologias que devem ser aplicadas para atender aos princípios da gestão 4.0. Saiba mais sobre as vantagens do CRM em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais

Atualmente, a tecnologia faz parte da vida de todas as pessoas. Nos comunicamos através da internet, compramos produtos no conforto da nossa casa e, o que chama mais atenção, é que agora podemos resolver burocracias em poucos cliques, como fazemos com nossas questões bancárias ou financeiras. 

Embora a transformação digital tenha chegado com tudo e fornecido diversos benefícios para os consumidores brasileiros, as empresas enfrentam uma demanda de qualidade elevada, e precisam contar com os melhores modelos de gestão para que possam se manter relevantes no mercado.

É preciso focar no cliente, otimizar processos e oferecer um atendimento personalizado para cativar os clientes e evoluir seu negócio. Para viabilizar isso e fazer uma entrega de qualidade para os clientes, surge o conceito de modelo de gestão 4.0.

Que tal conhecer mais sobre a gestão 4.0 e entender exatamente por que esse conceito é tão importante para a sua empresa?

Para saber mais, é só continuar a leitura do artigo!

O que é gestão 4.0?

Já definimos o conceito de gestão 4.0 como um modelo de gestão que acompanha as mudanças que afetam o mercado, considerando os avanços tecnológicos e o comportamento do cliente.

Para isso, as empresas devem incluir na sua operação tecnologias modernas, como inteligência artificial, análise de Big Data, machine learning, redes integradas e apostar em uma comunicação em nuvem. 

Assim, é possível utilizar dados, automatizar trabalhos manuais e focar na entrega de um produto ou serviço alinhado com as altas expectativas e necessidades dos clientes.

Como surgiu o modelo de gestão 4.0?

Os saltos tecnológicos geraram mudanças tão significativas que foram chamadas de “revoluções industriais”. 

A primeira revolução foi marcada por mudanças no campo da mecanização. Já na segunda revolução, a energia elétrica passou a tomar conta da produção industrial. 

A terceira, por sua vez, é representada pelo uso intensivo de computadores, automação, softwares e celular.

O que marca a chamada Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, é a internet e a digitalização de produtos e serviços.

Deste contexto, surge o consumidor 4.0, o nativo digital. 

Este consumidor possui as seguintes características:

  • uso constante de tecnologia;
  • fácil acesso à informação;
  • preza fortemente por uma ótima experiência de compra;
  • busca produtos e serviços personalizados;
  • é muito exigente e está envolvido em um processo de compra complexo;
  • utiliza diferentes canais de venda para comprar;
  • gosta de interagir com as marcas.

Portanto, para atender este consumidor, o modelo de gestão 4.0 se sustenta em determinados pilares. Entenda quais são, a seguir. 

Leia também: Vendas 4.0: como vender em um mercado revolucionário?

Os 5 pilares da gestão 4.0

Os princípios essenciais da gestão 4.0 são:

1. Foco no cliente

A gestão 4.0 visa a customização da produção e da entrega a partir das preferências do cliente, e além disso, experienciar uma ótima jornada de compra é fundamental para o sucesso de uma venda. 

Nesse sentido, todas as decisões em uma empresa devem ser voltadas para atender as expectativas do cliente, desde o planejamento financeiro até as campanhas de vendas.

Conheça 6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente:

2. Diversificação de canais

A estratégia omnichannel chegou para ficar. 

O consumidor 4.0 é altamente conectado, e espera que as empresas ofereçam diferentes canais de vendas e comunicação para que possam se relacionar como preferirem. Para isso, deve-se investir em recursos integrados e que facilitem a experiência do cliente com a organização.

3. Automação

Trabalhos manuais, improdutivos ou repetitivos devem ser substituídos por tecnologias e sistemas que automatizam as tarefas.

Com isso, as equipes podem se dedicar a funções mais estratégicas e inovadoras, tornando-se mais produtivas.

A produção e o tratamento de dados em tempo real também deve ser uma prioridade, e para esse fim, a tecnologia é indispensável.  

4. Análise de dados

Um aspecto fundamental da gestão 4.0 são os dados. Eles norteiam todas as decisões, planejamentos e estratégia dentro de uma organização.

Isso acontece porque os dados são informações concretas e seguras sobre o cliente e, sendo assim, são essenciais para que as empresas decidam onde investir recursos.

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5. Equipes de alta performance

A gestão 4.0 é revolucionária. Neste modelo, os líderes devem descentralizar o poder para que a gestão seja compartilhada e harmônica. 

Entende-se que, na gestão 4.0, uma abordagem mais humanizada é capaz de engajar e motivar os colaboradores, que desse modo, produzem mais, e melhor.

Outra característica das equipes de alta performance é o uso frequente da tecnologia. A automação e a análise de dados devem substituir as tarefas improdutivas, e assim, promover o crescimento do desempenho do capital humano. 

Quais as principais características do gestor 4.0?

A liderança é uma peça-chave para a aplicação do modelo de gestão 4.0. Veja quais características um gestor deve apresentar nesse contexto:

  1. Uso frequente de tecnologia para obter insights sobre o desempenho dos colaboradores;
  2. Exerce uma abordagem humanizada;
  3. Promove a integração entre equipes;
  4. Busca aprimorar suas habilidades constantemente;
  5. Estimula a criatividade e a inovação;
  6. Empodera os funcionários;
  7. Sabe gerenciar conflitos;
  8. Descentraliza o seu conhecimento. 

Quer saber como resolver conflitos? Veja 5 dicas:

Qual a importância para empresa de aplicar os conceitos da gestão 4.0?

Estar alinhado com a atual dinâmica não é mais um diferencial, e sim, uma necessidade! Trata-se de uma resposta de um caminho natural para a transformação digital.

Mas é claro que, estando em harmonia com a indústria 4.0, diversas vantagens são percebidas. Conheça as principais:

  1. Mais agilidade nos processos internos;
  2. Tomadas de decisão mais seguras e estratégicas;
  3. Maior lucratividade;
  4. Produtos e serviços com maior valor agregado;
  5. Experiência do cliente mais satisfatória;
  6. Aumento das taxas de fidelização;
  7. Redução da fuga de talentos e turnover;
  8. Diminuição de erros e retrabalhos em tarefas e processos;
  9. Melhoria no relacionamento entre líderes e liderados;
  10. Redução de custos.

Aprofunde seus conhecimentos sobre a indústria 4.0 e leia também: Marketing 4.0: sua empresa está preparada para a nova era?

Desafios da gestão 4.0

A gestão 4.0 é, sem dúvidas, disruptiva.

Ainda que a tecnologia esteja tomando seu espaço nas organizações com muita velocidade, é perceptível a resistência no investimento em soluções que possam viabilizar esse modelo de gestão.

Plataformas como sistemas de CRM, ferramentas de automação de marketing, sistemas de ERP e plataformas de gestão financeira, por exemplo, são altamente necessárias para a implementação de uma gestão 4.0, mas ainda assim, são deixadas em segundo plano em algumas empresas.

A implantação dessas ferramentas afeta diretamente o funcionamento das empresas, e com isso, é preciso reavaliar os processos de trabalho e os procedimentos que devem ser agregados na rotina dos funcionários. 

Tendo isso em vista, é normal que os líderes sejam resistentes, já que sentem dificuldade em enxergar os benefícios dessas soluções, e acabam barrando investimentos destinados às plataformas.

Um olhar para a gestão de equipes

Além disso, devemos levar em conta o papel da liderança na gestão de equipes. 

Os colaboradores são determinantes para o sucesso do modelo de gestão 4.0. Eles devem ser valorizados e incentivados a aderir à inovação, e expressar sua criatividade.

O modelo baseado em alta padronização, controle e hierarquia, portanto, deve sofrer transformações. Isto posto, é necessário que os gestores e líderes mudem sua mentalidade, caso queiram atingir e promover o alto desempenho de sua equipe. 

O RH também é um agente estratégico para esse fim. Papéis como People Analytics, Business Partner e investimentos e-learning têm aparecido cada vez mais dentro deste departamento com o objetivo de potencializar o crescimento pessoal e profissional de talentos.

Tendências na gestão 4.0

Como você já deve ter percebido, a gestão 4.0 tem em sua essência a adesão a plataformas digitais para que os processos internos e a comunicação interna das equipes sejam aprimoradas.

Isso tem um propósito muito claro: elevar a produtividade da equipe e a eficiência dos processos para viabilizar uma entrega de sucesso ao cliente.

Nesse contexto, vale a pena mencionarmos novamente as soluções de gestão que devem ter a sua atenção:

  • sistemas de CRM para gestão e inteligência comercial;
  • plataformas de automação de marketing para agilizar e apoiar campanhas de marketing;
  • sistemas de gestão financeira para administrar recursos;
  • ferramentas de armazenamento de dados para melhorar a acessibilidade e hospedagem de arquivos;
  • sistema de ERP para gestão empresarial;
  • plataforma de gestão de recursos humanos.

Outra tendência notável, é o uso de Big Data nas tomadas de decisão da gestão comercial. 

Big Data representa um conjunto de informações que devem ser centralizadas e tratadas com o objetivo de tornar as ações de uma empresa mais coerentes e assertivas.

Esses dados podem ser concebidos através de fontes internas, como sistemas de gestão, ou externos, por meio de pesquisas de mercado, por exemplo. 

Para aplicar a gestão 4.0, é crucial estudar esses temas, já que, neste modelo, a tecnologia é a protagonista. 

Não se esqueça da gestão de equipes. Ela é primordial para criar uma cultura organizacional alinhada com esse conceito. 

Aproveite e saiba mais sobre gestão de equipes em: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes