Que tal ter como meta ler alguns dos melhores livros de marketing até o final do ano que vem?

Parece muito? Um empreendedor está com o tempo sempre apertado, com muitas decisões para tomar, reuniões para comparecer e tantas outras atividades.

Em meio a essa rotina, muitos se esquecem de algo importante: manter-se atualizado sobre as últimas tendência de gestão e de marketing.

Uma saída é sempre manter um desses bons livros de marketing à mão, para ler no táxi, no avião, em salas de espera, relaxando na praia ou toda noite, por uma meia hora, antes de cair no sono.

Por isso, separamos para você uma lista dos 8 melhores livros de marketing para empreendedores. Livros práticos e objetivos que apresentam ações concretas e como operacionalizá-las.

Aceita nosso desafio?

Você consegue ler 8 bons livros de marketing até o final do ano que vem?

Você consegue ler 8 bons livros de marketing até o final do ano que vem?

Outro bom conteúdo para se atualizar pode ser um e-book, como este: Kit para o Sucesso com CRM.

Os 8 melhores livros de marketing para empreendedores

1. Marketing 3.0

As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.

  • Phlilp Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan
  • Editora Campus Elsevier
  • Número de páginas: 240

Não poderíamos começar nossa lista dos melhores livros de marketing com autor mais consagrado que Philip Kotler, o papa do marketing.

Em estreita colaboração com seus colegas Katajaya e Setiawan, Kotler , ele se aprofunda em um assunto que sempre foi a essência dos seus ensinamentos: o cliente.

Mas a abordagem é ampliada e inspiradora: a satisfação do cliente, do público-alvo, evoluiu. É preciso se libertar do passado e entender que este novo consumidor, versão 3.0, procura por produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades em novos patamares.

Ele tem um caráter muito mais idealista de consumo, quer participar da sociedade de forma construtiva, interagir, ser criativo, mostrar e expressar suas opiniões, sentir-se parte da comunidade.

E o empreendedor moderno deve pensar em tudo isso na hora de desenvolver seus produtos e serviços.

2. SPIN Selling

Alcançando a excelência em vendas. Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes.

  • Neil Rackham
  • Editora M. Books
  • Número de páginas: 204

Totalmente baseado em pesquisas de campo que duraram 12 anos e custaram 30 milhões de dólares, o livro apresenta uma metodologia completa de vendas que efetivamente funciona e pode ser aplicada no dia a dia e na prática, porque é fruto de observações reais.

Batizado de SPIN Selling, o método desvenda porque algumas abordagens de vendas funcionam e outras não, como se preparar para reuniões com clientes, como descobrir o que ele realmente precisa e valoriza, como negociar, como perceber se a venda vai prosseguir em próximas reuniões ou se você está perdendo tempo, além de técnicas de fechamento e muito mais.

Tudo ricamente comprovado com gráficos e cases verídicos que foram acompanhados durante a pesquisa.

3. Reimagine

Excelência nos negócios em uma era de desordem.

  • Tom Peters
  • Editora Futura
  • Número de páginas: 352

Mais um autor que alerta os empreendedores sobre a necessidade de se adaptar ao novo, Tom Peters acrescenta ainda mais um elemento: fique de olho no futuro, o que vem por ai.

Mais do que deixar sua empresa pronta para o que já está acontecendo e entregar aos clientes o que eles necessitam hoje, o empresário deve estar atento às oportunidades de negócios futuras, buscando adiantar-se à concorrência e, quando este momento chegar, aproveitar ao máximo todas as vantagens que criou para si, enquanto os outros ainda estarão se adaptando a esse “mundo em desordem”.

Com certeza, este sempre será um dos melhores livros de marketing para quem quer estar sempre preparado para o futuro!

4. As 22 Consagradas Leis do Marketing

Como transformar seus produtos ou serviços em uma marca mundial.

  • Al Ries e Jack Trout
  • Editora Makron Books

Existem diversas estratégias de marketing, ações e táticas. Mas, segundo Reis e Trout, há 22 delas que não podem ser negligenciadas de nenhuma forma e sempre devem fazer parte do leque de temas a que sua empresa precisa estar atenta. Dê uma olhada na lista dessas leis:

  1. Liderança
  2. Categoria
  3. A mente do consumidor
  4. Percepção
  5. Enfoque
  6. Exclusividade
  7. A Lei da Escala
  8. Dualidade
  9. O Contrário
  10. Divisão
  11. Perspectiva
  12. Extensões de Linha
  13. Sacrifício
  14. Atributos
  15. Sinceridade
  16. Singularidade
  17. Incerteza
  18. Êxito
  19. Fracasso
  20. Exageração
  21. Aceleração
  22. Recursos

Ficou curioso sobre o esclarecimento de cada lei? Leia o livro!

5. A Estratégia do Oceano Azul

Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante.

  • W. Chan Kim
  • Renée Mauborgne
  • Editora Campus

O jeito de pensar a estratégia mudou: nade de braçada no oceano azul! Com um enfoque diferente das três tradicionais estratégias: liderança em custos, diferenciação e nicho, os autores fizeram uma longa e detalhada pesquisa com 150 empresas em 30 diferentes ramos de negócios.

Seu estudo concluiu que as 3 estratégias consagradas não eram suficientes para explicar o sucesso de algumas dessas empresas, o que os fez idealizar a estratégia do Oceano Azul: onde se criam novos espaços para crescer sem “predadores”, distanciando-se do Oceano Vermelho, com alta competitividade e agressividade dos mercados.

Utilize a estratégia do Oceano Azul e consiga espaço para sua empresa crescer.

Utilize a estratégia do Oceano Azul e consiga espaço para sua empresa crescer.

6. Palavras que Funcionam

Não é o que você diz, é o que as pessoas ouvem.

  • Dr. Frank Luntz
  • Editora Alta Books
  • Número de páginas: 372

Falar bem é um dom, mas você também pode treinar para melhorar isso em todos os campos do uso das palavras: seja em apresentações públicas, em palestras, em reuniões de vendas, na criação de slogans e, é claro, em seu negócio!

O que devemos entender é que o foco está no que as pessoas entendem quando você fala. E esse entendimento sempre será baseado nos valores, conceitos, preconceitos e emoções dessas pessoas.

Para superar isso, é preciso desenvolver a arte da persuasão e escolher cuidadosamente as palavras certas para atingir os objetivos que deseja. Sem dúvida, um dos melhores livros de marketing para quem quer usar as palavras da maneira certa para potencializar seu empreendimento.

Veja outras formas de empregar as palavras corretas em seu dia a dia profissional: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas

7. A Cauda Longa

Do mercado de massa para o mercado de nicho.

  • Autor: Chris Anderson
  • Editora Campus
  • Número de páginas: 256

Muita gente fala do conceito de “cauda longa” e essa expressão já está se tornando mais uma daquelas que são repetidas a exaustão, mas que poucos conhecem realmente.

Uma pena, pois o livro de Chris Anderson mostra de forma clara como a internet permitiu dar relevância a diversos pequenos nichos de vendas que, reunidos, podem superar o montante gerado por produtos campeões de venda.

Excelente livro de marketing para quem tem um negócio com esse tipo de enfoque e quer aproveitar ao máximo tudo que a internet pode oferecer.

8. O Ponto da Virada

Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença.

  • Malcolm Gladwell
  • Editora Sextante

Segundo as palavras da revista americana Fortune: “Um livro fascinante que vai fazer você ver o mundo de forma diferente”. Mas o que existe de tão especial aqui para incluirmos este título em nossa lista dos melhores livros de marketing para empreendedores?

Ele revela aquilo que todo empresário procura descobrir: o que faz algumas coisas, produtos ou serviços de repente virarem a bola da vez e se tornarem um sucesso? Afinal, como alcançamos esse “ponto de virada”?

Lendo as páginas deste livro, você vai perceber que o segredo está em saber selecionar o estímulo certo.

O melhores livros de marketing todo mundo quer ler. E você?

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Outra forma muito eficiente de manter você e sua equipe atualizados é por meio de treinamentos e palestras. Leia mais nesse artigo: Escolha o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos