Será que você é um líder nato ou inato? Mas o que é um líder nato, afinal? Algumas pessoas já nascem com características comportamentais de um grande líder, outras precisam construir um caminho para chegar lá.

Principais aprendizados deste artigo:

    • Líder nato ou inato é aquele que já nasce com características – ou traços de personalidade – presentes em perfis de liderança.
    • É preciso ter em mente que mesmo quem não nasceu com uma “personalidade de líder”, pode aprender os traços e desenvolver liderança.
    • Algumas das características de liderança que podem ser aprendidas por qualquer pessoa são: saber influenciar pessoas, ter empatia, conseguir falar em público e ter proatividade.
    • Um bom líder deve saber como acompanhar os resultados do seu time. Por isso, confira nosso e-book gratuito: guia – KPIs de vendas e descubra como ajudar sua equipe a crescer.

E mais, o que é ser um líder para você?

Criamos um quiz divertido para você descobrir se você é um líder nato ou precisa melhorar suas habilidades e atitudes para se tornar um grande líder.

Primeiro, o que é líder nato ou inato?

Primeiramente, precisamos entender que inato não é o oposto de nato. A verdade é que os dois possuem o mesmo significado: “que pertence ao ser desde o seu nascimento; inerente, natural, congênito”.

Então, antes de iniciar o teste de líder nato (ou inato, como preferir), vamos entender melhor este termo: o que é um líder nato? 

Basicamente, um líder nato é aquela pessoa que parece já ter nascido pronta para liderar.

Mas será que existe mesmo essa coisa de líder nato? E como saber se sou um líder?

É, algumas características da liderança podem ser provenientes da personalidade da pessoa, algo que é intrínseco a ela e a acompanha desde o nascimento. 

Para te ajudar com isso, preparamos um pequeno quiz, com situações diárias que ajudam a revelar o potencial de liderança de cada um. Responda e descubra se é ou não um líder nato!

  • Na escola, você sempre tomava a iniciativa ou deixava os outros tomarem à frente? 
  • Você apoia e incentiva seus amigos a seguirem seus sonhos ou não fala nada?
  • Quando está diante de um problema, você propõe uma solução ou espera que os outros resolvam?
  • Você toma a iniciativa e propõe coisas novas no seu trabalho ou fica esperando alguém falar?
  • Quando algo dá errado, você persiste até melhorar a situação ou se desespera e desiste?

Caso suas respostas sejam mais alinhadas com as primeiras alternativas de cada questão, saiba que já tem “meio caminho andado” na jornada de ser um bom líder.

>>>> Quer aprender mais? Então confira: 8 perguntas sobre liderança para avaliar você, colaboradores ou candidatos

E se eu não tiver todas as características de um líder nato?

Caso suas respostas tenham pendido mais para as segundas opções, fique tranquilo. A verdade é que não existe nada que não possa ser aprendido ou ensinado a uma pessoa, seja ela um líder nato ou não.

Por esse motivo, é preciso desmistificar essa figura do líder nato. Uma vez muitas pessoas acabam achando que não nasceram para liderar e desistem de alcançar este objetivo, fazendo com que elas nunca alcancem seu verdadeiro potencial.

Existem líderes natos? Sim, existem, mas, com certeza eles se aperfeiçoaram com o tempo. Em outras palavras, eles não nasceram com todas as características inatas de um líder e sim as desenvolveram.

Sendo assim, não desanime. Basta se esforçar em aprender as habilidades que te faltam e não desistir!

Para melhorar sua compreensão sobre o que é uma boa liderança, confira algumas características presentes em líderes, natos e inatos, ou que as desenvolveram com o tempo.

>>>> Veja também: vídeos sobre liderança e motivação que você precisa assistir

7 características de um bom líder (nato ou não!)

Você pode estar se perguntando “como saber se sou um líder”? Bom, a resposta pode estar nessas características e você provavelmente conseguirá pensar em grandes exemplos de líderes natos. 

Como dissemos, independentemente destas características de liderança inatas já serem parte de sua personalidade ou não, sempre é possível desenvolver qualquer uma delas.

Mas antes de seguir com a leitura, confira um infográfico que mostra o que é preciso para liderar uma equipe de vendas!

1. Influenciam pessoas

Influenciar pessoas positivamente é a principal característica dos líderes. Note que influenciar não significa mandar, nem coagir.

Significa fazer as pessoas tomarem as decisões sozinhas, pois estão convencidas de que aquela é a melhor atitude a tomar.

2. Sabem falar em público

Liderar só com reuniões pessoais, um a um, é muito difícil. É claro que esse tipo de interação particular é importante, mas todo grande líder precisa saber falar em público.

Mostrar-se para toda a equipe, e até para outros departamentos da empresa, com eloquência e persuasão, faz com que todos confiem cada vez mais em você, transformando-o em um exemplo a ser seguido e admirado.

>>>> Não deixe de ver: 4 dicas essenciais para quem quer se comunicar melhor e vender mais

3. Praticam a inovação

Saber arriscar no ponto certo e adotar novas práticas quando as atuais não estão funcionando é uma característica típica de líderes natos.

Muitos temem o novo, outros se atiram sobre ele sem pesar as consequências. O líder nato sabe encontrar o meio-termo e seguir em frente para alcançar seus objetivos.

>>>> Confira: a importância da liderança no processo de vendas

4. Comunicam-se com clareza

Não apenas em público, mas em todos os momentos.

Clareza de propósitos, metas objetivas e planos bem definidos fazem parte do repertório de um líder, nato ou não.

5. São empáticos

Ser empático, ou seja, se colocar no lugar do outro e entender o que estão sentindo é fundamental para o líder.

Desta forma, ele evita cometer injustiças e compreende mais a fundo as dúvidas, angústias, motivações e certezas de seus liderados, podendo tratar com eles de forma mais assertiva e sem ser ofensivo por descuido.

>>>> Leia mais: aprenda como ser um bom líder de equipe de vendas

6. Deixam os outros falarem

Um bom líder não interrompe as pessoas quando elas expõem sua opinião de forma educada. Afinal, não existe nada pior que um gestor que não sabe ouvir seus comandados e justificar porque aceitou ou não suas sugestões.

Contar com a colaboração da equipe é excelente para qualquer líder. Por isso, ouça, pondere e dê seu feedback sobre o assunto tratado.

7. Partem para a ação

Aquele que comanda, não espera, age! Em outros termos, ele é proativo

Para ficar mais claro, é ele quem toma a iniciativa e leva as coisas adiante, trazendo atrás de si toda a equipe, motivada e segura. Isso porque sabe que o lugar para onde ele apontou é o melhor destino a seguir, pois confia em si e no time que escolheu.

Um líder sem iniciativa é algo que não existe. É como uma faca sem fio ou um carro sem combustível: não atendem ao propósito para que foram criados.

>>>> Não deixe de conferir: como ser um bom líder no trabalho

O que achou dessas 7 características dos líderes natos ou não? Acredita que tem alguma delas? 

Afinal, como ser um bom líder?

Conseguiu pensar em alguns exemplos de líderes natos? A lista é grande, mas os principais que podemos citar neste momento são: Bill Gates, Nelson Mandela, Steve Jobs e Martin Luther King. 

Como vimos, apesar de muitos acharem que a liderança é um dom ou um talento, quando analisamos as características de um líder nato, percebemos que elas podem ser aprendidas e melhoradas.

E esse é o segredo de qualquer liderança e uma das maneiras de fazer a sua equipe chegar a novos resultados: estar em constante aprendizado. Afinal, aprender é um processo e ser líder também. Continuamos evoluindo enquanto pessoas por toda a nossa vida e na liderança isso não seria diferente.

Por isso, o primeiro passo para ser visto como um bom líder por sua equipe é por meio de atitudes e comportamentos adequados. É assim que tanto o respeito quanto os resultados surgirão.

Pensando nisso, preparamos o e-book gratuito: guia completo para líderes sobre a gestão da equipe de vendas, com todos os segredos que um líder deve adquirir para uma boa gestão de equipe. 

Neste material, você aprenderá a:

  • desenvolver a liderança e ser visto como um líder por sua equipe;
  • parar de ser visto como amigo de todos;
  • deixar de microgerenciar;
  • ter um pensamento crítico;
  • tomar a iniciativa e resolver conflitos;
  • criar uma cultura acolhedora;
  • manter a equipe unida;
  • valorizar os melhores vendedores;
  • e muito mais!