Você sabe qual é o atual tipo de clima organizacional de sua empresa? Pois grande parte dos resultados do seu negócio pode depender dessa resposta.

A qualidade do ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores estão diretamente relacionadas ao sucesso da própria empresa, em especial quando falamos em vendas.

Uma equipe de vendas motivada, por exemplo, é capaz de produzir até 50% mais e, consequentemente, entregar melhores resultados.

Para se ter uma ideia dos impactos de uma boa gestão de clima organizacional, a GPTW (Great Places to Work) disponibilizou alguns dados sobre o tema.

Em geral, as empresas com um tipo de clima organizacional bom tiveram:

Mas, afinal, quais são os tipos de clima organizacional? Continue a leitura até o fim para entender mais sobre o conceito e o que fazer para descobrir o clima da sua empresa!

O que é clima organizacional?

Antes de entender quais são os tipos de clima organizacional, vamos primeiro definir brevemente o significado por trás deste conceito.

O clima organizacional de uma empresa é um indicador da qualidade do ambiente de trabalho de acordo com a satisfação dos colaboradores. 

Em outras palavras, é a percepção coletiva que os funcionários têm em relação à empresa com base em um conjunto de sensações, pensamentos, preocupações e necessidades.

Cada empresa tem o seu próprio clima organizacional e que depende de uma série de fatores. Entre os principais, temos a cultura empresarial, os perfis dos profissionais e o próprio ambiente de trabalho.

Em resumo, melhorar o tipo de clima organizacional tem como objetivo assegurar a satisfação dos colaboradores para aumentar a motivação, produtividade, engajamento e criatividade. Como resultado, toda a empresa se beneficia, tanto financeiramente quanto como uma organização respeitada.

Quer entender melhor? Então saiba tudo sobre o conceito de clima organizacional e como mudá-lo!

Quais os tipos de clima organizacional?

A princípio, existem 3 tipos de clima organizacional que podem influenciar uma empresa de diversas maneiras, seja de forma positiva ou negativa. São eles:

  1. Clima organizacional bom;
  2. Clima organizacional médio;
  3. Clima organizacional ruim.

Agora, vamos ver exemplos de cada um para que você possa entender na prática quais são os impactos dos tipos de clima organizacional!

Clima organizacional bom

Ter um clima organizacional considerado bom ou favorável significa que o ambiente da empresa é agradável de se trabalhar. É o cenário ideal e que todas as empresas precisam almejar se realmente desejam crescer e se destacar no mercado.

A felicidade no trabalho desempenha um grande papel neste tipo de clima organizacional. Funcionários felizes trabalham com prazer, se sentem acolhidos e parte de uma verdadeira família que se dedica a um objetivo em comum. 

É o clássico caso da equipe que está disposta a “vestir a camisa da empresa”.

Imagine, por exemplo, que você encontrou um profissional com perfil perfeito para uma vaga em sua empresa, mas ele está com duas outras propostas além da sua.

Quando o clima organizacional de sua empresa é bom, se torna muito mais fácil atrair e reter este profissional de alto nível, pois ele sabe que será valorizado pelos gestores e se sentirá satisfeito no ambiente de trabalho.

Em troca, você terá um colaborador engajado, produtivo, dedicado e cada vez mais alinhado com a essência da empresa, pois se enxergará como uma peça essencial para o seu sucesso.

A cultura empresarial da Amazon, por exemplo, facilita para que seja possível separar os funcionários que realmente querem estar ali daqueles que só estão interessados no dinheiro e em bater ponto. 

No fit cultural da gigante do e-commerce, são oferecidas altas quantias para que funcionários peçam demissão se não acreditam na missão da empresa.

Desta forma, apenas os colaboradores que estão comprometidos de verdade acabam ficando. Isso possibilita um clima favorável, no qual todos são participativos, se sentem livres para dar sugestões criativas e conseguem se empenhar o máximo possível.

Em suma, existem diversas vantagens em ter um tipo de clima organizacional favorável, como:

  • Atração e retenção de novos talentos;
  • Aumento da motivação e do engajamento;
  • Redução de custos com demissões e admissões;
  • Comunicação eficiente e objetiva;
  • Redução da rotatividade e do absenteísmo;
  • Melhoria da imagem da empresa no mercado.

Leia também: 7 sinais que você está em um ambiente de trabalho invejável

Este webinar pode te ajudar a alcançar um clima organizacional bom: assista ao conteúdo sobre liderança de vendas baseada em perfis comportamentais!

Clima organizacional médio

Este é um tipo de clima organizacional classificado como neutro ou “mais ou menos”. O ambiente possui um clima mediano, ou seja, com funcionários que em sua maioria trabalham por obrigação e com uma mentalidade de “tanto faz”, já que não são motivados o suficiente e flertam com a insatisfação completa no trabalho.

É um cenário perigoso, pois retrata uma empresa que está mais próxima de um clima organizacional ruim do que bom, caso nada seja feito a curto e longo prazo.

Geralmente, este tipo de clima organizacional pode ocorrer na seguinte situação:

A própria empresa se contenta com resultados medianos, e isso faz com que os colaboradores adotem a mesma linha de pensamento. Logo, não dão 100% do que são capazes e dependem da cobrança mais direta de seus superiores. Sem contar que não há qualquer espírito de equipe e muito menos vontade de continuar ali.

Com o tempo, o histórico de atrasos e faltas aumenta, as interações entre funcionários se tornam inexistentes e o desinteresse com os compromissos fica cada vez mais comum. 

No final das contas, os resultados da empresa começam a sofrer as consequências e as dificuldades vão se acumulando.

Neste caso, é até possível atrair novos talentos para a equipe, mas as chances de retenção são baixas a partir do momento que eles percebem a falta de reconhecimento ou quaisquer perspectivas de realização e crescimento profissional.

Cabe aos gestores e líderes da empresa reverter este quadro por meio de táticas e estratégias específicas e assertivas. Colocar em prática técnicas de motivação no ambiente de trabalho, por exemplo, é um excelente ponto de partida.

Clima organizacional ruim

Por fim, quando o clima organizacional é ruim ou desfavorável, a situação já beira o caos. Altos níveis de insatisfação, imagem negativa no mercado, conflitos internos e a falta de comunicação por parte dos gestores são apenas alguns dos sintomas.

Absenteísmo e turnover são dois outros grandes exemplos de um clima organizacional ruim. As faltas, os atrasos e a rotatividade dos colaboradores atingem índices que afetam diretamente os resultados devido à produtividade limitada e aos próprios custos da empresa, pois como você já deve saber, processos de admissões e demissões pesam nas despesas.

O clima é tão ruim e nocivo que os funcionários insatisfeitos que por algum milagre ainda fazem parte da equipe só estão no aguardo da melhor oportunidade para sair.

Neste cenário desordenado, é crucial elaborar um plano de ação mais profundo para virar o jogo e colocar a empresa no caminho certo.

Entre as práticas para melhorar o clima organizacional, podemos citar:

  • Criar um ambiente com boas condições de trabalho;
  • Valorizar e reconhecer o trabalho dos colaboradores;
  • Ouvir os funcionários e oferecer feedback constantemente;
  • Incentivar o trabalho em equipe e a participação de todos;
  • Oferecer treinamentos e incentivos à formação profissional;
  • Permitir flexibilidade de horários e trabalho em home office;
  • Implementar uma liderança horizontal.

Dica extra: Saiba como evitar um clima organizacional ruim na hora de cobrar vendas da equipe.

Confira também estes artigos relacionados sobre como e quando fazer uma pesquisa de satisfação ou clima organizacional:

Veja nossas 10 dicas de Gestão de Vendas:

FAQ: Tipos de Clima Organizacional

Como identificar o clima organizacional?

Existem vários fatores para levar em consideração na hora de identificar o clima organizacional de uma empresa. Como estamos falando da percepção dos colaboradores, você deve fazer uma pesquisa para descobrir o que motiva e desmotiva seus funcionários, suas opiniões sobre a gestão de pessoas, se estão cientes da missão, visão, valores e objetivos da organização, entre outros.

Quais são os principais fatores que influenciam o clima organizacional?

  • Liderança exemplar, motivadora e inspiradora;
  • Princípios e valores da empresa alinhados;
  • Comunicação interna eficiente e aberta;
  • Processos e projetos bem estruturados;
  • Treinamento e capacitação de colaboradores;
  • Autonomia e flexibilidade  para inovar;
  • Transparência nos projetos e objetivos;
  • Feedbacks e reconhecimento pelo bom trabalho.

Leia mais: 7 indicadores de gestão de pessoas para um ambiente de sucesso

Agora que você sabe quais os principais tipos de clima organizacional, o que você pode fazer para melhorar o da sua empresa?

Temos um material para ajudar você! Nele, você vai aprender como desenvolver a liderança dentro da sua empresa, manter a equipe unida e elaborar um método de acompanhamento da sua equipe.

Clique aqui e baixe já o nosso Guia: Gestão Eficaz da Equipe de Vendas!