Conheça as 15 qualidades de um bom profissional de vendas

Se você está ou já esteve envolvido com vendas, sabe que essa não é uma atividade para os fracos de coração.

Seja vendendo um par de tênis em uma loja de varejo, um novo sistema de aquecimento, ou lançando sua startup para os investidores, concretizar a venda depende de aparência, conhecimento e entusiasmo do vendedor.

As características de um bom profissional de vendas são diversas.

Francamente, nem todos nós temos essas características. Há um ditado que diz que os vendedores nascem vendedores, não aprendem.

Sem dúvida há talento natural, mas você pode aprender essas características e ser bem sucedido. Aqui estão 15 delas.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

Quer baixar outra apresentação de slides para afinar suas características de um bom profissional de vendas? Acessa agora mesmo: 7 segredos dos campeões de vendas

15 qualidades de um bom profissional de vendas

Quer saber como ser um bom vendedor? Confira as qualidades de um bom profissional que não podem faltar para quem quer ser um superstar nessa área:

#1. Consciência

Os vendedores, representantes comerciais e qualquer outro profissional de vendas que tem mais sucesso são os conscientes.

Essa característica é encontrada em pessoas que têm um grande orgulho de seu trabalho, são organizadas e eficientes. Mas, se você não for organizado e eficiente, você pode aprender a ser.

A consciência também significa que você vai seguir adiante com o seu trabalho, não importa o que aconteça.

#2. Respeito

Marcus Tober é fundador do Searchmetrics. Ele afirma que os seus representantes de vendas respeitam o tempo dos clientes acima de tudo.

Você precisa ter certeza de que seus potenciais clientes são tratados como ouro. Para isso, táticas de vendas antigas não funcionam. As pessoas são ocupadas, respeite o tempo delas, acima de tudo.

 

qualidades de um bom profissional de vendas

Respeite o cliente, seu tempo e suas necessidades.

#3. Iniciativa

Os supervendedores não esperam por ordens. Eles têm atitude e fazem as coisas por si mesmos. Ser disciplinado vai ajudá-los a manter o rumo. Se alguma coisa precisa ser vendida, existe uma maneira de fazer.

O vendedor vai fazer o que for preciso para vender o produto. Assim, ele aprende a gostar do produto, elogiar sempre que necessário, aprender a espelhar para se conectar com o seu cliente e ter a chance de vender.

Os vendedores de verdade sabem o que estão fazendo.

#4. Eles ouvem

Escutar é uma das qualidades de um bom profissional de vendas.

Quando você escuta seus clientes, você descobre o que eles querem e precisam, e como pode ajudar para que isso aconteça.

Se você não sabe exatamente como fazer acontecer o que seu cliente pediu, tenha a certeza absoluta de que há uma maneira. Você simplesmente não a encontrou ainda.

#5. Persistência

Você precisa ser obstinado para ser um vendedor. Por quê? Porque você vai ouvir muito a palavra não.

Você precisa ser confiante e persistente, se você quiser continuar envolvido com as vendas. As vendas difíceis são mais comuns do que se imagina.

Então, habitue-se a persistir em suas vendas. Elas não vão cair do céu.

#6. Saiba ceder

A experiência não é tão importante quanto a vontade de testar coisas novas. E os vendedores precisam estar abertos a isso.

Seja enérgico, disposto a aprender e tenha a capacidade de se adaptar. Isso será importante para que você sobreviva no mundo das vendas.

Se alguém pede para que você faça as coisas de uma certa maneira, faça como pediram, mesmo que seja algo que você sempre fez de um jeito diferente. Isso vai fazer com que você se adapte e sobreviva.

#7. Seja positivo

De quem você prefere comprar? De um vendedor otimista ou de um infortúnio deprimido?

Ter uma atitude positiva e ser alegre torna mais fácil para você abordar clientes e manter a sua atenção até depois que você fez a venda. Essa atitude exala de uma pessoa e contagia quem está a sua volta.

Se você tem algo ruim acontecendo em casa, aprenda a passar por isso. Aprenda a compartimentar os aspectos de sua vida.

Sua vida profissional precisa ser positiva.

qualidades de um bom profissional de vendas

Ninguém quer ficar perto de pessoas negativas. Seja uma pessoa positiva.

#8. Tente métodos diferentes

Os verdadeiros vendedores são capazes de mudar de marcha, se a venda não está indo na direção que pretendem.

Essa é uma das grande qualidades de um bom profissional de vendas. Em vez de apenas aceitar o não como resposta, eles vão tentar uma abordagem diferente, usando sua criatividade e imaginação.

Lembre-se, você tem que torna-lo ágil e mudar rapidamente. Aprenda a ler os rostos das pessoas.

Se a sua abordagem não está funcionando em 2 minutos, mude. Tenha suas voltas e reviravoltas prontas. Se precisar, pratique em casa para que tudo soe naturalmente.

Saiba mais: 23 técnicas de persuasão em vendas para ajudar a fechar mais negócios

#9. Paixão

Um vendedor superstar realmente gosta de seu trabalho. Se você odeia o que faz, caia fora. Mais importante ainda, o vendedor ainda é apaixonado sobre os produtos ou serviços que vendem.

Se eles estão dentro de uma empresa, eles podem compartilhar essa visão com potenciais clientes e clientes.

#10. Faça perguntas

Não há nenhuma maneira de descobrir as coisas melhor do que as perguntas. Muitas vezes os melhores vendedores fazem o dobro de perguntas de todo o resto.

O mais importante, por outro lado, não é a quantidade de perguntas, e sim a sua finalidade. Eles querem saber qual a implicação dessas perguntas.

As perguntas que eles fazem não é sobre o produto, mas sim sobre desejos, problemas e soluções.

O seu cliente tem algo a dizer. Você só precisa fazer as perguntas certas.

#11. Seja independente

Como a maior parte do trabalho de um vendedor é recompensada com uma comissão, eles têm que ser independentes e tomar as medidas corretas para que consigam alcançar a venda.

Um supervendedor sabe que o seu chefe não precisa estar presente para que o trabalho seja feito. Ele é um auto-motivador.

O vendedor independente pode construir e realizar mais. Por isso eles não precisam se sentir agraciados por cada chamada de vendas. Eles sabem se parabenizar.

#12. Gerencie o tempo

Aqui está uma equação simples: mais tempo vendendo aumenta o número de vendas e a recompensa.

Os melhores vendedores fazem a gestão do tempo no trabalho de forma eficaz, tais como encontrando melhores rotas de um local para o outro, para que tenham mais oportunidades de fazer mais visitas e fecharem mais vendas.

qualidades de um bom profissional de vendas

Para ser uma estrela das vendas você precisa aprender a tirar o melhor do seu tempo.

#13. Entregue mais

Os vendedores devem cometer o excesso de resultados. Você tem que ir acima e além. Verdadeiros vendedores não sabem quando parar, e normalmente estão se pressionando para entregar mais.

Mais pessoas, mais clientes, mais trabalho, mais dinheiro. Apenas mais.

#14. Seja acessível

Um grande vendedor não tem nenhum problema em conviver com os outros. E, mais importante, eles gostam de conhecer novas pessoas e perceber o poder do networking.

Por isso, não é surpresa ver vendedores envolvidos com tantos eventos e organizações locais. A maioria das pessoas de vendas amam as pessoas e demonstram isso.

Eles são energizados por pessoas. Eles vão para a casa e mal conseguem dormir depois de um evento.

#15. Prontidão

A última de nosso lista, mas não menos importante das qualidades de um bom profissional de vendas é a prontidão.

Vendedores estão sempre preparados. Eles têm que estar prontos para qualquer situação que aparecer, e saber como resolver o problema.

O vendedor está consciente de si mesmo e de seu corpo. Se ele não está em alerta, ele precisa cuidar para ficar alerta.

Uma dose de cafeína, correr um pouco, ou comer menos. Eles fazem o que for preciso. A prontidão é a chave para muitos dos princípios de se tornar um grande vendedor.

Você está pronto para começar?

Se tornar um grande vendedor não é fácil. As qualidades de um bom profissional de vendas envolvem milhares de detalhes, milhares de comportamentos e pensamentos específicos.

Mas, se você começar hoje estará pronto o mais rápido possível.

Agora que você já sabe as atitudes e as características de um bom profissional que diferenciam os supervendedores de todo o resto, sabe o que está faltando em você para se destacar?

Se a resposta é não, que tal mais 1 lida? Se a sua resposta for sim, comece agora mesmo.

Quanto mais cedo você praticar, mais esses hábitos farão parte do seu comportamento.

E se quiser ainda mais dicas sobre as qualidades de um bom profissional de vendas, baixe nosso e-book gratuito: Desafios do profissional de vendas