Como retornar a um cliente perguntando se ele aceitou seu orçamento? Como cobrar retorno de proposta comercial?

O follow up ainda é uma etapa da venda pouco praticada pelas equipes de vendas.

Primeiro, porque em muitas empresas, devido a grande demanda de atendimento, não há muito tempo para fazer o vendedor acompanhar o que está acontecendo com o cliente.

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Em segundo lugar, porque nem todas as empresas possuem uma maneira de acompanhar o relacionamento com os clientes durante as etapas da venda.

Finalmente, também porque muitos vendedores não sabem exatamente qual é o papel e como fazer o follow up de vendas com clientes dentro das etapas deste processo.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo:

Como fazer follow up de vendas com clientes?

Veja, a seguir, algumas perguntas e respostas sobre como fazer follow up de vendas e como empregar isso em seu dia a dia:

Quando fazer o follow up?

Na verdade não existe fase de follow up no processo de vendas.

Afinal, pense bem: o que é follow up de vendas, se não entrar em contato com o cliente ao final de cada etapa da venda, para que as expectativas dos clientes estejam de acordo com as expectativas da empresa?

Após o envio da proposta, é preciso para saber se o seu cliente está alinhado com as condições. Para isso serve o follow up.

Portanto, não tem como fazer follow up de vendas com clientes sem estar em contato em todas as etapas da venda.

Se você se perguntar: – O que significa follow-up para o vendedor? A resposta pode ser bastante objetiva: O vendedor precisa acompanhar o cliente pelas etapas da venda para que não haja divergências no fechamento.

Follow up de vendas

Você está fazendo follow up com os clientes?

Como fazer o follow up dentro dos processos de vendas?

A dúvida de todo o vendedor é justamente como usar o follow up dentro das etapas da venda.

Como acompanhar o cliente após o primeiro contato? Como alinhar as expectativas do cliente após a apresentação da empresa? Como retornar a um cliente perguntando se ele aceitou seu orçamento? Como cobrar retorno de proposta comercial?

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de como usar o follow up de vendas com clientes da sua empresa:

  • Após a prospecção, envie uma carta de apresentação da sua empresa e se coloque a disposição para ajudar o seu cliente naquilo que você faz.
  • Após a apresentação, faça um convite para um café e certifique-se de que não resta nenhuma dúvida sobre o seu produto ou serviço.
  • Após uma cotação, ou apresentação de preços, marque na sua agenda (ou CRM) as datas de retorno.
  • Responda qualquer solicitação do cliente em menos de 24 horas.
  • Após o fechamento, envie para o cliente um e-mail de agradecimento.
  • No caso de produto, ligue para saber se ele foi entregue corretamente no endereço do cliente.
  • No caso de serviços, apresente relatórios pontuais do que a sua empresa tem entregado ao cliente.
  • Sempre, após a venda, se faça presente para ajudar o cliente. Envie para ele informações que possam ser do interesse dele ou da empresa, mostre que você se preocupa com aquilo que é importante para ele.

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Saiba mais: Como fazer follow-up: 3 técnicas de para converter vendas

O follow up é a melhor maneira de acompanhar o cliente?

Sim! E, além disso, garantir que o relacionamento seja praticado sempre.

O follow up é uma ferramenta de grande importância no processo de vendas, porque apenas quem a pratica diariamente consegue ter os melhores resultados de satisfação dos clientes.

Não existe momento certo para parar de fazer follow up.

Se você pensa que o cliente está satisfeito e vocês já se falam demais, você pode estar errado.

Se você está pensando que o cliente desistiu de comprar e vai partir para outra, você pode estar enganado.

Faça follow up sempre! Não fique em dúvida de quando ou como fazer follow up com o cliente, a resposta é simples: sempre!

como fazer follow up de vendas

Você tem feito follow up de seus clientes?

Se o cliente não pedir para você parar de ligar, ou afirmar que não vai comprar de você, continue mantendo o contato.

Muitas vezes ele precisa que você o lembre daquele problema que está pendente e ele precisa resolver.

Muitas vezes, ele precisa ver que a sua empresa não quer apenas vender.

Faça follow up sempre. Faça disso o seu hábito diário e assegure-se de praticar o hábito dos melhores vendedores.

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