Você se considera um profissional que tem iniciativa no trabalho?

Ficar esperando as coisas se resolverem sozinhas ou deixar que o colega do lado as resolva é um comportamento inaceitável para as organizações. Dessa forma, você precisa mostra iniciativa no trabalho, se quiser se manter bem avaliado por colegas e gestores.

Cada vez mais as empresas buscam por profissionais capazes de identificar e de criar oportunidades e que, espontaneamente, vão atrás de soluções criativas.

Assim, aqueles que se limitam a fazer apenas o que lhes é solicitado dificilmente alcançarão o sucesso profissional.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Com sua leitura você poderá entender o que é e como ter iniciativa no trabalho a partir de 5 dicas essenciais.

Este post também pode interessar a você: Como desenvolver a liderança: 11 dicas para o seu crescimento pessoal e do negócio

O que é iniciativa no trabalho?

Podemos definir o que é iniciativa no trabalho como:

O ato de tomar a frente de alguma tarefa, solução ou projeto. Isto é: um profissional que tem iniciativa é aquele que está sempre apresentando propostas para a equipe, que identifica determinado problema e busca resolvê-lo o quanto antes.

Quem tem iniciativa no trabalho em equipe não espera o outro agir. De maneira espontânea, esse profissional mobiliza seus colegas e está sempre disposto a fazer mais pelo grupo.

Além disso, o profissional com iniciativa também não costuma esperar alguém mandar ele fazer algo. Assim, ele mesmo se adianta e faz o que precisa ser feito, pensando sempre nos resultados dos seus esforços.

Iniciativa no trabalho em equipe é sempre estar disposto a fazer mais e melhor e propor novas ideias para o time.

5 dicas de como ter iniciativa no trabalho

Agora que você já sabe o que é iniciativa no trabalho em equipe, veja a seguir 5 dicas essenciais de como ter iniciativa no trabalho.

1 – Aprenda a observar o seu ambiente de trabalho

Um profissional com iniciativa precisa estar sempre atento ao ambiente ao seu redor. Assim, será capaz de identificar o que precisa ser feito e de que maneira é possível contribuir para a melhoria dos resultados da equipe.

A partir de suas observações, faça sugestões ao seu líder e aos seus colegas de trabalho para que, juntos, você consigam traçar um plano de ação para melhorar os aspectos que você identificou.

Leia também: 7 sinais que você está em um ambiente de trabalho invejável

2 – Busque contribuir com novas ideias

Esta segunda dica de como ter iniciativa no trabalho tem muito a ver com que acabamos de falar no tópico anterior.

Com base nas suas observações e nos aspectos de melhoria que você identificou, procure contribuir com novas ideias para a sua equipe e para empresa.

Ao conhecer melhor os processos e as atuais necessidades e demandas da empresa, é possível propor soluções criativas que ninguém ainda cogitou colocar em prática, mas que podem trazer grandes benefícios para a organização.

Você conhece as 5 etapas do processo de inovação, para ter e testar novas ideias? Então, confira este infográfico:

Iniciativa no trabalho

Fonte: Setting

Veja mais: Como inovar nas vendas: 3 estratégias de vendas para adotar hoje mesmo!

3 – Evite a procrastinação

Este é um hábito extremamente tóxico dentro das organizações e precisa ser combatido. A procrastinação é inimiga da iniciativa. Ela pode ser definida como o ato de sempre deixar tudo para depois.

Isso é extremamente prejudicial para a produtividade. Porque as coisas tendem a ficar para última hora e acabam sendo feitas na correria. E, por isso, nem sempre com a mesma qualidade do que se tivessem sido feitas com antecedência.

Tendo isso em vista, organize bem as suas tarefas, priorize as mais urgentes, monte e cronograma para suas entregas e não adie seus compromissos.

Se gerir seu tempo é um problema, então, confira este post: 4 dicas de administração do tempo: não deixe ele voar!

4 – Esteja disposto a enfrentar novos desafios

Quem deseja ter iniciativa no trabalho não pode ficar preso a uma zona de conforto. É preciso estar sempre disposto a enfrentar novos desafios, a se reinventar, a explorar o desconhecido, a se redescobrir, a assumir novas responsabilidades.

Se você quer entender como fazer isso na prática, então, confira este vídeo do Thiago Concer:

Saiba mais: Qual é seu principal desafio em vendas?

5 – Seja mais proativo em suas ações

O profissional com iniciativa é aquele que está sempre exercendo sua proatividade. Isso significa que ele não espera as coisas acontecerem; ele vai atrás e faz o que precisa ser feito.

Um exemplo simples é quando acaba o papel da máquina de impressão e ninguém se voluntaria para repor a bandeja da impressora. O profissional de iniciativa vai até o almoxarifado, pega o pacote de folhas A4 e faz a reposição.

A proatividade se aplica a situações mais complexas do que a citada no exemplo anterior. Assim, para ter iniciativa é necessário demonstrar atitude e se posicionar ativamente.

E mais! Muitas vezes, querendo ser mais proativos e demonstrar iniciativa, acabamos caindo em algumas armadilhas de improdutividade. Dessa formam elas roubam nossa concentração no trabalho e nossa iniciativa, em vez de nos ajudar.

Por isso, confira estas dicas do que evitar, nessa hora:

Iniciativa no trabalho

Fonte: Siteware

Leia também: As 15 qualidades de um bom profissional “superstar” de vendas

O que achou das nossas 5 dicas de como ter iniciativa no trabalho? Coloque-as em prática para se destacar profissionalmente e alcançar melhores resultados.

Depois de conseguir demonstrar iniciativa no trabalho, você precisará reforçar isso com um bom desempenho. Por isso, baixe nosso e-book gratuito e monitore seus resultados: KPI: indicadores de desempenho