o que é líder nato inato

Você é um líder nato ou inato?

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

Líder nato ou inato, simplesmente é a mesma coisas!

Mas o que é um lide nato, afinal?

Algumas pessoas já nascem com características comportamentais de um grande líder, outras precisam construir um caminho para chegar lá.

E mais, o que é ser um líder para você?

Criamos um quiz divertido para você descobrir se você é um líder nato ou precisa melhorar suas habilidades e atitudes para se tornar um grande líder.

Teste de líder: você é um líder nato?

Antes de iniciar o teste de líder nato (ou inato, como preferir), vamos entender melhor este termo.

Líder nato, qual o significado disso?

Hora o que é um líder nato se não aquela pessoa que parece já ter nascido pronta para liderar.

Mas será que existe mesmo essa coisa de líder nato? E como saber se sou um líder?

É, algumas características da liderança podem ser provenientes da personalidade da pessoa, algo que é intrínseco a ela e a acompanha desde o nascimento.

Por exemplo: força de vontade, resiliência, persistência, otimismo etc.

Mas não há nada que não possa ser apreendido ou ensinado a uma pessoa, seja ela um líder nato ou não.

É preciso desmistificar essa figura do líder nato, pois muitas pessoas acabam achando que não nasceram para liderar e desistem de alcançar este objetivo.

Existem líderes natos: Sim, existem, mas com certeza também se aperfeiçoaram com o tempo, não nasceram com todas as características inatas de um líder: às desenvolveram com o tempo.

Por isso, antes de fazer o teste de líderes, confira algumas características presentes em líderes, natos e inatos, ou que as desenvolveram com o tempo.

Veja também: Vídeos sobre liderança e motivação que você precisa assistir

Algumas características de um líder (nato ou não!)

Como dissemos, independente destas características de liderança inatas já serem parte de sua personalidade ou não, sempre é possível desenvolver qualquer uma delas.

1- Líderes influenciam pessoas

Influenciar pessoas positivamente é a principal característica dos líderes. Note que influenciar não significa mandar, nem coagir.

Significa fazer as pessoas tomarem as decisões sozinhas, pois estão convencidas de que aquela é a melhor atitude a tomar.

2- Líderes sabem falar em público

Liderar só com reuniões pessoais, uma a um, é muito difícil. É claro que esse tipo de interação particular é importante, mas todo grande líder precisa saber falar em público.

Mostrar-se para toda a equipe, e até para outros departamentos da empresa, com eloquência e persuasão, faz com que todos confiem cada vez mais em você, transformando-o em um exemplo a ser seguido e admirado.

3- Líderes praticam a inovação

Saber arriscar no ponto certo e adotar novas práticas quando as atuais não estão funcionando é uma típica característica de líderes natos.

Muitos temem o novo,outros se atiram sobre ele sem pesar as consequências. O líder nato sabe encontrar o meio termo e seguir em ferente para alcançar seus objetivos.

Confira: A importância da liderança no processo de vendas

4- Líderes se comunicam com clareza

Não apenas em público, mas em todos os momentos.

Clareza de propósitos, metas objetivas e planos bem definidos fazem parte do repertório de um líder, nato ou não.

5- Líderes têm o dom da empatia

Se colocar no lugar do outro e entender o que estão sentindo é fundamental para o líder.

Desta forma, ele evita cometer injustiças e compreende mais a fundo as dúvidas, angústias, motivações e certezas de seus liderados, podendo tratar com eles de forma mais assertiva e sem ser ofensivo por descuido.

Leia mais: Aprenda como ser um bom líder de equipe de vendas

6- Líderes deixam os outros falarem

Não interrompa as pessoas quando expõem sua opinião de forma educada, não existe nada pior que um líder que não sabe ouvir seus comandados e justificar porque aceitou ou não suas sugestões.

Contar com a colaboração da equipe é excelente para qualquer líder. Por isso ouça, pondere e dê seu feedback sobre o assunto tratado.

7- Líderes partem para a ação

Aquele que comanda, não espera, age!

É ele quem toma a iniciativa e leva as coisas adiante, trazendo atrás de si toda a equipe, motivada e segura, sabendo que o lugar para onde ele apontou é o melhor destino a seguir.

Um líder sem iniciativa é algo que não existe. É como uma faca sem fio ou um carro sem combustível: não atendem ao propósito para que foram criados.

Veja também: Como ser um bom líder no trabalho

Que achou desas 7 características dos líderes natos ou não? Acredita que tem algumas delas? Confira em nosso QUIZ.

Esperamos que você se divirta com o resultado e, ao finalizar, não esqueça de compartilhar na sua rede social predileta!