Você já deve estar cansado de ouvir que o modo de vender mudou. Que o acesso à tecnologia transformou o comportamento do consumidor e que nunca foi tão importante acompanhar seus clientes em todo o processo de decisão de compra. Mas como fazer isso, na prática? Criar e utilizar uma planilha de vendas é uma das respostas para essa pergunta.

Mas por onde começar a desenvolver essa planilha de vendas? Quais informações devem estar presentes? 

Bônus: faça seu time alcançar a alta performance em vendas com nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

Essas são perguntas comuns por isso, criamos este artigo. Aqui reunimos uma série de modelos de planilha de vendas, já prontos. Basta você baixar e começar a realizar o controle de suas negociações. 

A seguir, você irá encontrar: 

  • Planilha para planejamento de vendas;
  • Planilha de controle de vendas e clientes;
  • Planilha de prospecção de clientes;
  • Planilha de produtividade em vendas;
  • Planilha de despesas e relatório de visitas;
  • Planilha de diagnóstico de vendas;
  • Planilha de comissão de vendas.

Entretanto, além de ter as planilhas em mãos, é importante que você compreenda como usá-las. Pensando nisso, a seguir também preparamos uma explicação sobre:

  • O que é cada planilha;
  • O que pode ser acompanhado;
  • Como usar;
  • As vantagens de aplicar cada uma no dia a dia do seu negócio. 

Para completar e fechar com chave de ouro este guia, vamos apresentar a você o que é um software de CRM e como ele pode agilizar o controle de vendas, por meio da tecnologia intuitiva que possui. 

Ufa! Como você pode ver temos um longo caminho pela frente, então vamos começar!

Planilha para planejamento de vendas

O planejamento estratégico de vendas começa com a coleta de dados sobre o histórico da empresa, bem como a definição de cenários e previsão de vendas.

Dessa forma, uma planilha de planejamento de vendas deve permitir que você insira parte do histórico de vendas da sua empresa e, a partir disso, bem como de outros fatores relacionados ao seu planejamento estratégico, crie uma previsão de faturamento e para os meses seguintes. 

É fundamental que uma planilha de planejamento de vendas permita que você insira o percentual de crescimento desejado em um ano, bem como deve considerar a sazonalidade de vendas de cada mês. 

A partir dessa primeira análise um planejamento de vendas deve considerar:

  • objetivos de crescimento; 
  • definição de alocação de recursos. 

Em suma, uma planilha de vendas, focada no planejamento, deve estabelecer quais são os objetivos gerais para a equipe de venda e, a partir disso, definir informações como:

  • meta de reuniões e ligações mensais;
  • quantidade de vendedores necessários; e mais. 

Tudo isso ajuda você a entender se o seu objetivo é ou não é alcançável e o que deve ser feito para atingi-lo.  

Você não precisa se preocupar em criar essa planilha de vendas do zero. Você pode ter acesso a ela gratuitamente, já com as fórmulas e dados necessários, dentro do nosso Kit de planilhas de vendas, que também inclui:

  • planilha de controle de vendas e clientes;
  • planilha de prospecção de clientes.

Se você ainda não tem um planejamento para suas vendas, é hora de criar um! Ele vai ajudar a guiar sua equipe e sua estratégia rumo aos objetivos do seu negócio. Para isso acesse o artigo;Como elaborar um plano de vendas para empresa.

Planilha de controle de vendas e clientes

Quando falamos de planilha de controle de vendas e clientes estamos nos referindo a uma planilha que organiza os dados dos clientes e as informações sobre as etapas que já foram realizadas dentro da negociação entre sua empresa e o lead. 

Esse modelo de planilha de vendas é importante para garantir que nenhum cliente seja esquecido ou que seus dados se percam entre vendedores. Também é usada por gestores para acompanharem em qual etapa cada cliente está e como seus vendedores estão lidando com a evolução do cliente dentro da jornada do consumidor.

Planilha de prospecção de clientes

Da mesma forma que é importante acompanhar os clientes que já estão em contato com sua empresa e que chegaram até ela por meio das diferentes estratégias de marketing para vendas usadas pela sua empresa, também se faz necessário criar uma planilha para acompanhar a prospecção de clientes. 

Mesmo com tantas ações de marketing disponíveis e o sucesso do Inside Sales nas estratégias de empresas B2B, é ainda bastante comum que as organizações realizem uma prospecção ativa em busca de clientes, seja por meio de contatos por telefone, e-mail, redes sociais como o LinkedIn ou outros canais. 

Para que gestores e equipe de vendas possam acompanhar quais empresas já foram prospectadas e as informações relevantes sobre cada organização a ser prospectada, a planilha de vendas se mostra bastante útil para organizar essa fase das vendas. 

Por meio dessa planilha, também é possível organizar, além dos dados de contato, informações como: 

Uma planilha de vendas tem o objetivo de auxiliar no controle e na gestão de vendas e clientes, realizando o acompanhamento e monitoramento desde o primeiro contato entre o cliente e sua empresa (quando ele se torna um leads) até a realização da venda. 

Não sabe o que é Inside Sales nem conhece a diferença entre esse modelo e a prospecção direta? Acesse o artigo; Inside Sales: o que é e como implementar?” e veja o que você pode estar perdendo ao não investir nessa estratégia. 

Planilha de produtividade em vendas

Medir os resultados das ações realizadas com o objetivo de converter vendas, bem como analisar o rendimento de uma equipe de vendas, faz parte do controle necessário para uma empresa alcançar o sucesso em prospecção e conversão de contatos em clientes. 

planilha-de-vendas-3

Esse tipo de acompanhamento também é importante para a identificação de possíveis gargalos que estão atrapalhando a execução ideal das atividades. 

Algumas métricas e indicadores de produtividade em vendas incluem dados como:  

  • número de ligações;
  • reuniões;
  • propostas;
  • vendas realizadas.

Acesse nosso modelo de planilha de produtividade em vendas e comece a acompanhar os gráficos de indicadores, o rendimento de sua equipe e de cada vendedor.

Planilha de despesas e relatório de visitas

Quanto custa para um vendedor da sua equipe converter um contato em cliente?

Por meio de uma planilha de despesas e controle de vendas, você é capaz de identificar quanto cada vendedor gasta para converter um cliente, quais são os clientes mais caros e identificar se esse custo está sendo compensado por mais e melhores vendas. 

Esse tipo de planilha de vendas pode identificar que você está gastando muito para converter poucos clientes ou clientes com baixo ticket médio. Essa compreensão ajudará sua equipe a pensar em possíveis mudanças nas etapas do processo de vendas

O constante acompanhamento dos resultados de sua abordagem de vendas é um fator estratégico para manter sua empresa e crescimento contínuo. 

A abordagem que está dando certo hoje pode parar de funcionar em poucos meses, por isso acompanhar esses requisitos é um trabalho constante. 

Faça o download gratuito da planilha de despesas e relatório de visitas e comece a usar já!

Planilha de diagnóstico de vendas

Como estávamos falando acima, é fundamental para um gestor e para toda a equipe de vendas olhar para o interior da própria estrutura e buscar identificar erros e acertos que indiquem se o caminho percorrido está funcionando ou precisa de melhorias. 

Esse é o primeiro passo para a melhoria de resultados e desempenho de sua empresa.

Uma planilha de diagnóstico de vendas é usada para uma autoavaliação do departamento e das práticas que estão sendo executadas. A planilha vai te guiar para:

  • entender quais são os pontos fracos e fortes de seu processo comercial;
  • avaliar se é preciso melhorar o desempenho do time;
  • identificar a necessidade de adoção de uma ferramenta de automação comercial e mais.

Se você precisa melhorar os resultados de suas vendas, mas não sabe como, uma planilha de vendas para diagnóstico pode ser a saída ideal. Baixe nossa planilha de diagnóstico de vendas gratuitamente. 

Planilha de comissão de vendas

Esse é um ponto muito delicado de todas as equipes de vendas, afinal, controlar a comissão de cada vendedor pode ocupar um tempo precioso do gestor. Por isso, uma das formas de otimizar o trabalho do líder de vendas, dando mais tempo para ele se ocupar com atividades mais estratégicas, é o uso de planilha de comissão de vendas. 

planilha-de-vendas-2

Ela permite que você organize a comissão geral e para cada vendedor, bem como permite analisar qual é o melhor tipo de comissionamento para sua empresa e tipo de negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre a melhor forma de distribuir a comissão indicamos que acesse o artigo; “Planilha de comissão de vendas: qual seu plano?” e conheça as 5 maneiras de trabalhar um plano de comissões de vendas. 

Você não vai precisar quebrar a cabeça para criar essa planilha de vendas. Nossa equipe organizou uma planilha de comissão pronta para você usar. Faça o download aqui.

Implementação de um software de gestão de vendas | CRM

Gerar negócios é o grande objetivo de uma empresa, seja ela de qualquer setor ou tamanho. É por meio das vendas, seja de produtos ou serviços, que sua empresa é capaz de manter o capital de giro saudável, o fluxo de caixa em dia e crescer! 

Por isso, a gestão de vendas é um aspecto tão estratégico dentro da organização de uma empresa. Sem ela, seu departamento pode até gerar negócios, mas provavelmente não está aproveitando todo o potencial que possui. Isso porque as práticas de gestão tem como foco:

Em suma, o objetivo é aumentar a produtividade de vendas, eliminando gargalos, para que você venda mais, melhor e em menor espaço de tempo. 

Como você viu até aqui, o acompanhamento das atividades, práticas e resultados das ações de vendas é fundamental para a verificação do real sucesso de sua empresa, entretanto, o acompanhamento por meio de planilhas pode ser burocrático e demandar tempo de sua equipe de vendas e do líder do setor. 

planilha-de-vendas-4

“Tempo é dinheiro” e essa é uma afirmação que se encaixa ainda melhor no departamento de vendas de qualquer empresa. Por isso, cada dia mais empresas adotam um software de CRM em seu processo de gestão da área. 

Mas, o que é CRM? 

CRM ou Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente é uma nova forma de enxergar os processos de vendas, colocando o cliente no centro de cada estratégia e não os produtos ou serviços que sua empresa comercializa.  

Uma estratégia CRM é diferente de um software CRM. Enquanto o primeiro diz respeito a um plano de ação centrado nas necessidades do cliente, o segundo é sobre um sistema que ajuda a colocar o plano em prática. 

Antes de falarmos sobre o sistema CRM é importante entender, mesmo rapidamente, o que é CRM

Uma estratégia CRM considera todas as etapas do funil de vendas para cada uma das personas de um negócio. A partir disso busca entender o que cada cliente precisa e oferece a eles essa solução. 

Um software CRM não é apenas uma planilha com tecnologia que controla os clientes que entraram e saíram da empresa ou em que fase de negociação o consumidor está. Ele também permite a identificação da etapa do funil de vendas que o lead se encontra e quais são suas dúvidas e necessidades. 

Além disso, um software de CRM possui funcionalidades que permitem:

  • a coleta de informações dos leads;
  • a mensuração de dados e KPIs;
  • acompanhamento e controle de resultados;
  • organização dos contatos com os clientes.

E porque escolher um software de CRM ao invés de uma planilha de vendas? 

Porque além de permitir a realização de segmentação de clientes e leads, bem como a identificação das necessidades de cada um – o que proporciona uma venda mais direcionada e estratégica -, o CRM ainda realiza as tarefas de todas as planilhas em um único sistema, bem como o faz de maneira automatizada

O resultado é uma gestão de clientes mais eficaz, rápida e centralizada, onde equipe e gestores acompanham em tempo real cada atividade realizada junto ao cliente e ainda podem acompanhar resultados e métricas sem a necessidade de cálculos extras ou outras planilhas. 

Quer aprofundar seu conhecimento sobre como implantação de CRM para equipes de vendas pode potencializar seus resultados de vendas? Baixe a nova edição do nosso Guia para o sucesso com CRM

Em suma, entre os benefícios de inserir um software de CRM em sua estrutura de vendas, estão: 

  • a possibilidade de registrar todo contato entre empresa e cliente;
  • centralizar as informações de vendas;
  • segmentação de leads;
  • a possibilidade de uma visão geral e/ou individualizada sobre os contatos;
  • acompanhamento de custos e indicadores de venda de maneira automatizada;
  • a identificação de contatos que estão mais perto de realizar uma compra ou fechar um contrato (leads qualificados ou quentes). Isso é especialmente valioso para que a equipe não deixe o cliente esfriar enquanto lida com contatos que estão nas fases iniciais da jornada de compra e mais. 

planilha-de-vendas-5

Fonte: The Sales Management Association

E aí, ficou interessado em conhecer na prática como funciona um software de CRM e entender porque ele é uma opção mais completa do que as planilhas de vendas?

Algumas empresas normalmente descartam a utilização de sistemas como software de CRM por acharem que o custo estará acima de suas possibilidades. Esse é, principalmente, o caso de pequenas empresas. Entretanto, você pode encontrar opções freemium, ou seja, opções gratuitas de software CRM.

O Agendor possui um sistema CRM grátis em português com funcionalidades que vão ajudar você a realizar uma gestão de vendas eficaz. Além desta versão gratuita, você também encontra outros planos e a sua escolha vai variar de acordo com o modelo de negócio da sua empresa. 

Antes de encerrarmos este guia sobre planilhas de vendas e CRM, e para você ter a certeza de que o Agendor pode te ajudar, que tal assistir ao vídeo que apresenta o aplicativo de vendas do Agendor para smartphones, IOS e Android? Confira abaixo: 

Agora que você conhece os benefícios do CRM e sabe como ele pode ser um divisor de águas na sua empresa, que tal aprender como implementar o CRM na sua equipe de vendas?

Para isso, indicamos que você faça o download do Ebook CRM: Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes e aproveite as dicas para colocar em prática o que falamos até aqui! Se precisar de ajuda nossa equipe estará a disposição com um suporte especial para você e sua empresa.