A liderança é uma das habilidades mais valorizadas pelas organizações na busca por novos talentos e também no que se refere aos colaboradores que já fazem parte do seu público interno.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a liderança não é necessariamente um dom natural. Ou seja, as pessoas podem aprender a serem líderes; essa não é uma característica exclusiva de quem nasce com “predisposto a liderar”.

Para ocupar posições de comando, é necessário percorrer uma jornada de aprendizado no intuito de desenvolver as habilidades necessárias.

Nesse sentido, o modelo de pipeline de liderança foi desenvolvido para organizar as etapas dessa jornada de preparação e formação de bons líderes.

Se você quer entender melhor como isso funciona, continue a leitura deste guia completo sobre as competências do pipeline de liderança.

Ao longo das próximas linhas, você vai conferir:

  • O que é pipeline de liderança?
  • Qual a importância do modelo de pipeline de liderança para as organizações?
  • Como funcionam as transições de competências do pipeline de liderança?
  • Pipeline de liderança: resumo do livro de Ram Charan

Leia mais: Estilos de liderança: encontre o seu tipo de liderança, aprimore-o e inspire o time de vendas

O que é pipeline de liderança?

Podemos definir o que é pipeline de liderança como um modelo focado em desenvolver novos líderes.

“Pipeline” é um termo em inglês que, traduzido livremente, significa “encanamento com ramificações”.

O objetivo do modelo de pipeline de liderança é definir o caminho que os colaboradores precisam seguir em sua jornada de preparação para assumir posição de comando dentro de uma empresa.

As competências do pipeline de liderança abrangem desde a autoliderança até o gerenciamento de grandes organizações.

No pipeline, a trajetória de liderança de cada colaborador é monitorada de modo a avaliar a evolução de habilidades consideradas essenciais para liderar.

O modelo do pipeline de liderança foi criado por Ram Charan, especialista em gestão de negócios, com o intuito de auxiliar as empresas na formação de líderes.

Com a ajuda de outros consultores, Charan lançou um livro para apresentar esse método ao público.

Em “Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo”, Charan defende que todos nós podemos ser líderes de alta performance, desde que nos preparemos para isso, desenvolvendo as competências necessárias.

Para isso, é preciso crescer profissionalmente e trilhar 6 transições de competências de liderança.

As 6 transições de competências de liderança de Charan:

  1. De gestor de si para gestor dos outros;
  2. De gestor dos outros para gestor de gerentes;
  3. De gestor de gerentes para gestor de funções;
  4. De gestor de funções para gestor de negócios;
  5. De gestor de negócios para gestor de grupo;
  6. De gestor de grupo para gestor corporativo.

Você verá detalhes de cada uma delas mais adiante, neste artigo!

Leia também: A importância da liderança no processo de vendas

Qual a importância do modelo de pipeline de liderança para as organizações?

Apesar de o espírito de liderança ser uma das habilidades mais cobiçadas e valorizadas pelas organizações, não é incomum que muitas empresas enfrentem dificuldades em desenvolver a liderança de seus próprios colaboradores.

Tendo em vista que liderar é uma tarefa, no mínimo, desafiadora, não basta simplesmente eleger uma pessoa para um cargo de liderança sem que ela tenha passado por um processo de preparação e desenvolvimento.

Nesse sentido, o pipeline de liderança se mostra uma ferramenta bastante útil. Ele é importante para que os gestores consigam organizar a trajetória de liderança dos funcionários oferecendo a eles a qualificação necessária para assumir cargos desse tipo.

E as vantagens de adotar o modelo de pipeline de liderança são inúmeros:

  1. Facilidade na elaboração de planos de sucessão;
  2. Melhor delimitação de responsabilidades;
  3. Identificação de líderes em potencial;
  4. Treinamentos sob medida;
  5. Avaliação de desempenho mais precisa;
  6. Maior agilidade para formar novos líderes.

Assim, a aplicação do modelo de pipeline de liderança pode trazer todas essas vantagens para a empresa, levando ao melhor planejamento de sucessões e a execução de programas de treinamento mais bem estruturados.

Confira abaixo mais detalhes dos principais benefícios que ressaltam a importância do pipeline de liderança.

1. Facilidade na elaboração de planos de sucessão

Conforme mencionamos, aplicar o pipeline de liderança torna mais fácil o planejamento de sucessões. Ou seja, a passagem de bastão de um líder para outro fica menos ruidosa, pois o futuro líder estará devidamente capacitado para exercer essa função.

Este post pode ajudar você: O que é plano de sucessão? Tudo o que você precisa saber para planejar carreiras

2. Melhor delimitação de responsabilidades

O pipeline de liderança deixa claro quais atribuições competem a cada nível hierárquico.

3. Identificação de líderes em potencial

Essa ferramenta de pipeline favorece a identificação de colaboradores com potencial de se tornarem líderes, abrindo oportunidades para aqueles com interesse em desenvolver as competências necessárias.

4. Treinamentos sob medida

Com o modelo de pipeline de liderança, o setor de RH pode oferecer treinamentos mais eficazes e feitos sob medida para cada etapa da jornada de formação do líder.

Vale conferir: O que deve ter um treinamento para gerentes de vendas?

5. Avaliação de desempenho mais precisa

O pipeline de liderança contribui também para que o desempenho dos colaboradores em formação seja avaliado com mais precisão, focando nas habilidades que precisam ser mais bem trabalhadas.

A avaliação de desempenho é um desafio para você? Este vídeo pode te ajudar:

6. Maior agilidade para formar novos líderes

Como bem veremos a seguir, o pipeline de liderança possui transições bem definidas entre os estágios que o profissional precisa percorrer na sua trajetória.

Sabendo que caminho trilhar e os critérios para evoluir de uma fase para outra, é possível formar novos líderes de maneira mais ágil.

Veja mais: Conheça seu estilo para turbinar a liderança no trabalho

Como funcionam as transições de competências do pipeline de liderança?

Ram Charan, idealizador do modelo de pipeline de liderança, propõe que a formação de futuros líderes ocorra gradativamente. Dessa forma, o profissional vai evoluindo suas competências e, à medida que isso acontece, ele passa por algumas transições.

No modelo proposto por Charan, há 6 transições pelas quais um líder em potencial precisa passar em sua jornada rumo à liderança de alta performance.

1. De gestor de si para gestor dos outros

Na primeira transição do pipeline de liderança, o colaborador recebe treinamento para liderar além de si mesmo, expandindo sua capacidade de gestão para a equipe como um todo.

Ou seja, ele deve aprender nesse primeiro estágio a delegar tarefas para o time e a planejar e controlar o fluxo de trabalho, além de mensurar o desempenho de seus liderados e motivá-los a perseguir melhores resultados.

Essa transição marca o momento em que o colaborador deixa de se preocupar exclusivamente com os seus afazeres e passa a ter a responsabilidade de delegar e monitorar o trabalho dos outros.

2. De gestor dos outros para gestor de gerentes

Com as habilidades de liderança e gestão um pouco mais amadurecidas, o colaborador evolui na sua trajetória e passa a gerenciar outros gestores que estão na primeira etapa do pipeline.

Nessa transição, é necessário trabalhar o pensamento estratégico. Sua contribuição nas tarefas individuais do seu cargo de origem é deixada de lado e sua dedicação se volta totalmente para a gestão.

3. De gestor de gerentes para gestor de funções

A terceira fase do pipeline de liderança consiste em atribuir ao colaborador a responsabilidade de gerenciar diferentes funções.

Para isso, é fundamental que sejam desenvolvidas habilidades comunicacionais para que o líder em formação consiga se familiarizar com tarefas e áreas da empresa que ele não domina.

4. De gestor de funções para gestor de negócios

O grau de responsabilidade aumenta nesta quarta transição do pipeline de liderança.

O gestor passa a atuar de forma mais abrangente e precisa lidar com um volume maior de pessoas.

Ele agora é responsável pelo desempenho financeiro da empresa no curto prazo e dedica parte do seu tempo pensando no futuro do negócio.

5. De gestor de negócios para gestor de grupo

Para gerenciar diferentes grupos de negócio, o líder precisa aprender a fazer avaliações estratégicas para delegar recursos corretamente e promover a capacitação dos colaboradores.

Ele agora deve lidar com a complexidade de múltiplos negócios e promover a integração entre os gestores que estão em níveis abaixo do seu.

6. De gestor de grupo para gestor corporativo

O foco desta última transição está nos valores organizacionais. Ao chegar nesta etapa, os líderes precisam definir o caminho que vai levar a organização aos resultados desejados no longo prazo.

Mais do que estratégico, é preciso ser visionário e pensar no big picture, sempre de olho nos fatores externos que podem impactar a empresa.

As transições que você acabou de conferir agregam novos aprendizados para o líder em formação. O objetivo é fazer com que ele chegue à última fase muito bem preparado para assumir responsabilidades que se tornam mais desafiadoras a cada transição.

Veja também: Treinamentos para liderança: 5 tipos de capacitação para desenvolver líderes e equipes

Pipeline de liderança: resumo do livro de Ram Charan

Bom, agora que você conhece o que é e como funciona o modelo de competência do pipeline de liderança, pode ser que você queira se aprofundar um pouco mais nessa temática.

Então que tal conferir um resumo do “Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo”?

O livro, escrito por Ram Charan com colaboração de Stephen Drotter e James Noel, deu origem a esse modelo de desenvolvimento de novos líderes.

A partir da publicação desta importante obra, empresas do mundo inteiro passaram a repensar a maneira com que elas preparam seus futuros líderes.

Em seu livro, Ram Charan defende que a liderança não é necessariamente uma habilidade inata, que já nasce com o indivíduo. Para ele, a liderança pode ser aprendida e desenvolvida de acordo com as individualidade de cada profissional.

Isso se dá passo a passo, em uma trajetória crescente de aprendizado.

Charan ainda ressalta que as empresas não precisam seguir as transições do pipeline tão à risca. Segundo ele, é possível adaptar o modelo à realidade de cada organização.

Confira no vídeo abaixo um resumo desta obra de Ram Charan:

https://www.youtube.com/watch?v=n79HB5s-taE

Saiba mais: Qual o perfil de um líder de sucesso?

Com certeza conhecer o pipeline para líderes de Ram Charan vai te ajudar muito a exercer seu papel de gestor. No entanto, a liderança tem diversas facetas, em função da área de atuação de seu negócio. Por isso, trazemos aqui 3 dicas de e-books gratuitos que você pode baixar agora mesmo para fortalecer suas competências de comando em seu campo específico, confira: