Você sabe o que é ciclo de vendas? Aqui está uma maneira de descobrir o ciclo de vendas de seu negócio.

A maioria dos gestores comerciais, micro e pequenos empreendedores querem atingir o crescimento, e aumentar suas vendas, encontrando um ciclo de negócios saudável e eficiente.

Para isso, o primeiro passo é estabelecer um funil de vendas com etapas bem definidas. É justamente isso que vai permitir que você conheça o ciclo de venda de seu produto.

O funil de vendas é o que muitas empresas conhecem como a jornada do cliente – que começa no momento em que um cliente faz o primeiro contato com a sua marca.

Isso inclui cada passo subsequente e, eventualmente, leva a um objetivo final, compra e monetização.

Em geral, essa jornada é composta de um processo em torno de consciência, a educação, o julgamento, a adoção e a partilha.

Colocar o cliente em primeiro lugar é o foco e priorização necessária para mover cada empresa para o próximo ponto do ciclo de vendas.

Aqui estão 5 dicas para definir o seu funil de clientes para o sucesso.

Você conhece o seu ciclo de vendas e sabe como otimizá-lo.

Você conhece o seu ciclo de vendas e sabe como otimizá-lo.

#1. Determine o funil do seu mercado

O topo do funil é onde o cliente entra pela primeira vez em contato com a sua empresa, iniciando o ciclo de vendas.

Em muitas empresas, esse contato é feito pela internet. Em outras empresas, através do vendedor, de maneira ativa, propagandas, mala direta e outras interações entre o cliente e a marca.

O primeiro passo para determinar o funil do seu mercado é olhar através das vendas e desenhar as ações que você pratica para atrair novos potenciais clientes no topo do funil.

Afinal, se novos potenciais clientes não entram no topo do funil, você não tem novos clientes para trabalhar nas outras fases do funil, impedindo que o ciclo de negócios se desenvolva.

Esse exercício vai lhe dar uma referencia geral do que seus concorrentes estão fazendo na indústria, para que você possa começar a priorizar a sua estratégia de crescimento.

#2. Escolha onde concentrar esforços de marketing

Você pode envolver o os esforços comerciais do seu negócio em torno de algumas etapas do ciclo de vendas do marketing. Os mais comuns são o topo e o final do funil, mas eles têm problemas e desafios diferentes.

Por exemplo, o topo do funil é sobre inspirar o cliente. Mostrar o que ele pode alcançar ao fazer negócios com a sua empresa, reter clientes no site, fazer o cliente pedir mais informações de um produto para o vendedor e etc.

A inspiração de seus potenciais clientes tem um custo menor de aquisição de clientes e maior engajamento.

Mas também é difícil de rentabilizar. Se você iniciar os esforços de marketing e vendas de um produto, você vai rentabilizar o processo de maneira mais fácil, e tornar um desafio para adquirir clientes de forma barata, o que pode ser um empecilho para o seu ciclo de vendas.

Avaliar as vantagens e desvantagens de seu produto, e encontre um ponto de partida para se concentrar em seu negócio.

ciclo de vendas

Dedique seus esforços de marketing às fases mais lucrativas do seu ciclo de vendas.

Veja também: Como usar seu networking para abastecer seu funil de vendas

#3. Minimize o seu risco

Quando você está construindo seu funil de vendas, você está tentando otimizar o seu processo, o seu ciclo de negócios, para que tenha o menor custo e o menor esforço na aquisição de clientes.

Esse ponto de partida vai ajudar a esclarecer o seu pensamento sobre o local onde os desafios se encontram.

Por exemplo, se você começar por baixo, se concentre em como vai adquirir os clientes de uma maneira atrativa, do ponto de vista dos custos para criar uma oportunidade atrativa de negócios.

O objetivo aqui é diminuir o custo de aquisição de clientes e tornar o processo enxuto, com um bom nível de fechamento de negócios e um ciclo de vendas sempre ativo.

#4. Limite os movimentos ascendentes

Mova seus clientes para baixo do funil e limite os movimentos de volta.

Por exemplo, se um potencial cliente entra em seu funil, respondendo positivamente aos estímulos de sua equipe de vendas, limite o ruído para que eles queiram voltar atrás, ou fiquem perdido no meio do processo.

As informações aos prospects são importantes, mas eles podem acabar se perdendo com o excesso de informações ou o excesso de detalhes de seu produto ou serviço.

Esta filosofia tem de ser intencionalmente construído em seu produto. Concentre-se na experiência do usuário e priorize recursos conjuntos de construção de relacionamento que orientam os clientes para baixo do funil em um nível simples.

Assim, a cada passo para baixo do funil, o ciclo de vendas roda e o os seus potenciais clientes têm mais informações do seu produto que torna o fato de que eles compreendem como seu produto se encaixa em sua vida, ficando pronto para tomar decisões.

ciclo de vendas

Limite os movimentos de volta no funil. O objetivo é fazer com que os clientes cheguem ao final do funil, não voltar ao topo.

Confira também: Como usar o funil de vendas para converter os visitantes do seu site

#5. Construa diferenciais defensáveis

Depois de escolher o seu diferencial de marketing e definir as suas prioridades de vendas, coloque a máquina para girar.

Construir recursos ou estratégias para garantir as posições-chave do funil são completamente defensável através da propriedade intelectual.

Descubra em qual etapa da venda você quer ser o melhor e otimize e teste diferentes táticas de aquisição dos seus clientes que possam atender seus objetivos de negócios.

Você precisa saber que não é apenas com ligações ativas de vendas que vai vender e atingir mais clientes. Por outro lado, não é apenas com e-mail marketing que você vai atingir seus objetivos.

As suas oportunidades de negócios surgirão com esforços concentrados. Suas oportunidades de vendas virão com vendedores bem treinados e preparados para levar seus clientes até o final do funil.

Isso vai ajudar a fazer as vendas acontecerem, e você poderá ainda, enxergar onde, cada tipo de iniciativa funciona melhor no funil de vendas.

Otimize o ciclo de vendas de sua empresa

Agora que você já sabe o que é ciclo de vendas e marketing em sua empresa, precisa otimizá-lo.

Precisa saber onde é melhor e onde é pior, o que precisa ser melhorado e o que está puxando as vendas pra cima.

A sua equipe de vendas, sua presença online, suas iniciativas de marketing e todos os esforços só servem se você souber onde está indo melhor, onde está indo mal, e o que precisa melhorar.

Agora que o seu ciclo de vendas está definido, agora que você já sabe como atuar para que seu potencial cliente sempre siga em frente em seu processo de vendas, tudo que precisa é otimizar e melhorar o seu processo de vendas, melhorando ou eliminando o que está errado.

Quer saber tudo sobre funil e ciclo de negócios? baixe nosso e-book: O funil de Vendas na Prática