As vendas internas, ou inside sales, consistem em um tipo de abordagem comercial à distância. O vendedor permanece dentro da empresa e entra em contato com os leads de maneira remota e planejada, utilizando a tecnologia para isso.

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Ou seja, o profissional de vendas não precisa ir até o cliente, somente em casos especiais e quando a venda já é quase certa. A intenção é nutrir esse potencial cliente com conteúdos relevantes sobre a solução oferecida a fim de convencê-lo a fechar negócio.

Um personagem muito importante desse processo é o assistente de vendas internas. Neste artigo, vamos explicar o que faz um assistente de vendas internas, suas principais atribuições e as características que esse profissional precisa ter.

Continue a leitura e confira também 5 dicas essenciais de como se tornar um bom assistente de vendas internas.

Saiba mais: Conheça 9 cargos de vendas e o que faz exatamente cada um deles

O que faz um assistente de vendas internas?

O assistente de vendas internas é o profissional que atua diretamente na execução das estratégias de inside sales. É ele quem faz o controle de pedidos e elabora a relação das vendas finalizadas e canceladas.

É também função do assistente de vendas internas fazer o acompanhamento dos clientes no pós-venda, dando todo o auxílio necessário e contribuindo para a experiência positiva do cliente.

Além disso, esse profissional é responsável por contatar clientes e prospects, redigir propostas comerciais, elaborar orçamentos e negociar pagamentos. O assistente de vendas internas também acompanha os vendedores externos em suas visitas aos clientes para fechar negócio.

O objetivo dessa prática é treiná-lo em outras modalidades de vendas.

Esse profissional é essencial para o processo de vendas internas. Isso porque é ele quem costuma fazer as pesquisas sobre sobre os clientes, lançar os dados na plataforma de CRM, analisar o perfil e as necessidades dos clientes e elaborar relatórios gerenciais.

O assistente de vendas também auxilia na formatação e na apresentação das propostas comerciais. Ele lida também com algumas tarefas referentes ao estoque, à gestão de notas fiscais e à análise de crédito do potencial cliente.

Confira a seguir as principais tarefas e responsabilidades de quem ocupa o cargo de assistente de vendas internas.

Tarefas do assistente de vendas internas:

  • Cadastrar os clientes no sistema de CRM e mantê-lo atualizado;
  • Receber pedidos e encaminhar aos vendedores;
  • Emitir e enviar propostas comerciais;
  • Negociar preços;
  • Enviar para os clientes amostras e conteúdos sobre as soluções oferecidas;
  • Auxiliar os representantes comerciais;
  • Realizar o preenchimento de notas fiscais.

Agora que você já sabe o que faz um assistente de vendas interno, confira nos próximos tópicos quanto ganha um assistente de vendas internas e também o que você deve fazer para atuar nessa profissão.

Leia também: Descubra o que faz um auxiliar administrativo de vendas e como se destacar nessa carreira

Mas afinal, quanto ganha um assistente de vendas internas?

Consultamos 2 conhecidos sites de emprego para buscar essa informação para você. Mas lembre-se: estes dados foram pesquisados em abril de 2020!

Segundo o site Vagas.com, a média salarial de um assistente de vendas internas é de R$ 1.898, com mínima de R$ 1.516 e máxima de R$ 2.490.

Assistente de vendas internas

Já o site da Catho divulga a média salarial de assistentes de vendas em geral, com um valor um pouco mais baixo, de R$ 1.552.

Traz também outras informações. Os estados que melhor pagam são Bahia e São Paulo e os estados com menor salário são Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Assistente de vendas internas

Quanto ao ramo que melhor paga, o destaque vai para equipamentos industriais, enquanto o de remuneração mais reduzida é o de eletrônica e eletrodomésticos.

Assistente de vendas internas

Veja também: Suporte a vendas: o que faz um profissional que atua nessa área?

5 dicas de como ser um bom assistente de vendas internas

1. Invista na sua formação profissional

Um bom assistente de vendas internas precisa estar sempre buscando aprimorar seus conhecimentos técnicos. Para isso, invista em cursos na área comercial, administrativa e de gestão.

Faça uma graduação ou uma pós-graduação, participe de minicursos online, palestras e oficinas voltadas para profissionais de vendas.

2. Conheça bem a solução que a sua empresa oferece

O assistente de vendas internas que não conhece a fundo o produto ou serviço oferecido não tem utilidade nenhuma para a empresa que o contratou.

Por isso, procure entender todas as funcionalidades, características e benefícios da solução comercializada.

3. Saiba quem são os clientes da empresa

Conhecer bem a cartela de clientes da empresa, bem como o perfil de cliente que ela deseja atingir, é essencial.

Assim, você poderá adotar uma abordagem mais personalizada, o que é uma das características do inside sales.

4. Busque desenvolver as competências necessárias

Existem algumas características que todo profissional que trabalha na área de vendas precisa procurar desenvolver.

Características dos profissionais de vendas bem-sucedidos:

  • Autoconfiança;
  • Organização;
  • Proatividade
  • Objetividade
  • Saber estabelecer prioridades;
  • Capacidade de se adaptar a diferentes situações;
  • Agilidade nas decisões;
  • Habilidade para negociação;
  • Capacidade para lidar com pessoas;
  • Saber trabalhar com metas, sob pressão e em equipe.

Com essas competências bem desenvolvidas, você conseguirá se destacar na função de assistente de vendas.

5. Saiba fazer um bom uso da tecnologia

Os recursos tecnológicos estão intrínsecos ao inside sales; afinal, é por meio deles que a maior parte do processo de vendas se dá.

Portanto, busque dominar as ferramentas de comunicação interna, de CRM, de videoconferência e de gestão de equipes, por exemplo.

Bom, ficou claro o que faz um assistente de vendas internas? Então, coloque em prática as dicas que citamos aqui e se destaque nessa profissão.

Veja mais: Auxiliar de vendas: o que faz esse profissional, afinal?

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